Skip to main content
informática básica

Como aprender informática básica e por que ela é importante

0 Flares 0 Flares ×

A informática está presente em todos os aspectos da vida contemporânea. Nos últimos anos, a expansão da internet e dos celulares tornou evidente a potência do mercado de tecnologia.

Ter conhecimentos em informática básica é uma competência essencial. Com a expansão do uso das tecnologias e a digitalização dos dados, conhecer os conceitos fundamentais desse segmento é cada vez mais necessário. Além disso, essa habilidade pode ser um diferencial no mercado de trabalho.

Neste post, trazemos alguns argumentos sobre a importância da informática na atualidade, juntamente com algumas dicas sobre como se manter atualizado. Boa leitura!

A evolução da informática na história

Estamos vivendo no mundo da internet das coisas. Mas antes de todo esse contexto de conectividade, as coisas eram bem diferentes. Confira um pouco da história para entender como tudo ficou tão desenvolvido e acessível.

O primeiro recurso tecnológico foi uma calculadora que se chamava ábaco. Somente em 1937 surgiu o primeiro computador, com 117 metros de comprimento, dois de altura e de 70 toneladas.

Tudo começou a evoluir durante a Segunda Guerra Mundial, com o computador ENIAC, que ocupava uma sala de trinta metros por nove de altura. Ele foi criado para calcular trajetórias balísticas.

Computador ENIAC em exposição.
O computador ENIAC (Imagem: Wikimedia Commons).

Posteriormente, uma série de outros computadores foram desenvolvidos. Eles apresentavam uma capacidade de memória melhor que os modelos anteriores e contavam com sistemas operacionais e softwares mais específicos.

A partir da década de 70, os computadores passaram a ser montados com transistores, componentes que revolucionaram os circuitos eletrônicos. Consequentemente, isso possibilitou a redução no tamanho dos PCs e no consumo de energia, além de aumentar a capacidade de processamento.

O que é informática básica em 2020?

Saber como enviar e-mails, configurar documentos e imprimir relatórios em planilhas do Excel já foi considerado como informática básica. No entando, hoje já é possível realizar muitas outras atividades com relativa facilidade.

Com uma vasta seleção de aplicativos e softwares, que não exigem muito conhecimento em sua operação, as pessoas conseguem programar o disparo de mensagens, criar artes para campanhas de propaganda e montar apresentações de slides cheias de animações.

A internet também proporcionou o acesso a muita informação, com a computação em nuvem, que permite interromper e retomar as atividades do computador em qualquer lugar que tenha conexão à rede.

Portanto, saber informática básica em 2020 significa entender todo o ecossistema de tecnologia e suas integrações com as redes de internet, principalmente sobre navegar com segurança, além de se manter informado sobre as mudanças e lançamentos de novos programas.

Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

A tecnologia no mercado de trabalho

Os computadores revolucionaram as tarefas manuais das empresas e estão presentes em praticamente todas as organizações e setores de produção, da agricultura ao sistema financeiro.

Com a capacidade de realizar tarefas simples de forma rápida e automática, além de serem capazes de guardar enormes quantidades de dados, os sistemas computacionais já tomaram conta de muitos postos de trabalho.

A indústria 4.0 é um termo que define bem os processos produtivos depois do impacto da tecnologia: as linhas de produção, que antes operavam de forma mecânica e repetitiva, hoje são capazes de pensar e calcular a melhor maneira de realizar as tarefas.

Com ferramentas simples, como as planilhas do Google, é possível montar sistemas práticos para cálculo e armazenamento de informações, que poupam um tempo considerável.

Outro exemplo são os avanços na área de comunicações. O que antes demorava para ser enviado via documentação impressa, hoje pode chegar em questão de segundos, com sistemas de criptografia e autenticação de dados, que garantem segurança nas transferências de arquivos.

Pessoa utilizando um aplicativo de mensagens em um tablet.
A comunicação digital avançou muito, com sistemas sofisticados de mensagens instantâneas e criptografadas.

No contexto profissional, saber informática básica significa estar consciente de como os sistemas modernos funcionam, além de simplesmente operá-los. Isso é, entender os mecanismos por trás das ferramentas.

Informática básica e sociedade

A inclusão digital é um desafio nos tempos atuais. Construir uma sociedade na qual as pessoas não sejam excluídas por não estarem conectadas aos serviços e canais tecnológicos do resto do mundo vai muito além de proporcionar acesso a computadores, celulares e internet.

O conhecimento deve ir além de sabermos como operar as inúmeras ferramentas à nossa disposição. Da mesma forma, aprender programação passará de um diferencial competitivo para uma habilidade necessária no futuro.

Portanto, como profissionais do ramo de tecnologia, é extremamente recomendável estudar as estruturas básicas do desenvolvimento de softwares. Nesse campo, começamos a compreender como funcionam os programas que utilizamos todos os dias.

Como aprender informática básica

Fazer um curso de informática básica abre novos caminhos no mercado de trabalho e várias empresas só contratam pessoas que tenham conhecimento mínimo sobre computadores.

Você pode optar por um curso de informática básica ou, ainda, por cursos técnicos ou de graduação, como o de Ciências da Computação ou Informática. Eles são ofertados por instituições públicas e privadas e podem ser encontrados em quase todas as cidades do Brasil.

Felizmente, a internet proporciona uma série de fontes de informação, que democratizaram o ensino de informática, para todos que possuam tempo e conexão com alguma rede.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Por exemplo, sites como Udemy contam com centenas de cursos, nos mais variados níveis de dificuldade, do básico ao avançado. Também é possível buscar por treinamentos em softwares específicos.

Uma opção conhecida nacionalmente é a Alura, com cursos no segmento de tecnologia, negócios digitais e programação em diferentes níveis (a plataforma trabalha com sistema de mensalidades).

O governo federal também oferece cursos, por meio de um sistema de escolas virtuais. Um deles, Mundo Conectado – Manual de Sobrevivência, traz conceitos básicos de segurança na internet.

Por fim, também é possível encontrar informação em fóruns na internet, além de inúmeros vídeos educativos no YouTube. Basta saber selecionar as melhores fontes e dispor de tempo para os estudos.

Outra fonte interessante de informação são os sites de notícias e os blogs de tecnologia, como o da ELGScreen. Toda semana, publicamos conteúdos sobre informática, com foco em dicas para profissionais de assistências técnicas.

Se quiser receber os conteúdos diretamente por e-mail, basta preencher o formulário abaixo!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

4 thoughts to “Como aprender informática básica e por que ela é importante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *