Skip to main content
Notebook não conecta à Internet

Notebook não conecta à Internet: causas e soluções

0 Flares 0 Flares ×

“Meu notebook não conecta à internet!” é uma frase que ninguém mais quer dizer. A sociedade evoluiu para um patamar de dependência quase completa das tecnologias em rede, com a computação em nuvem se integrando nas rotinas pessoais e profissionais da maior parte das pessoas.

O ano é 2020. Em meio à pandemia mundial da COVID-19, causada pelo novo Coronavírus, o mundo todo se viu obrigado a adotar medidas extremas. Nesse cenário, a internet se tornou uma das ferramentas de apoio mais poderosas para auxiliar nas tarefas remotas. Este texto, inclusive, está sendo escrito de casa, e não do escritório da empresa.

Por isso, manter uma boa conexão é fundamental. Se você é daqueles que está passando por falhas de rede, experimente testar as dicas deste artigo para corrigir o problema e acabar com as dores de cabeça de ficar offline. Confira!

Notebook não conecta à internet: checklist de ações rápidas

Para não perder tempo, antes de explicar as principais causas dos problemas de conexão em notebooks, listamos algumas ações rápidas para serem tomadas e que podem resolver a situação:

  • Confira se o Wi-Fi está ativado: laptops, em geral, trazem atalhos no teclado, por meio das teclas de função do notebook (Fn), e é comum pressionar eles por engano
  • Reinicie o PC: desligar e ligar o computador, em alguns casos, pode resolver o problema, causado por alguma falha do Windows
  • Reinicie o roteador/modem: da mesma forma que o sistema pode cair, às vezes o roteador para de funcionar. Desligar, esperar uns 15 segundos e voltar a ligar o aparelho pode resolver a questão
  • Mude a senha do Wi-Fi: nunca se sabe quando alguém pode ter descoberto seu password e está sugando a sua banda de internet
  • Conecte direto no cabo: experimente conectar o cabo de rede (ethernet) diretamente ao seu notebook, se este possuir a porta RJ45

Se nenhuma dessas ações funcionar, vamos precisar verificar outros pontos, mais demorados. A seguir, listamos os principais motivos dos problemas de conexão de internet em notebooks, com uma dica final de como melhorar a velocidade da rede.

Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

Instabilidade na rede Wi-Fi

Se você usa uma rede Wi-Fi, o problema pode ser causado por interferências ou instabilidades. Conexões sem fio tendem a sofrer mais com a transferência de sinal, quando comparadas aos cabos.

Observe se o notebook está muito longe do roteador. Caso a distância for grande, leve o aparelho para perto do modem e verifique se a conexão melhora. Se o problema for solucionado, vale a pena investir em um repetidor de sinal Wi-Fi, caso a intenção seja utilizar o laptop a distâncias maiores.

Existem muitos obstáculos físicos no local, como paredes? Essa também pode ser a causa. Materiais como madeira, gesso e vidro causam pouca interferência; água, tijolos e mármore interferem de forma média; concreto e metal são os que mais atrapalham.

Por fim, espelhos são barreiras físicas muito eficientes contra a qualidade do sinal. Para resolver esse problema, mude o roteador de lugar ou adicione repetidores de sinal. Às vezes, uma mudança de apenas um metro de distância já causa uma grande melhoria.

Capacidade do roteador

Para além do plano de internet contratado, um fator que determina a qualidade e velocidade da conexão é a capacidade do modem. Alguns modelos mais baratos não conseguem entregar mais do que 150 Mbps, por exemplo.

Por isso, dependendo da conexão do plano, e do número de dispositivos conectados ao mesmo tempo, pode ser que o aparelho não consiga entregar um desempenho favorável para todos.

Confira as especificações técnicas para saber se o seu modem é compatível com a velocidade contratada na operadora. Uma alternativa seria diminuir a quantidade de aparelhos na rede, simultaneamente, ou então um upgrade no roteador.

Roteador de internet ao lado de um notebook.
A capacidade do roteador pode influenciar na qualidade da conexão, principalmente quando há vários equipamentos conectados simultaneamente.

Problemas no Wi-Fi do notebook

Nem sempre o defeito está na rede: o problema pode estar na própria máquina. Para checar se esse é o caso, faça o teste com smartphones e outros computadores, verificando se eles conseguem acessar a rede normalmente.

Para resolver, em primeiro lugar, tente utilizar a solução de problemas nativa do Windows. Clique com o botão direito sob o ícone de Internet, na barra de tarefas, e selecione Solucionar problemas.

Se isso não funcionar, confira a situação dos drivers de rede do notebook. O Windows 10 já possui recursos de busca automática por esses softwares, que são essenciais para que as peças do PC funcionem corretamente.

No entanto, também é possível acessar o site da fabricante do notebook e conferir se novas versões estão disponíveis. Para encontrar o modelo do seu adaptador de rede Wi-Fi, basta entrar no Gerenciador de Dispositivos do Windows.

Screenshot do Gerenciador de Dispositivos, com destaque aos adaptadores de rede.
Entre as configurações do adaptador, você pode tentar atualizá-lo automaticamente ou instalar um driver baixado direto do site da fabricante.

Como melhorar a velocidade da internet em 30 segundos

Você já ouviu falar em DNS? O Sistema de Nomes de Domínio (Domain Name System) é uma ferramenta essencial para utilizar a internet, sendo responsável pela tradução dos endereços digitados no navegador (URLs) em seus IPs correspondentes.

Para quem não sabe, existem diversos serviços que trabalham com DNS. Por padrão, as conexões do Windows ficam configuradas de forma automática para a escolha desses sistemas. No entanto, é possível inserir manualmente essas opções.

A referência para a dica deste post veio do canal Linus Tech Tips, que explicou como a Cloudflare oferece uma solução que promete melhorar a qualidade e segurança de conexões, a cabo ou wireless.

Basicamente, de um servidor DNS para outro, existem diferenças reais na performance da conexão de internet em navegadores, como Google Chrome ou Firefox. Isso porque, quanto maior o tempo de espera para a tradução do domínio digitado para seu IP, mais o carregamento de uma página pode demorar.

Para saber mais sobre esse serviço da Cloudflare, acesse a página oficial do resolvedor de DNS 1.1.1.1. Em alguns casos, essa pode ser a solução que faltava para melhorar a sua experiência de navegação na web.

Esse artigo procurou apresentar soluções práticas para o problema de notebooks que não conectam à internet. Caso as soluções práticas não resolvam o problema, vale a pena levar o notebook a uma assistência técnica de sua confiança e fazer um diagnóstico mais aprofundado do equipamento.

Para não perder nenhum conteúdo do blog, não deixe de assinar a newsletter, preenchendo o formulário abaixo. E fique à vontade para compartilhar suas dúvidas e testes dessas dicas nos comentários!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *