Skip to main content
Pilha de notebooks usados.

Notebook usado vale a pena em 2020?

0 Flares 0 Flares ×

Notebook usado vale a pena em 2020? Pensando no patamar tecnológico em que estamos vivendo, com componentes como SSDs e memórias RAM mais acessíveis, a resposta para essa pergunta fica mais interessante e complexa.

Antes de continuarmos, vale destacar que é fundamental tomar cuidado sempre que comprarmos algo de segunda mão, ainda mais se o fornecedor não for uma loja, mas um terceiro.

Neste post, elencamos as principais precauções, com mais alguns argumentos sobre o custo-benefício de laptops usados para o ano de 2020. Continue a leitura para entender mais sobre o estado atual dos notebooks usados no Brasil!

Como comprar notebook usado: cuidados

Itens de informática evoluíram para um nível ótimo quando o assunto é durabilidade. Não fosse isso, as páginas de sites de produtos usados não estariam repletas de MacBooks de cinco anos atrás, por exemplo, com altos preços de revenda.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para saber a vida útil do notebook ainda está aceitável – lembrando que é sempre recomendável testar o produto, de preferência em uma assistência técnica, além de levantar informações sobre o antigo dono.

Dobradiças da tela

O movimento mais repetido durante o uso de um laptop é o abre-fecha da tela. Com eventuais desgastes, pode ser que as dobradiças que unem o display e o corpo do notebook estejam danificadas.

Por isso, verifique se é possível abrir e fechar a tampa corretamente, sem enroscos ou barulhos estranhos. O ponto mais importante é ter certeza de que a tela consegue se manter parada quando o aparelho estiver aberto.

Caso o laptop não consiga se sustentar sozinho, analise se os custos para reparo da dobradiça compensarão no valor total do produto. Cuidado: se o notebook for muito antigo, peças de reposição são mais difíceis de encontrar.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Placa-mãe (motherboard)

Assim como nos computadores de mesa, a placa-mãe é um dos componentes mais críticos, dando estrutura para conectar todas as outras peças do PC. Dessa forma, antes de comprar um notebook usado, é imprescindível conferir se a motherboard está funcionando bem.

Notebook aberto, mostrando a placa-mãe.
Antes de comprar um notebook usado, confira se a placa-mãe está funcionando corretamente.

Uma placa-mãe com defeito pode resultar em uma série de problemas, desde falhas nas conexões USB até o não-reconhecimento do HD, causando erros de boot que atrapalham demais o uso da máquina.

Outro ponto de atenção diz respeito à capacidade de expansão. Notebooks de entrada, em geral, não vêm equipados com slots extras para pentes de memória RAM ou conexões para SSDs secundários, por exemplo.

Bateria

Esse é um dos componentes que mais dá problema em computadores portáteis. Aqui no blog, já falamos sobre como funcionam as baterias, seus ciclos de uso e vida útil. E quando tratamos de notebooks usados, é bem provável que a situação desse componente não esteja nos melhores cenários.

Ao analisar um laptop usado, verifique o número de ciclos que já foram gastos, para ter uma ideia da saúde da bateria. Fazendo uma analogia, é como se estivéssemos verificando a quilometragem de um carro: quanto mais km, maior o desgaste da peça.

Se a situação estiver crítica, substituir a bateria não causa muitos transtornos. Portanto, o principal cuidado antes de decidir é verificar se é possível encontrar modelos compatíveis no mercado, para não ficar sem opções de troca no futuro.

CPU

Processadores podem ser considerados os grandes cérebros por trás de um equipamento eletrônico. Nos notebooks, por questões de superaquecimento e economia de energia, é comum nos depararmos com componentes de poder reduzido.

Mesmo assim, é possível extrair um bom nível de performance, exceto, talvez, em tarefas mais pesadas, como edições de vídeo e jogos de última geração. Por isso, antes de comprar um laptop usado, é essencial analisar que tipo de atividade será exigida do aparelho.

Para tarefas de produtividade, como navegação na internet, e-mails e edição de documentos, apresentações e planilhas, uma CPU equipada com dois ou quatro núcleos é suficiente para dar conta do trabalho. Felizmente, muitos modelos já estão dentro dessas especificações.

Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

Benefícios de comprar um notebook usado

Agora que já mencionamos os principais pontos de atenção que devem ser tomados antes de decidir pela compra de um aparelho de segunda mão, vamos aos benefícios que esses equipamentos podem trazer.

Preço

Sem dúvidas, o grande motivador para a busca por notebooks usados. Sem regras definidas, é possível encontrar ofertas com grande variação de valores, comprando de lojas especializadas ou diretamente de terceiros.

A pesquisa é o maior diferencial para conseguir bons negócios. Use e abuse das buscas no Google, marketplace, grupos no Facebook e contatos de amigos e familiares. Saber quais modelos têm mais chance de estarem em baixa também ajuda nessa etapa.

Upgrades

Um aspecto que têm se tornado cada vez mais interessante é a possibilidade de fazer upgrades em hardwares antigos, principalmente pela diminuição do custo de comprar pentes de memória RAM e SSDs.

A tecnologia de armazenamento em unidade de estado sólido (solid state drive) traz uma alternativa aos tradicionais HDs mecânicos, que possuem velocidades reduzidas de leitura e escrita de arquivos.

Unidades mais velozes fazem grande diferença na performance, principalmente do sistema operacional, que carrega mais rapidamente e deixa toda a experiência de uso fluida e agradável.

Por outro lado, upgrades de memória RAM também são ótimas alternativas para melhorar o desempenho de um computador usado, transformando máquinas lentas em equipamentos utilizáveis em várias tarefas.

Entradas e conexões

Desde que os primeiros notebooks deixaram de vir com drives de CD-ROM, o movimento para diminuir as conexões nunca parou. Hoje, por exemplo, os MacBooks mais novos contam apenas com portas USB-C (Thunderbolt) e uma saída para fones de ouvido.

Nesse contexto, para quem prefere a comodidade de ter vários tipos de conexões, ao invés de carregar uma coleção de dongles e adaptadores, os notebooks mais antigos estão na vantagem.

Pessoa utilizando notebook com várias portas e conexões.
Notebooks antigos costumam não economizar na quantidade de portas e conexões.

Conclusão

Entender se vale a pena comprar um notebook usado em 2020 depende muito do tipo de usuário e do que se pretende fazer com o aparelho. Se a meta é rodar os jogos do momento, talvez essa não seja a melhor escolha.

No entanto, se a intenção for utilizar o laptop para tarefas cotidianas, comprar um notebook usado, instalar um pente extra de memória RAM e colocar um SSD pode trazer muitas vantagens e totalizar um orçamento mais enxuto.

Não se esqueça de prestar atenção aos pontos mencionados antes de decidir pela compra de um equipamento usado. Dessa forma, evitam-se problemas futuros e que podem causar maiores transtornos – o famoso “barato que sai caro”.

E aí, já comprou um notebook usado? Deixe nos comentários quais as configurações da sua máquina e compartilhe a sua experiência com equipamentos de segunda mão. Se estiver em busca de peças e componentes para consertar um laptop usado, não se esqueça de conferir as opções da ELGScreen, compatíveis com as principais marcas do mercado!

Banner para a página de peças e componentes do site da ELGScreen.
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

3 thoughts to “Notebook usado vale a pena em 2020?”

  1. Deixo uma dica/conselho, notebooks usados com processadores i3 ou i5 de 3a geração com a instalação de um SSD não ficam devendo nada aos notebooks de entrada atualmente vendidos nas lojas. E vc consegue por um preço em média 60% de um novo.

  2. BOAS INFORMAÇÕES COM CONTEÚDOS DE IMPORTÂNCIAS RELEVANTES. REITERO RECLAMAÇÃO ANTERIOR QUANTO A AQUISIÇÃO DE UMA BATERIA PARA NOTEBOOK QUE NÃO ATENDEU AS EXPECTATIVAS, POIS A MESMA
    DESDE QUE CHEGOU NÃO CARREGA 100%, APENAS SÓ CHEGA A 62% (?????).
    INSTADOS A SOLUCIONAR TAL FALHA, LAMENTAVELMENTE NÃO OBTIVE RESULTADOS DA PARTE DE VOSSAS SENHORIAS.

    1. Marcos, bom dia. Obrigado pleo contato.

      Você chegou a solicitar a troca da bateria através do link https://www.elgscreen.com/rma?

      Essa é a maneira mais rápida de resolvermos o problema, caso a bateria esteja com defeito mesmo.

      Aguardamos o seu contato e agradecemos as palavras em relação ao post.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Att.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *