Skip to main content
Mesa de trabalho com computador, mouse, teclado e celular.

Teclado numérico não funciona mesmo com Num Lock ligado?

0 Flares 0 Flares ×
Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

É comum encontrar, principalmente em notebooks, situações em que o teclado numérico não funciona, mesmo com o Num Lock ligado. Esse é um problema que pode complicar muito a vida de quem precisa digitar com frequência.

As causas são variáveis, desde configurações do Windows até falhas no próprio hardware. Neste post, separamos algumas dicas que você pode aplicar para tentar resolver esse problema. Confira!

Desabilitar a função “Ativar as Teclas do Mouse”

No Windows, existe uma série de configurações com o objetivo de facilitar o uso do computador, adaptando controles, invertendo cores, entre outros. Entre as opções, podemos alterar o modo como o sistema interpreta o teclado numérico.

O layout padrão das teclas de número traz alguns símbolos que fazem referência a essa função:

Detalhe de um teclado numérico.
As demarcações de função no teclado numérico.

Quando a opção Ativar as Teclas do Mouse estiver marcada, o computador passará a interpretar as teclas pressionadas como os comandos destacados na imagem: setas direcionais, home, page up/down, entre outros.

Essa configuração faz com que o teclado siga o comportamento de quando o Num Lock está desativado. No entanto, não é possível reverter para o layout de números pressionando, sendo necessário desabilitar a opção.

Para desativar, acesse Painel de Controle > Facilidade de Acesso > Central de Facilidade de Acesso > Facilitar o uso do mouse. A configuração fica dentro da seção Controlar o mouse com o teclado. Se estiver acionada, basta desmarcar e clicar em Aplicar.

Screenshot da tela de configurações da Central de Facilidade de Acesso do Windows.
Tela de configuração da opção de Ativar as Teclas do Mouse.

Atualizar os drivers do teclado

Responsáveis por fazer a ponte entre dispositivos de hardware e o sistema operacional, os drivers do teclado podem causar problemas de funcionamento, quando não estiverem operando corretamente.

Por isso, atualizar os drivers é uma alternativa para resolver o problema do teclado numérico que não funciona. As versões mais novas do Windows (7 e 10) já possuem mecanismos para procurar drivers automaticamente, desde que o PC esteja conectado à internet.

A tarefa é simples: em Painel de Controle > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras, acesse o Gerenciador de Dispositivos.

Então, basta selecionar a opção do teclado com o botão direito e clicar em Atualizar driver.

Tela do Gerenciador de Dispositivos do Windows.
Tela do Gerenciador de Dispositivos do Windows.

Troca do componente

Para testar problemas mais sérios de software, podemos realizar mais dois testes:

  • Testar um sistema operacional diferente (Linux)
Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Se o problema se resolver imediatamente, você terá certeza de que a causa está no Windows. No entanto, caso os testes falhem, pode ser que seja necessário trocar o teclado.

Laptops possuem membranas que conectam os toques nas teclas à placa de circuito que interpreta os sinais e identifica o que foi pressionado pelo usuário. Problemas nessas conexões podem ser a causa de um teclado numérico do notebook que não funciona.

Realizar esse tipo de manutenção não é uma tarefa simples. Dessa forma, recomendamos procurar uma assistência técnica de confiança para garantir que outros componentes não sejam danificados no processo – em especial, o cabo flat, que é mais delicado.

Se estiver em busca dessas peças, na ELGScreen você encontra modelos de teclados de reposição para todas as grandes marcas de notebooks do mercado. Clique aqui para conhecer as opções da loja virtual!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

12 thoughts to “Teclado numérico não funciona mesmo com Num Lock ligado?”

  1. O número 8 do meu teclado numérico não digita mesmo com num lock ligado. Como posso resolver? Desde já grato pela atenção.

    1. Ozivan bom dia. Obrigado pelo contato.

      Verifique se não há nenhum tipo de trava, como sujeira, migalhas, algo do tipo. Retire a tecla 8 e faça uma inspeção tentando retirar qualquer corpo estranho que possa estar impedindo. Veja aqui como efetuar a limpeza do teclado ( https://blog.elgscreen.com/limpar-o-teclado-do-notebook/) Se não houver nada assim, é possível que haja algum problema como cabo flat ou com os circuitos do teclado. Neste caso, o ideal é buscar auxílio de uma assistência especializada.

      Att.

      Espero ter ajudado.

  2. Sempre é bom termos uma equipe de profissionais, qu estão prontos para ajuda.
    solucionou meu “bug” com teclado numérico.

    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *