Skip to main content
Montagem comparativa dos padrões de resolução de telas.

Padrões de resolução de telas: entenda as diferenças

0 Flares 0 Flares ×

Diferentes padrões de resolução de telas têm aparecido nos últimos anos. Com a evolução tecnológica dos painéis de LCD e LED, hoje é possível alcançar valores altíssimos na contagem de pixels (px).

Entender as relações entre a resolução e o tamanho da tela pode ajudar na hora de escolher qual produto comprar, quando falamos de televisores, monitores e, até mesmo, aparelhos celulares.

Ao longo deste post, você vai conhecer mais sobre pixels, como eles se relacionam em painéis de tamanhos diferentes e quais as especificações de cada padrão de resolução de tela. Vamos lá? 

Uma breve explicação sobre pixels

Desde que o padrão das telas passou a ser de painéis de LCD (liquid crystal display, ou display de cristal líquido) e LED (light-emitting diode, ou diodo emissor de luz), o conceito de pixels ficou mais comum no dia a dia dos usuários de tecnologia.

A área total de uma tela é dividida em pequenos quadrados, que representam a menor unidade de divisão desse espaço. Cada pedaço é alimentado com energia e transmite a luz em uma determinada cor. Esses são os pixels.

As imagens são formadas pela composição de todos os quadrados iluminados, que chegam à casa dos milhões, na maioria das telas dos dispositivos eletrônicos. Com isso, é possível alcançar um nível alto de exatidão na reprodução de conteúdo visual. 

Seguindo esse raciocínio, quanto maior for a quantidade disponível de pixels, mais detalhes uma imagem formada vai ser capaz de reproduzir.

Padrões de resolução de telas

A grande maioria dos aparelhos eletrônicos trabalha com padrões de resolução em suas telas. Conforme os processos de fabricação vão evoluindo, é possível produzir displays com uma contagem maior de pixels em espaços reduzidos.

Os nomes comuns de cada padrão têm relação com a quantidade de px que compõem as telas. Entre as mais utilizadas atualmente, temos os monitores com resolução HD, Full HD, 4K e 8K.

Agora, vamos reproduzir a imagem de capa deste post, com os valores correspondentes a cada um dos padrões, seguindo o código [pixels na horizontal] x [pixels na vertical].

Montagem comparativa dos padrões de resolução de telas, com as quantidades de pixels.
Os principais padrões de resolução de telas e suas respectivas quantidades de pixels.

Para encontrar o número total de px em cada padrão, basta multiplicar os valores na horizontal e vertical, como se fôssemos calcular a área de um retângulo. Por exemplo, na resolução Full HD, temos 1920 x 1080 = 2.073.600 de pixels.

Analisando a imagem acima, podemos perceber como uma denominação se relaciona com a outra, e temos uma visualização interessante sobre como as telas evoluíram para quantidades impressionantes de px.

Banner para e-book: Como atrair clientes para sua assistência técnica.

Por exemplo, é possível verificar uma enorme diferença entre Full HD e 4K, que traz o dobro de pixels na horizontal e na vertical. Dessa forma, precisaríamos de quatro telas do primeiro tipo, alinhadas em uma grade 2×2, para conseguir a mesma resolução de um display 4K.

A letra K é um sufixo que está relacionado, geralmente, ao milhar. No caso dos padrões de tela, essa definição também é utilizada com esse sentido, uma vez que um display  4K possui, aproximadamente, quatro mil pixels na horizontal – o mesmo raciocínio vale para painéis 8K.

Para quem trabalha com aspectos mais técnicos, em padrões que não estão dentro dos mais comuns, separamos uma lista com as resoluções de tela máximas suportadas por uma série de displays.

Tipo da telaNome da telaResolução padrão suportada [px]
CGAColor Graphics Array320 x 200
EGAEnhanced Graphics Array640 x 350
VGAVideo Graphics Array640 x 480
SVGASuper VGA800 x 600
WSVGAWide Super VGA1024 x 600
XGAExtended Graphics Array1024 x 768
WXGAWide XGA1280 x 800
SXGASuper XGA1280 x 1024
WXGA HDWide XGA HD1366 x 768
UXGAUltra XGA1600 x 1200
SXGA+Super XGA+1400 x 1050
WXGA+Wide XGA+1440 x 900
WSXGA+Wide SXGA+1680 x 1050
WUXGAWide UXGA1920 x 1200
QXGAQuantum XGA2048 x 1536
Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.
  • Dica: Nas configurações de resolução de tela do Windows, você consegue modificar entre diversas opções, para testar a diferença entre os padrões na prática!

Relação entre tamanho da tela e resolução

Outro ponto importante, quando analisamos os padrões de resolução de telas, é a relação entre o tamanho do display e a quantidade de pixels. Isso porque, no mercado, podemos encontrar variações nos dois aspectos.

Em notebooks, é comum nos depararmos com telas que vão desde o padrão 1366 x 768 (um pouco maior do que a resolução HD) até painéis Full HD e 4K. O mesmo acontece com as televisões, que já chegam até 8K.

Por exemplo, ao comparamos um notebook de 15,6” com uma televisão de 42”, ambos na resolução HD, é preciso ter em mente que as imagens projetadas não vão ser idênticas, devido à densidade de pixels, relacionada ao conceito de ppi (pixels per inch, ou pixels por polegada).

  • Conseguimos encontrar o valor do ppi de um painel dividindo o espaço da tela pelo número de pixels que ela contém.

Vale lembrar que o número de polegadas de um dispositivo se refere a uma medida da sua diagonal. Então, precisamos converter os valores de altura e largura em px para essa referência.

No caso anterior, da TV versus o notebook, os resultados obtidos seriam:

DispositivoNotebookTelevisão
ResoluçãoFull HDFull HD
Tamanho da tela15,6”42”
ppi141,2152,45

Com esses valores, chegamos à conclusão de que: mantendo a mesma resolução, quanto maior o tamanho da tela, menor a densidade de pixels (os quadrados são maiores) e, portanto, as imagens parecerão menos detalhadas.

  • Para calcular a densidade de pixels em outros dispositivos, você pode utilizar esta calculadora online

Quanto mais pixels, melhor (ou não)

A quantidade de pixels suportada por uma tela é o que indica a qualidade da imagem. Para proporções de telas diferentes, uma quantidade diferente de pixels será necessária para melhorar a imagem desta tela.

No mercado de tecnologia, monitores e dispositivos de vídeo trabalham com aspectos mais quadrados (4:3) ou proporções mais retangulares (16:10 ou 16:9). Em cada caso, os valores dos padrões de resolução serão diferentes.

Uma observação precisa ser feita, quando falamos em quantidade de pixels para painéis 4K e 8K nos dias de hoje, relacionadas a algumas limitações que essas resoluções podem trazer.

Em primeiro lugar, se o tamanho da tela for relativamente pequeno, como um notebook ou celular, a diferença entre 4K e 8K dificilmente será percebida por uma pessoa, devido a restrições naturais do olho humano.

Um segundo problema está relacionado à disponibilidade de conteúdos produzidos nessas resoluções. A maioria dos vídeos e serviços de streaming ainda não oferecem todas as produções em 4K, por exemplo.

Portanto, nem sempre uma maior quantidade de pixels vai significar a melhor qualidade da imagem, devido a todas as limitações que foram mencionadas. No entanto, com o tempo, é esperado que tudo avance em direção a painéis mais sofisticados e conteúdos audiovisuais à altura.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre como os padrões de resolução de tela se relacionam, fica mais fácil entender as diferenças entre os produtos, contribuindo para melhores escolhas na hora da compra.

Se estiver procurando telas de substituição para notebook, acesse o site da ELGScreen, que conta com modelos compatíveis com as principais fabricantes do mercado de tecnologia. Clique no banner e confira!

Banner para a página de telas para notebook no site da ELGScreen.
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *