Pessoa utilizando um computador.

Teclado do notebook digitando sozinho: o que fazer?

0 Flares 0 Flares ×

Atualmente, muitas atividades cotidianas são realizadas em computadores, os quais ainda dependem muito do uso de teclados. Nesse contexto, falhas nesses periféricos causam um grande impacto na vida das pessoas, e um desses problemas é o cenário em que o teclado do notebook está digitando sozinho.

Para ajudar no diagnóstico de falhas desse tipo, reunimos, neste post, algumas informações relacionadas às possíveis causas, juntamente com métodos para reverter esse problema. Confira!

Problemas de software

Quando a causa está relacionada ao software, ou, na maioria das vezes, no próprio sistema operacional, vários erros diferentes podem ocasionar esse problema.

Antes de iniciar os procedimentos, é recomendado reiniciar o computador, o que pode, alguns casos, resolver o problema. Quando essa técnica funcionar, isso significa que a falha no teclado era apenas momentânea, provavelmente relacionada a algum bug temporário do sistema.

Se preferir, confira os dois primeiros métodos a seguir em uma versão com passo a passo em vídeo:

Método 1: utilizar a solução de problemas do Windows

As versões recentes do Windows possuem vários recursos de verificação automática de erros, e uma delas é a solução de problemas, que pode ser acionada para o teclado.

  1. Para acessar, vá até as Configurações — pressione a tecla [Windows] e digite “Configurações”, ou simplesmente a combinação [Windows] + I;
  2. Em seguida, escolha a opção “Atualização e Segurança”;
  3. Na barra lateral esquerda, selecione a “Solução de Problemas”;
  4. Ao final da página, você encontrará o ícone para corrigir problemas de “Teclado”.
Tela de Solução de Problemas do Windows.
Solução de Problemas do Windows.

Método 2: atualizar o driver do teclado (Windows)

Se o primeiro método não funcionar, é possível que o problema esteja na comunicação entre o teclado do notebook e o próprio sistema operacional. Esse canal de envio e recebimento de comandos é controlado pelo driver do teclado.

Geralmente, os drivers são atualizados automaticamente, sempre que o computador procura por atualizações em geral. Porém, esse processo pode não ocorrer sempre da forma correta.

Nesses casos, se o teclado do notebook digitando sozinho estiver relacionado a uma falha de driver, o usuário pode, manualmente, atualizá-lo. O processo é simples: pressionando a tecla [Windows], basta digitar “Gerenciador de Dispositivos”. Caso isso não funcione, o caminho convencional é pelo Painel de Controle > Hardware e Sons > Gerenciador de Dispositivos.

O próximo passo é encontrar o teclado do notebook, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Atualizar driver”. O Windows oferece duas opções, uma em que o próprio sistema busca por atualizações na Internet e uma outra, manual.

Tela do Gerenciador de Dispositivos do Windows.
Gerenciador de Dispositivos do Windows.

A segunda opção exige que você tenha o arquivo de instalação do driver em seu computador, que pode ser obtido do site da fabricante do componente. Essa alternativa é mais trabalhosa e demorada, mas pode ser utilizada, caso a primeira não funcione.

Método 3: testar um sistema operacional diferente (Linux)

Uma outra dica para quando o teclado do notebook estiver digitando sozinho é testar um sistema operacional diferente. Algumas distribuições Linux, como Ubuntu, podem ser executadas sem a necessidade de instalação alguma.

Portanto, é possível criar um pendrive capaz de executar uma versão do Ubuntu direto do dispositivo. Dessa forma, é possível testar a funcionalidade do teclado de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de instalar o sistema operacional.

O vídeo a seguir, do canal Demais Informática, explica o passo a passo para criar um pendrive bootável com Ubuntu e executar o sistema sem precisar formatar o PC:

Se esse método der um resultado positivo, ou seja, se o teclado do notebook parar de ficar digitando sozinho, quer dizer que o problema realmente está relacionado ao sistema operacional, como um vírus, por exemplo.

Nesse caso, formatar o computador e reinstalar o Windows pode ser suficiente para resolver.

Problemas de hardware

Nesses casos, o defeito se encontra nas peças físicas, sendo necessário reparar ou substituir o teclado do notebook.

Os problemas de hardware podem ter diversas causas, desde problemas entre os contatos eletrônicos até uma possível queima ocasionada por um eventual curto circuito elétrico. Por possuírem, em geral, um tamanho reduzido, os teclados ficam mais vulneráveis a essas falhas.

O procedimento, nesse caso, é simples e consiste em conectar um teclado externo ao notebook (geralmente via USB), para depois checar se o problema persiste. Se tudo estiver funcionando corretamente, o motivo da falha é o hardware, que deverá ser reparado.

Recomenda-se ir até uma assistência técnica de informática, para que o notebook seja analisado por um técnico capacitado. Caso uma limpeza não resolva, ou um reparo não seja possível, será necessário trocar o teclado do notebook.

A ELGScreen possui uma grande variedade de peças de computador, incluindo teclados de diversas marcas e especificações. Clique no banner para conferir as opções!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

34 thoughts to “Teclado do notebook digitando sozinho: o que fazer?”

  1. Olá. precisei abrir meu notebook para trocar a tela e a bateria. FIquei uns 3 meses sem usá-lo até conseguir trocar a tela. Quando voltei a usá-lo a tecla “para baixo” está com vida própria. Ou não funciona ao ser apertada ou fica funcionando direto e só para após apertar a tecla algumas vezes.

    1. Olá Kaio. Bom dia! Obrigado pelo contato.

      Pode ser que ela tenha travado fisicamente, ou então pode ter havido algum tipo de curto. Porém, como é uma úncia tecla que apresenta problema, talvez você possa tentar re-instalar o driver do teclado.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa estamos a disposição! Att. 😉

  2. Olá! meu teclado é sem fio e não para de digitar sozinho a tecla ””””””””””””””
    já tentei outra porta USB, atualizar o driver, ver se não tinha nada empurrando a tecla e nada… o engraçado é que se não está funcionando sozinho a tecla, quando eu aperto para usar em um texto normal, ela não vai…
    alguém tem alguma solução?
    obs.: o teclado é novo, menos de 03 meses de uso.

    1. Bom dia Nathália. Obrigado pelo contato.

      Acredito que seja algum defeito no teclado mesmo uma vez que você já fez a atualização de driver, trocou as portas etc. Creio que o ideal seja entrar em contato com o vendedor e e acionar a garantia.

      Qualquer dúvida estamos a disposição. Att.

  3. O meu teclado fica digitando o número 6 sozinho, e também faz com que os vídeo e páginas pulem. Já aconteceu isso e tivemos de trocar o teclado. Mas começou novamente após 7 meses da troca. O que recomendam fazer? Pode ser apenas uma limpeza?

    1. Olá Kaline, obrigado pelo contato.

      Creio que, se o problema é reincidente, deve haver alguma outra razão para tal. O ideal seria solicitar a assistência que efetuou a troca do teclado que verificasse o que pode estar havendo. Pode ser uma questão física ou de sistema, mas somente efetuando os devidos testes para diagnosticar.
      Qualquer coisa estamos a disposição! Att. 😉

  4. Se eu remover o teclado físico do notebook, e usar um externo USB consigo usar, mesmo que alguma funcionalidade do teclado (ex. teclas de função especiais) se perca?
    Tenho um netbook Atom pequeno há muitos anos com esse problema.

    1. Olá Lissandro. Obrigado pelo contato. Sim é possível utilizar o teclado externo sim. Porém antes de retirar o teclado do notebook, instale o teclado externo com o seu driver correto e aça o teste… tend certeza de q ele esta funcionando, ai sim vc pode somente desinstalar driver do teclado do notebook, desativando-o.
      Att.

  5. Uso um teclado externo e estou com um problema com ele. As teclas aparentemente estão prendendo pois durante a digitação elas dispararam. Só param com a desconexão do USB. Ele também perde o contato do nada. Volta com reconexão do USB. Pode me dar uma dica?

    1. Bom dia Eduardo. Obrigado pelo contato. Inicialmente você pode reinstalar o driver do teclado para ver se resolve o caso. Veja aqui como fazer.
      Se tiver a oportunidade, teste o teclado em outro computador. Dessa forma conseguimos identificar se o problema ocorre no teclado ou na sua máquina. Caso o problema persista seria o caso de trocar o teclado externo mesmo. Caso contrario, o ideal seria buscar auxilio de uma assistência técnica.

      Espero ter ajudado. Att.

  6. No meu caso/, an/tes era o asterisco ¨*¨.. ago/ra.. ////////////////////….. ha/ha/h/a Deu para perceber?
    Já tentei as sug/est~/oes acima… =[
    Observaç~/ao, já foi para a assit^/encia técnica duas vezes … Nossa!!
    Só n~/ao está indo a terceira, devido a pandemia.
    Aii aii aiiii…

    1. Neli, bom dia. Obrigado pelo contato. Poxa que situação chata.Você chegou a testar com um teclado externo USB pra ver se o problema persiste? Dessa forma fica mais fácil identificar a causa. Pode estar relacionado ao sistema, ao cabo flat do teclado, ou pode ser que o teclado tenha entrado em curto mesmo. Quando foi para a assistência eles chegaram a trocar o teclado? Vocêpode tentar efetuar uma limpeza do cabo flat, veja aqui como fazer. Mas o ideal é pedir auxilio para uma assistência mesmo. EM nosso site temos uma lista de assistências disponíveis.

      Espero ter ajudado.

      Att.

      1. Guilherme bom dia.

        É possível que seja algo físico no teclado. Porém pode ser sistema tbm, pois para se que seja físico a tecla Shift e a tecla 8 deveriam estar travadas. Teste um teclado externo USB, veja se o problema persiste. Caso contrário, tente atualizar o driver do teclado pra ver se resolve. E ainda assim se não resolver, então o ideal é buscar auxílio de uma assistência técnica para que possam verificar a integridade das trilhas e do cabo flat do teclado. Qualquer coisa estamos a disposição! Att. 😉

    1. Em março desse ano, depois de uma atualização do windows 10, o meu not também apresentou esse erro na tecla “-” (eu achava que era o traço), depois de formatar e tentar de tudo descobri que na verdade era a tecla menos no lado do teclado numérico, depois de apertar algumas vezes depois que o botão disparava, ele simplesmente parou do nada e nunca mais apresentou esse erro. Aí essa semana a tecla “end” começou a disparar do nada também, mas com menos frequência. Isso é muito chato!

      1. Lara, bom dia. Obrigado pelo contato. Aparentemente as teclas estão travadas fisicamente pela descrição que você deu da tecla -.

        Talvez este outro artigo possa lhe ajudar a resolver o problema.

        Qualquer coisa estamos a disposição! Att. 😉

  7. O meu digita “]” sozinho e as vezes fica travando e só volta a funcionar se eu clicar na tecla do espaço. Mas esse processo fica se repetindo várias vezes.

    1. Deiverson, bom dia.

      Creio que você possa tentar reinstalar o driver do teclado e, caso não funcione, fazer a limpeza do cabo e reconexão. Se ambos não resolverem, talvez seja necessário substituir o teclado, pois pode estar com curto. Neste caso o ideal é buscar auxílio de uma assistência técnica. EM nosso site temos uma lista de assistências ativas no momento. Segue o link: https://conteudo.elgscreen.com/assistencias-ativas

      Att.

  8. Tentei os métodos indicados, mas não foram suficientes. Quando inicio uma página ou documento do word, a tecla da virgula dispara, antes era a tecla “i”. Quando coloco um teclado “externo”, o problema parece desaparecer. O que você me orienta fazer.

    1. Bom dia, Marco! Tudo bem?

      Se o problema parece desaparecer quando você utiliza um teclado externo, talvez os contatos físicos dos circuitos do teclado estejam danificados. Para um diagnóstico mais completo e seguro, sugerimos consultar uma assistência técnica de sua confiança. Em alguns casos, uma simples limpeza desses contatos pode resolver. Em outros, pode ser necessário trocar o componente (o que não é um conserto muito caro).

      Esperamos poder ajudar!

  9. Não consigo fazer nenhuma das etapas, por que todo lugar q eu entro o teclado ja digita loucamente e abre a pesquisa, entao nao da pra ir pra ligar nenhum

    1. Cibelly, bom dia. Obrigado pleo contato. Nesse caso será necessário solicitar auxílio de um técnico especialista. O teclado deverá ser desligado fisicamente e substituído por outro pra ver se o problema persiste. Att. Equipe ELGScreen

    2. Olá. Tente pressionar a tecla do Windows+f8, simultaneamente. Ao menos até o próximo comando vai funcionar corretamente.

  10. Opinião: Se o teclado estiver “digitando sozinho” colocar um teclado externo só resolverá se desativar o teclado do notebook por desligamento do flat pois ficará com efeito “matrizagem” devido a estar com defeito e vai atrapalhar o teclado externo mesmo assim se não estiver desligado internamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *