Skip to main content
Detalhe do touchpad de um notebook.

Touchpad do notebook não funciona: saiba como resolver

0 Flares 0 Flares ×
Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

Foi-se o tempo em que usar mouse externo em laptop era uma necessidade. Situações em que o touchpad do notebook não funciona se tornaram mais raras, graças a uma evolução da tecnologia desses pequenos quadrados embaixo do teclado.

Mesmo assim, falhas ainda podem ocorrer, e são quase sempre relacionadas ao software. Por isso, reunimos algumas dicas sobre como solucionar esses problemas de trackpad no Windows de forma fácil e rápida. Confira!

Por que o mouse do notebook parou de funcionar?

Antes de começar, vamos recomendar que você reinicie seu computador. Esse passo simples é capaz de corrigir defeitos rápidos no sistema operacional (como pequenos arquivos corrompidos), fazendo tudo funcionar de novo, como num passe de mágica.

Agora, para entender por que o touchpad do notebook não funciona, podemos analisar a sua composição e como ele opera. Basicamente, trata-se de uma peça (de vidro ou metal) carregada com sensores.

Responsáveis por perceber os toques dos dedos, eles enviam sinais elétricos para o computador, que são interpretados pelo Windows e resultam nas ações desejadas. Essa ponte entre o sistema operacional e o hardware é feita pelo driver, geralmente desenvolvido pela fabricante da peça.

Método 1: ativar o touchpad pelo teclado

A grande maioria dos notebooks possui as chamadas teclas de função. Quando acionadas, elas modificam o comportamento comum de números, pontuações e setas, da mesma forma que o Shift, o Ctrl e o Alt, por exemplo.

Em geral, essas funcionalidades são aproveitadas para atalhos de volume, brilho da tela, controles multimídia, entre outros. Porém, uma função que raramente é utilizada, apesar de presente, é a de ativar o touchpad.

Na maioria dos casos de uso, não é natural pensar em desligar o trackpad do notebook. No entanto, se você prefere um mouse externo, nunca usa o quadrado abaixo do teclado e não quer ter que se preocupar com toques acidentais, essa função acaba sendo útil (e caso tenha gatos em casa, também vai achar essa opção interessante).

O ícone que identifica essa alteração nas configurações do touchpad do notebook pode variar de acordo com a fabricante, mas costuma ser composto por um quadrado e um sinal de proibido. A seguir, confira um exemplo de um Acer Aspire 5:

Detalhe da tecla de função de ativação do touchpad.
A tecla de atalho para ativação/desativação do trackpad em um notebook Acer.

Agora que você conhece esse recurso, saiba que esse atalho pode ter sido acionado sem querer. Se esse for o caso, basta repetir a combinação Fn (tecla de função) + a tecla correspondente ao trackpad no seu notebook para voltar ao normal.

Método 2: atualizar o driver do touchpad

Como já foi mencionado, o driver é um tipo de software com a função específica de fazer com que uma peça do computador – como um mouse, uma placa de vídeo ou um fone de ouvido – se comunique com o sistema operacional (Windows, Mac, Linux).

Isso é essencial para que o usuário consiga extrair o máximo do produto. Problemas em drivers podem causar desde a perda de performance até o não reconhecimento do hardware pelo sistema.

Por se tratar de um programa, esse tipo de software está sujeito a receber atualizações, responsáveis por manter o funcionamento e otimizar essa comunicação com o computador.

Nos últimos anos, o Windows 10 evoluiu muito na identificação automática de drivers. Ao formatar um PC, a maioria das peças começa a funcionar imediatamente após a instalação, pois o sistema é capaz de buscar drivers sem que o usuário precise fazer nada.

Mas isso nem sempre acontece. Um touchpad que não funciona pode estar com drivers desatualizados ou até sem eles. Se esse for o caso, fique tranquilo, pois é algo simples de arrumar.

Existem duas formas para realizar essa atualização:

Gerenciador de Dispositivos

Utilizando o Gerenciador de Dispositivos do Windows: abra esse utilitário, digitando no menu Iniciar. Em seguida, encontre o dispositivo correspondente ao mouse e clique com o botão direito, acessando então as Propriedades.

Na aba Geral, deve aparecer uma mensagem sobre o funcionamento atual do driver. Navegue até a seção Driver e selecione Atualizar Driver e a opção de pesquisa automática, para que o Windows se encarregue de todo o processo.

Gerenciador de Dispositivos do Windows.
Gerenciador de Dispositivos (esquerda) e Propriedades do driver do mouse (direita).

Site da fabricante

A segunda opção é procurar pelo site da fabricante do notebook (Dell, Acer, Lenovo, etc) e ir à seção de Suporte e Downloads. Filtrando pelo modelo do laptop, será possível encontrar todos os drivers disponíveis para mouse e outros dispositivos apontadores. Então, é só baixar e instalar manualmente.

Teste de touchpad com Linux

Se nenhuma das alternativas acima funcionar, existe um último teste que pode ser realizado, para eliminar a possibilidade de problema físico no touchpad: testar em um outro sistema operacional.

Para este procedimento, recomendamos utilizar um sistema Linux. Além de oferecer boa compatibilidade na questão de drivers (há grandes chances de conseguir identificar o seu touchpad automaticamente), ele é gratuito e pode ser utilizado diretamente de um pen drive, eliminando a necessidade de formatar o notebook.

Nós já comentamos sobre esse tipo de teste no post em que tratamos sobre o problema do teclado do notebook digitando sozinho. Se quiser mais detalhes, é só acessar o conteúdo.

Se o teste com Linux der certo e o seu touchpad funcionar, é uma ótima notícia, pois significa que o erro está no Windows – talvez um vírus ou malware, que pode ser resolvido formatando a máquina e reinstalando o sistema.

No entanto, caso o touchpad ainda não funcione, o problema pode ser mais sério. Nesse caso, procure uma assistência técnica de sua confiança, para que uma análise profissional seja realizada.

Deixe nos comentários os apuros que você já passou com trackpads para notebook, e se inscreva na newsletter para acompanhar mais textos do blog, entregues diretamente na sua caixa de e-mail!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *