teclados para deficientes visuais

Teclado para deficientes visuais: acessibilidade e informática

0 Flares 0 Flares ×

A maioria das pessoas interage com aparelhos eletrônicos utilizando os olhos. As telas dos computadores são o principal meio pelo qual recebemos o resultado dos comandos inseridos pelo teclado e mouse.

Nesse contexto, ao pensar em acessibilidade, existem alguns exemplos de periféricos adaptados, que possibilitam melhores interações com o PC. Um deles é o teclado para deficientes visuais.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre como a acessibilidade está inserida no mundo da informática!

Como utilizar o computador sem poder ver a tela

Para usuários comuns, a leitura de todas as informações na tela de um computador é um processo simples. No entanto, pessoas cegas precisam interagir de outras formas para conseguir interpretar o que o monitor está mostrando.

No Windows, há vários recursos de acessibilidade, desde aumentar a escala das projeções no monitor até a funcionalidade de repetir tudo o que está sendo inserido no teclado, com um feedback auditivo de todas as ações.

Utilizar o mouse depende, exclusivamente, da visualização do ponteiro na tela. Dessa forma, quando o computador é operado com uma função dessas, de narração, todos os comandos passam a vir do teclado.

O canal Ponto de Vista, criado por Lucas Radaelli, traz vídeos interessantes e objetivos sobre como pessoas cegas interagem com o computador sem a resposta visual:

Radaelli trabalha como desenvolvedor de software. Seu canal no YouTube também conta com um vídeo sobre a utilização de um iPad apenas com respostas de som aos comandos (confira neste link).

Utilizar um dispositivo com telas touch sem poder enxergar é um procedimento mais complexo, uma vez que os dedos funcionam como se fossem o mouse. Nesses casos, há um sistema de feedback de som que avisa o usuário, a cada toque, do que foi pressionado.

Para ativar o recurso do Narrador no Windows, basta pressionar o atalho Ctrl + ⊞ Win + Enter. Outro exemplo de software leitor de tela é o NVDA (Non Visual Desktop Access), desenvolvido por Michael Curran e James Teh, dois desenvolvedores cegos.

Screenshot da tela do Narrador do Windows.
A caixa de opções do recurso Narrador do Windows.

Tipos de teclado adaptado para deficientes visuais

Há vários modelos de teclado para deficientes visuais. Eles são adaptados conforme as necessidades mais comuns dos usuários, que podem ser de baixa visão ou ausência total.

Indicações nos teclados comuns

Os teclados possuem marcas em alto relevo para auxiliar na localização das teclas. São dois traços que estão nas letras F e J, na posição horizontal. Apesar de ajudar bastante, essas marcações causam confusão por causa das variações nas disposições das outras teclas, comuns em notebooks de marcas diferentes.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Teclado com o sistema braille

Uma opção de teclado para deficientes visuais é com sistema braille embutido nas teclas. O teclado em braille é usado pelas pessoas cegas para leitura e escrita. As células possuem seis pontos, que podem ser preenchidas (ou não) de várias formas. Cada combinação refere-se a uma letra do alfabeto ou número.

Se o usuário já conhece o sistema braille, é só tatear em busca dos caracteres desejados para digitar. Esses modelos podem ter os caracteres visuais que representam o alfabeto e as indicações em braille, ou somente o código braille em alto relevo.

Caracteres em destaque ou ampliados

Outra opção são os teclados com caracteres em tamanho ampliado ou com cores destacadas. Eles são mais indicados para quem possui dificuldades de enxergar ou baixa visão.

Alguns modelos chegam a ter os caracteres de três a quatro vezes maiores que os teclados comuns. Geralmente, o branco ou amarelo é usado nas teclas em contraste com as informações em preto, o que facilita muito o uso.

Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

A importância da acessibilidade na informática

Eletrônicos modernos estão cheios de poder de processamento, com telas avançadas e capazes de interpretar múltiplos toques ao mesmo tempo. Essas inovações também permitiram maior conectividade com periféricos, como teclados Bluetooth.

Por meio desses acessórios, juntamente com adaptações de software, é possível obter um nível aceitável de acessibilidade, quando falamos em pessoas cegas. Esse é um ponto essencial para a informática.

Promovendo a inclusão de todos os tipos de usuários, a tecnologia ajuda a criar conexões e pontes, permitindo que a inteligência e capacidade intelectual não sejam  impedidas de exercerem seu potencial máximo.

Estimular a acessibilidade é fundamental para que mais profissionais de TI consigam realizar seus trabalhos, contribuindo para um número maior de descobertas e avanços na área de tecnologia.

Para continuar recebendo conteúdos como esse, além de dicas sobre cuidados e reparos de componentes eletrônicos, preencha o formulário abaixo e assine a newsletter do blog!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *