Skip to main content
segunda tela no notebook

Passo a passo para configurar telas auxiliares no notebook!

0 Flares 0 Flares ×

Seja para jogar, trabalhar ou simplesmente ajudar na organização, muitas pessoas utilizam uma segunda tela no notebook, ou até mais de um monitor auxiliar. As vantagens são várias, mas a configuração pode se tornar um pequeno desafio. 

Pensando nisso, criamos um guia para ajudá-lo a configurar uma ou mais telas no notebook. Confira!

Por que ter monitores auxiliares no notebook?

Notebooks são escolhidos por sua portabilidade, mas ela vem com um preço: a falta de espaço de tela. Por isso, combinar o uso de monitores auxiliares se torna uma opção para melhorar esse ponto. 

Enquanto os notebooks permitem o transporte para qualquer lugar, os ambientes de trabalho ou domésticos podem contar com telas extras para expandir as possibilidades de uso da máquina. Além disso, existe o aspecto ergonômico de possuir uma tela maior e que, em geral, fica posicionada de frente para o usuário.

Utilizar telas auxiliares no notebook oferece uma visão mais ampla, facilitando o uso de diversos programas ao mesmo tempo. Por mais que seja possível dividir uma única tela, dependendo do tamanho, a área de trabalho pode ficar bagunçada e confusa, com informações cortadas.

Ao usar uma segunda tela no notebook, você pode, por exemplo, abrir um navegador em um monitor e um software da Adobe ou pacote Office no outro. Dessa forma, os dois programas ganham uma visão detalhada.

O público gamer, que costuma fazer streams, também se beneficia com o uso de telas a mais. Em um monitor, podem ficar os comentários e comandos da transmissão, com uma segunda tela dedicada ao jogo.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

As possibilidades de uso são quase infinitas. Se você passa muito tempo no computador e utiliza diversos recursos ao mesmo tempo, com certeza se beneficiará com duas (ou mais) telas.

Configurar segunda tela no notebook (ou mais) com cabos

Antes de tudo, para configurar a segunda tela no notebook, é preciso identificar tanto as entradas do monitor adicional quanto da sua máquina. Monitores e notebooks antigos possuem conexão VGA, enquanto modelos mais recentes já têm conexão HDMI.

Outro ponto importante para considerar é a potência necessária para utilizar um setup com monitores auxiliares. Projetar a imagem para outras telas exige mais capacidade de processamento do notebook, o que pode ser um fator limitante.

Portanto, antes de adquirir uma segunda tela no notebook, pode ser interessante pensar em um upgrade da máquina, por meio da instalação de um SSD ou mais memória RAM.

Cabo HDMI.
Cabo com conector HDMI.

1. Conecte o monitor ao notebook

Tudo que você precisa para começar a utilizar a segunda tela é conectar um cabo do monitor ao computador. No caso de haver mais de um monitor adicional, existem alguns caminhos:

  • Se o notebook possuir mais de uma saída de vídeo, como uma conexão HDMI e uma porta VGA, é possível conectar até dois monitores externos, com cabos diferentes
  • Em dispositivos mais novos, é comum que só haja uma saída HDMI. Nesses casos, existem adaptadores que multiplicam as saídas, chamados de HDMI Splitters. Eles funcionam como um HUB, enviando as informações da tela principal para vários dispositivos ao mesmo tempo
  • Outra alternativa é utilizar um adaptador USB para HDMI, uma vez que as conexões USB são as mais encontradas em notebooks. Porém, o processo pode exigir a instalação de drivers adicionais

2. Configure como as telas vão se comportar

Após conectar tudo, a configuração ocorre de forma automática (na maioria das vezes). Quando isso não acontecer, é preciso ajustar algumas configurações no notebook.

  • Aperte a tecla Windows + a letra I (⊞ Win + I) ao mesmo tempo para abrir as configurações do computador. Em seguida, clique em Sistema e selecione a opção Vídeo.
Configurações de vídeo do Windows.
  • 2. Arraste a barra para baixo e, em Vários monitores, selecione Estender estes vídeos.
COnfigurações de vídeo: estender telas.
  • 3. Voltando a barra para cima, arraste a segunda tela para a posição que ela está fisicamente. Por exemplo, se o monitor está à esquerda do notebook, arraste a tela 2 para a esquerda. Aqui, você pode também ajustar a resolução ideal da segunda tela. Para isso, é só selecioná-la e alterar a qualidade na opção Resolução.

Um setup com vários monitores, depois de conectado, pode ser configurado seguindo o mesmo caminho utilizado para os ajustes de uma segunda tela no notebook. Cada display vai receber um número identificador (1, 2, 3…) e o sistema de arrastar funcionará da mesma forma.

Conectar telas via WiFi

Se você não possui um monitor vago, mas tem um notebook antigo (ou um tablet e até smartphone) que está parado, é possível usá-lo como segunda tela. A técnica não exige a conexão por cabos.

Para usuários de Windows 10, o atalho ⊞ Win + P abre uma barra lateral com configurações rápidas de vídeo, além de uma opção para configurar uma conexão a um monitor remotamente (sem fio).

Se esse não é o seu caso, existe um serviço chamado SpaceDesk. Para começar, instale o software nos dois computadores. Note que são dois programas diferentes: um para o server, que será sua tela principal, e outro para o client, a segunda tela.

Conecte os dois dispositivos na mesma rede de Internet sem fio. Após a instalação, é só esperar os programas se reconhecerem e se conectarem. Agora, é só configurar da mesma forma que a conexão via cabos.

Notebook conectado a um monitor auxiliar.

Um setup com monitor auxiliar pode ajudar a maximizar a utilidade do notebook e resultar em ganhos de produtividade.

Para uma visão mais prática, confira o passo a passo em vídeo, com dicas sobre o que fazer com monitores múltiplos:

Problemas comuns ao usar uma segunda tela no notebook

Se você está com dificuldade na configuração, pode ser que o setup esteja com alguns problemas. Confira uma lista com os mais comuns e saiba como solucionar:

  • Segunda tela piscando ou não mostrando imagem: pode ser que o cabo esteja defeituoso. Vale a pena testar outro para ver se o problema é resolvido. Se o problema persistir, acesse a BIOS, salve as configurações sem alterar nada e saia da tela. Caso ainda não tenha solucionado, procure uma assistência técnica
  • Tela não estende, apenas duplica: provavelmente, o problema está na resolução dos monitores. Tente configurar a mesma resolução e frequência em todas as telas
  • Ao sair do modo de espera, apenas a segunda tela responde: vá até as configurações de exibição, como ensinado acima, e selecione “duplicar” ou “estender”. Agora, feche o notebook e desconecte a segunda tela. Feito isso, abra-o novamente e conecte o monitor secundário

No começo, pode ser que você sinta dificuldade de usar múltiplas telas. Mas, não se preocupe! Com o tempo, você se acostuma com a funcionalidade e logo poderá aproveitar todas as vantagens de setups com monitores auxiliares.Quer receber dicas e tutoriais sobre como usufruir mais o seu notebook? Assine a newsletter e receba conteúdos diretamente por e-mail!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

24 thoughts to “Passo a passo para configurar telas auxiliares no notebook!”

  1. Olá, excelente matéria bem didática.
    Minha curiosidade é a respeito desse serviço chamado SpaceDesk, há algo semelhante para programas mais antigos como Windows 7 home premium? Se existir agradeço se for possível dar a dica.
    Forte abraçoa a todos da equipe.

    1. Olá Cássio. Obrigado pelo contato. Infelizmente não sei lhe dizer. Porém você chegou a testar o SpaceDesk? Pode ser que ele funcione. Caso encontre alguma solução, não esqueça de compartilhar conosco! Estamos a disposição! Att.

      1. Boa noite, tenho um notebook Inspiron 7667 e um monitor LG IPS, ambos com ligação HDMI. Consigo compartilhar a tela normal, mas quando faço isso, o som do notebook some e só volta na hora que corto o compartilhamento. Que configuração devo fazer pra resolver?

        1. Roger, bom dia. Obrigado pelo contato.

          É necessário verificar se o notebook tem suporte ao som via HDMI. Nem todos tem. Pode ser que esse seja o seu caso.

          Qualquer coisa estamos a disposição! Att. 😉

  2. Uma dúvida,Meu notebook só vai ate 1366×768,Se eu conectar um outro monitor,msm se for full hd, a imagem projetada nesse monitor vai ser essa mesma resolução que o notebook aguenta?

    1. Bom dia Yasmim. Obrigado pelo ontato.

      Sim, a imagem projetada será com a resolução máxima suportada pelo notebook. Ou seja, se o notebook suporta somente 1366×768, mesmo que o monitor suporte resoluções maiores, ele ira trabalhar com a resolução suportada pelo notebook somente.

      Att.

  3. Comprei um monitor recentemente e ele não funciona. Aparece uma mensagem informando que seria necessário baixar um programa chamado “dual smart solution”. Vocês já ouviram falar numa situação como esta? Achei estranho pois no trabalho foi necessário apenas conectar o cabo no notebook.

    O problema maior é que o programa não é compatível com o windows 10, por isso estou cogitando até pedir a troca do monitor. Só não gostaria de comprar outro exigindo o download prévio de um programa.

    Já viram essa situação?

    1. Olá Kelvin.

      O ideal talvez seja procurar o fabricante do Monitor para que eles possam lhe auxiliar. Não conheço este programa mencionado. Sinto não poder ajudar mais.

      Att.

  4. Meu notebook tem tela Full HD e eh muito superior do que o monitor antigo que conectei nele usando adaptador vga pra HDMI para poder plugar.
    Funcionou bem estendida POREM o monitor 2 que eh um que só vai até 1024p ficou administrado pela GTX1060 e o principal q eh o monitor do notebook mesmo, que vai acima de 1080 ficou administrado pela intel630 que não eh tão boa para jogos.
    Não consigo inverter que placa administra cada um nem por um decreto
    Alguém sabe se tem como ?

    1. Bom dia Rodolfo.

      Infelizmente não sei como ajudá-lo neste caso. Cada placa tem um funcionamento distinto. Acredito que se você perguntar em fóruns como o clube do hardware alguém possa ajudá-lo. Sinto por não ter a resposta de imediato. ATt.

  5. Boa tarde, muito boa as dicas, mas ainda tenho um problema. Eu tenho um notebook com saida VGA e HDMI, quando eu ligo os dois monitores no laptop eu nao consigo usar as 3 telas (Laptop + HDMI + VGA).
    Embora no gerenciador apareça que tenho 3 telas mas não permite que eu estenda a área de trabalho para os 3, permitindo apenas 2 telas. Saberia como eu posso ter as 3 telas ligadas?
    Tenho um Chrome Cast, se não conseguir eu tento configurar.
    Obrigado! abraço.

    1. Olá Rodrigo. Obrigado pleo contato.

      O suporte a 3 monitores depende de um recurso do Chipset da máquina. Até mesmo o processador pode limitar. Você precisa se certificar que o hardware geral da máquina tem suporte a 3 telas neste caso.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Att.

  6. Gostaria de comprar um notebook e usar dias telas, sendo que gostaria de mostrar programas ou arquivos diferentes em cada tela.
    Eu já tenho uma TV que uso como tela e vou adquirir outra.
    As telas precisam ter o mesmo tamanho?
    Se o note tiver apenas uma saída hdmi posso usar o split e funciona para essa opção?

    1. Bom dia, Joana! Tudo bom?

      No caso de utilizar telas auxiliares, elas não precisam ser do mesmo tamanho. O único detalhe é que, se o seu notebook e a tela auxiliar possuírem tamanhos/resoluções diferentes, você vai perceber uma leve diferença de imagem entre os displays, o que pode incomodar algumas pessoas.

      Para um notebook, eu não recomendo utilizar mais do que uma tela auxiliar. Em geral, eles possuem apenas uma saída HDMI, o que é ideal para um segundo monitor. No caso de utilizar um splitter, ele só vai conseguir replicar a imagem nas duas telas, sendo impossível trabalhar de forma independente. Por exemplo, não seria possível colocar dois programas diferentes para aparecer nessas duas telas, se elas estivessem conectadas com um splitter HDMI.

      Para conseguir três ou quatro monitores independentes, seria necessário ter mais saídas HDMI do PC, o que geralmente só é possível com placas de vídeo dedicadas. No cenário de notebooks, isso é mais raro.

      Espero ter ajudado!

  7. Boa tarde.
    Compre um projetor epson s41 e também um adaptador Wi-Fi só que não estou conseguindo estender a tela do notebook consegui projetar mai só uma tela

  8. ola muito legal as dicas, mas tenho um problema. Comprei um Not LG e ele não tem entrada VGA, porem tem entrada HDMI, meu monitor é um pouco antigo aqueles infoway, ele tem entrada VGA e DVI . Comprei um adaptador DVI para HDMI e liguei, mas o mesmo não funciona de jeito nenhum. As vezes a tela la apaga mas depois fica aparecendo verificar sinal. E agora pra piorar quando ligo o HDMI o meu monitor do not apaga também.
    Ja tentei quase tudo, não sei o que fazer mais.

    1. Gustavo, bom dia. Obrigado pelo contato.

      No caso creio haver algum defeito com o adaptador. Quanto você liga o HDMI, o computador automaticamente vai para a opção de tela estendida. Para corrigir isso, após ligar o cabo HDMI, você pode pressionar no teclado a tecla WIndows + P. Pressione uma vez, aguarde uns 3 segundos, se ainda nao aparecer a imgem na tela do notebook, pressione novamente. Cada vez que você pressiona, ele assume um modo de exibição. Os modos são, Somente computador, duplicar ( mesma imagem nas duas telas), estender ( a area de trabalho fica estendida entre as duas telas, e somente projetor ( onde aparece a imagem somente no monitor externo. No seu caso, ao ligar o HDMI o computador entende estar sendo ligado a um monitor externo e assume o modo de exibição somente projetor. Pressionando Windows + P você alterna entre os modos. Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Att. Equipe ELGScreen

    1. Tiago, você precisa talvez fazer a configuração de resolução da tela. Não entendi exatamente o que você quis dizer com cortada. Se el estiver aparecendo somente metade da tela, pode ser um problema ,com so cabos ou até mesmo o monitor. Agora, se estiver aparecendo a imagem completa, mas em apenas uma pare do monitor, é uma quetsão de configuração mesmo. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

  9. Oi, tenho um notebook antigo que ja tava com uns riscos de luz (pixels danificados ) na tela e parou de funcionar depois que instalei um drive e forcei o desligamento do note durante a instalação, ele passou a só ligar mas a tela não acendia! Agora tenho um novo, mas queria comprar um monitor grande pois assisto muitos filmes e séries e a tela do note não é lá essas coisas! daí estava pensando em mandar o note antigo pro concerto, tirar a tela e usar ele junto ao monitor! Quem sabe até comprar teclado e mouse para o monitor e deixar o note antigo escondido e usar só como gabinete mesmo. Daí queria saber se uma vez que conectado o cabo hdmi ao monitor, toda vez que eu ligar o note ele vai acender direto o monitor ou tem que esperar o windows iniciar e configurar tudo?? pois se for assim, talvez compense mais eu usar o monitor com o meu note novo mesmo…

    1. Olá Ramon, obrigado pelo contato. Fique tranquilo, ocê pode fazer o processo e, havendo um cabo HDMI conectado, só será necessário fazer o processo uma vez. Para alternar entre as opções de exibição de imagem, basta pressionar a tecla Windows + a tecla P. Clicando P 1 vez, a imagem é duplicada no notebook e no monitor externo. Pressionando P duas vezes, ele estende a imagem nos dois monitores, ou seja, vc pode jogar uma imagem em um monitor e ao mesmo tempo abrir outro programa ou janela no notebook. E ainda pressionando 3 vezes, vc envia a imagem somente para o monitor externo. Se pressionar a quarta vez a letra p volta pra o modo inicial, imagem somente no notebook. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen

  10. Boa tarde. O monitor do meu pc está variando muito as cores e as vezes fica impossível de enxergar. Já mexi na saída vga mas não melhora muito.Por outro lado tenho um note antiguinho mas com uma excelente imagem de tela. Como meus conhecimentos são muito reduzidos, gostaria de saber se dá certo eu conectar um cabo sendo vga na cpu e na outra ponta um usb no note, já que quando conecto pen drive, mouse, etc, o note acusa. Será que vai acusar o pc também, e será que vou conseguir ver as informações vindas da cpu na tela do note?

    1. Luiz Antonio, bom dia. Obrigado pelo contato. Infelizmente não é possível usar a tela do notebook para exibir o conteúdo da CPU. o contrário seria possível, colocar o conteúdo do notebook no monitor usando as duas telas, tanto do notebook como do computador, porém o notebook não tem uma entrada de vídeo, somente saída. A entrada usb como você propôs não transmite imagem, somente conteúdo. Seria necessário que o notebook tivesse uma placa de vídeo de recepção para tal. Caso ainda tenha dúvidas estamos a disposição. Att Equipe ELGScreen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *