Skip to main content
frame-do-teclado

Como substituir o frame do teclado do notebook

0 Flares 0 Flares ×

Os teclados de notebook possuem algumas características que auxiliam na preservação de suas partes. O frame do teclado é uma dessas características. Este componente funciona como uma moldura que, para além da estética, tem a função de proteção contra resíduos e sujeira, assim como fornece maior sustentação para as teclas.

 

Quando é preciso realizar a troca do teclado, o frame normalmente também precisa ser substituído ou somente reposto após a troca. É importante ficar atento se o teclado de reposição vem acompanhado do frame, pois as teclas do novo teclado podem apresentar diferenças que não irão permitir o uso do frame anterior.

 

Verifique se as teclas enter, shift e caps possuem o mesmo formato do teclado que foi adquirido, assim como a presença ou não da tecla cê-cedilha (ç), pois nesses casos não é possível adquirir um teclado com idioma diferente do original.

 

frame-do-teclado
Teclado com frame.

 

frame-do-teclado-2
Teclado sem frame.

 

Trocando o frame do teclado

 

Se no seu caso for necessário substituir ou fazer a reposição do frame do teclado, veja os passos para isso a seguir.

 

Método 01 – Ferro de solda

 

O frame do teclado é fixado através de pinos plásticos (como se fossem rebites), que tem sua ponta “dobrada” ou “achatada”, travando o frame junto ao teclado. Veja a imagem abaixo:

 

frame-do-teclado-3
Os rebites com a seta vermelha estão achatados, e os apontados por setas amarelas foram dobrados.

 

Para retirar o frame do teclado é necessário, utilizando um ferro de solda, derreter e levantar a “cabeça” dos pinos, de forma que seja possível retirar o frame sem quebrá-los. Normalmente existem diversos rebites e é normal que alguns deles se quebrem. Porém, é possível consertar os quebrados, como você verá mais pra frente.

 

frame-do-teclado-4
Quando levantados, os rebites aparecem desta forma.

 

Após levantar todos os rebites, com cuidado, separe o frame do teclado, forçando levemente a região dos rebites para soltá-los.

 

frame-do-teclado-5

 

Agora, para fixar o frame no teclado do notebook novo, basta fazer o processo inverso. Ou seja, encaixe os rebites e, com o ferro de solda, dobre ou achate as pontas para que o frame seja travado junto ao teclado.

 

Método 02 – Cola Quente

 

Uma forma um pouco mais prática, mas não tão correta para trocar o frame é retirar a cabeça dos rebites com um estilete ou espátula.

 

frame-do-teclado-6

 

Após retirar o frame do teclado original, posicione-o no teclado novo. Utilize um prendedor de papel de pressão como na foto abaixo, para que o pino fique bem exposto na traseira do teclado, e pingue uma gota de cola quente em cada rebite exposto. Vá mudando a posição do prendedor de papel para que os rebites fiquem o mais expostos possíveis antes de aplicar a cola quente.

 

frame-do-teclado-7

frame-do-teclado-8

 

Para finalizar, ainda com o prendedor de papel de pressão posicionado, com a ponta da pistola de cola quente, pressione a cola para que ela fixe bem junto ao pino do rebite.

 

Após repetir em todos os pinos, aguarde secar. Caso a cola quente tenha ficado um pouco alta na hora de encaixar o teclado no notebook, basta utilizar a ponta ainda quente da pistola de cola para abaixá-la.

 

E está pronto. Está buscando por teclados com frame para fazer a reposição no seu notebook?

 

elg-screen-confira-os-modelos-de-teclado-para-o-notebook

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

4 thoughts to “Como substituir o frame do teclado do notebook”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *