Ilustração de um notebook.

Upgrade em notebook: vantagens e cuidados

0 Flares 0 Flares ×

Os upgrades em notebooks, em geral, estão restritos a modificações na memória RAM e no armazenamento – outros componentes são mais “travados” pelas fabricantes. Com a popularização dos SSDs, essas alterações estão se tornando uma opção cada vez mais interessante.

Antes de decidir mexer nas peças de um laptop, é importante ter em mente que cada modelo terá suas limitações, além do fato de que alguns procedimentos podem acabar com a garantia do produto.

Neste post, vamos discutir se vale a pena fazer upgrade em notebook, passando pelos principais cuidados e como essas modificações podem dar uma nova vida a esses equipamentos. Continue a leitura e confira!

Por que fazer upgrade em notebook?

Basicamente, dois pontos principais podem motivar o upgrade no notebook: custo e praticidade. O estado atual da tecnologia, em 2020, permite que as modificações de algumas peças sejam mais baratas e menos complexas de serem realizadas.

No entanto, fica a ressalva de que esses procedimentos devem ser feitos por profissionais de assistência técnica, caso o usuário não tenha experiência com manutenção de computadores, ou não queira correr riscos.

Mesmo nesses casos, o preço de memórias RAM e SSDs está mais acessível, fazendo com que o upgrade seja mais atrativo, principalmente para quem não pretende trocar de aparelho, mas precisa melhorar o desempenho do notebook.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Como fazer um upgrade no notebook

Computadores portáteis possuem algumas limitações naturais, que vêm do seu tamanho mais compacto e da necessidade de utilizar componentes que gastam menos energia e proporcionam maior autonomia de bateria.

Por esses motivos, a placa-mãe é um exemplo de peça que dificilmente poderá ser modificada, assim como o processador. Com isso, o usuário fica limitado quando o assunto é a performance da CPU e o número de conexões e portas disponíveis.

Para os módulos de armazenamento e memória RAM, a história se inverte. Diversos modelos de notebook oferecem capacidade de expansão, e alguns até dão acesso rápido a esses dois componentes, eliminando a necessidade de abrir toda a tampa traseira do equipamento.

No caso da memória RAM, responsável por guardar as informações dos programas de forma rápida, o upgrade pode ser de substituição do pente atual – por um de maior capacidade – ou, se a placa-mãe do notebook permitir, adicionar um segundo módulo, idêntico, dobrando a quantidade total disponível, no famoso modo dual-channel.

Agora, quando se fala em armazenamento de arquivos, o cenário é ainda mais positivo. Faz tempo que o formato dos HDs de notebook segue o padrão de 2,5 polegadas, e isso também vale para os SSDs.

Portanto, a possibilidade de substituição dessa peça é praticamente garantida, para a grande maioria dos modelos, uma vez que o espaço para instalação do componente é o mesmo para os dois tipos de unidade de armazenamento.

Outra opção de upgrade de HD, também comum, é substituir o drive de CD/DVD do notebook, adicionando uma segunda unidade de armazenamento, com o auxílio de um adaptador para a fixação.

Por fim, se a placa-mãe tiver compatibilidade com a porta M.2, também é possível instalar um SSD nesse formato, que é bem mais compacto e pode atingir velocidades maiores, se for conectado por meio de uma porta PCIe (PCI Express).

Um SSD do tipo 2,5 polegadas ao lado de um no formato M.2.
SSDs do tipo convencional (2,5”) e no modelo M.2 – extremamente compacto.

Principais benefícios: performance e custo

Notebooks não possuem a mesma durabilidade que os computadores de mesa, e são mais suscetíveis a sofrerem com problemas de superaquecimento e sujeira, o que acaba tendo efeitos sobre a performance.

Entrando nos detalhes do porquê realizar upgrades em notebooks, é necessário destacar o cenário em que isso se justifica: em resumo, se o equipamento é mais antigo e aparenta lentidão, essas modificações podem trazer ganhos significativos de desempenho e um ótimo custo-benefício, comparado à opção de comprar um aparelho novo.

Um upgrade de HD para SSD pode proporcionar mais velocidade ao abrir aplicações do Windows. Essas peças costumam ter velocidades de leitura e escrita de dados na ordem dos 550 MB/s, enquanto um disco rígido convencional traz uma média de transferência de 125 MB/s.

Esses valores ficam ainda mais interessantes quando o SSD é do tipo M.2, com conexão via PCIe. Os modelos mais avançados, chamados de NVMe, conseguem alcançar velocidades de leitura que ultrapassam os 3.000 MB/s, e de escrita, na faixa de 1.000 MB/s.

Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

Para uso no dia a dia, um SSD de entrada já vai proporcionar um ganho de velocidade e responsividade considerável. Os do tipo M.2 são mais indicados para quem precisa manipular arquivos muito grandes e querem o máximo de rapidez possível.

O upgrade de memória RAM, por outro lado, vai dar mais folga na utilização de programas que precisam guardar informações em tempo real. Entre os principais exemplos está o Google Chrome, em que cada nova aba aberta representa uma carga considerável de recursos consumidos.

Esse tipo de melhoria também ajuda na hora de carregar programas com muitos dados, como planilhas de Excel com milhares de linhas e softwares de simulação computacional que realizam cálculos com alto volume de informações.

O que verificar antes de fazer upgrades

Até agora, foram apresentadas as principais vantagens ao realizar upgrades de memória RAM e armazenamento. No entanto, antes de decidir comprar algum componente, é importante verificar alguns pontos.

Compatibilidade

O principal deles é a compatibilidade. Para que seja possível instalar essas peças, é necessário ter certeza de que a placa-mãe do notebook vai suportá-los. Isso pode ser verificado por meio do site da fabricante do aparelho, analisando a documentação das peças.

Disponibilidade 

Com as questões de compatibilidade resolvidas, outro ponto a ser conferido é a disponibilidade no mercado. Isso porque as peças para laptop podem não ser tão simples de encontrar, ainda mais para modelos mais antigos e menos populares.

Respaldo profissional

Por fim, para não correr riscos, o usuário também pode levar o notebook até uma assistência técnica de sua confiança, para que todas as verificações sejam feitas por profissionais capacitados – e que podem oferecer garantia no serviço. Toda a instalação também pode ser feita nesses locais.

Nesse post, discutimos algumas das principais vantagens em fazer upgrades em notebooks, que podem dar uma vida nova a equipamentos antigos e eliminar a necessidade de gastar com um novo aparelho.

Se você se interessou em adquirir algum desses componentes, a ELGScreen é o lugar certo! Com uma série de produtos compatíveis com as principais marcas de notebook do mercado, a loja trabalha para suprir todas as necessidades de técnicos e entusiastas de informática.

Se estiver procurando uma marca nacional de hardware, com suporte diferenciado, experimente conhecer os SSDs e memórias RAM da Kazuk, clicando no banner abaixo!

Banner para a página de produtos Kazuk na loja virtual da ELGScreen.
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *