fonte de um notebook em outro

É possível utilizar a fonte de um notebook em outro?

0 Flares 0 Flares ×

Utilizar a fonte de um notebook em outro é possível, mas exige alguns cuidados. É comum receber laptops danificados devido ao mau uso de carregadores, sem atenção aos detalhes de compatibilidade.

Basicamente, a função desses componentes é conectar o ponto de energia ao aparelho. Como os valores de corrente e tensão que chegam até as tomadas são diferentes do que o notebook necessita, uma conversão é necessária para que o funcionamento ocorra sem riscos.

O recomendado é que sempre se use a fonte original ou compatível. No caso de utilizar carregadores de terceiros, listamos os principais pontos para analisar e não correr riscos nesse procedimento. Confira!

O que olhar na fonte

Os quatro pontos principais para verificar a compatibilidade entre carregadores são: voltagem, amperagem, encaixe do plug e polaridade. Caso todos eles sejam equivalentes, não haverá problemas em utilizar a fonte de um notebook em outro.

Voltagem

Voltagem, ou tensão, é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Em termos gerais, podemos comparar esse conceito com o da pressão hidráulica. Ou seja, quanto maior a tensão, maior será a tendência para o fluxo de energia entre dois pontos, quando esses forem conectados.

A unidade de medida convencional para voltagem da fonte do notebook é o volt (V). Para medir a tensão entre dois pontos, você pode utilizar um voltímetro.

Amperagem

A palavra amperagem se refere ao conceito de corrente elétrica, que representa o fluxo de cargas em um determinado fio condutor. Quanto maior a intensidade dessa corrente, maior será a amperagem da fonte do notebook.

Para medir a intensidade da corrente, é necessário utilizar um amperímetro. A unidade mais comum de medida é o ampère (A), por isso o termo “amperagem”.

O ideal é que os valores da amperagem e voltagem sejam os mesmos da fonte original, para manter o desempenho e não danificar o computador ao longo do tempo. Se os valores de tensão e corrente forem diferentes – especialmente se forem mais altos –, haverá riscos de que o excedente cause danos no circuito e na bateria.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Encaixe do plug

O padrão do encaixe do plug deve ser idêntico ao da fonte original, pois, caso contrário, não será possível conectar o carregador ao notebook. É importante destacar que, caso o cabo de energia não entre facilmente no laptop, o usuário não deve forçar essa conexão.

Polaridade do plug

As fontes comuns de notebook descarregam energia na forma de corrente contínua. Dessa forma, existem dois polos bem definidos (positivo e negativo). A polaridade do plug se refere à sua construção.

Em geral, a ponta do fio de energia de um carregador é composta por uma parte externa, metálica, com uma espécie de furo na região interna. Na verdade, existe um segundo fio ali dentro.

A parte de fora constitui um polo, e o contato interno, outro. Para que haja compatibilidade entre as fontes, é preciso que essa polaridade seja a mesma, pois ela depende da conexão que existe no laptop.

Para descobrir a polaridade do plug, ou seja, onde fica o positivo e o negativo, você também pode utilizar um voltímetro.

Como verificar a compatibilidade entre fontes

Todas essas informações devem estar impressas na própria fonte. Na etiqueta, procure pelos seguintes indicadores:

  • OUTPUT: é a referência de valores de energia que o carregador vai entregar ao notebook, ou seja, voltagem (V) e amperagem (A);
  • Símbolo do plug: vai indicar a sua polaridade, separando a parte externa da parte interna.

Na imagem a seguir, todos esses pontos estão destacados. Vale lembrar que toda fonte deve apresentar os valores com as unidades de medida em ampère e volt, mas cada modelo pode colocar essas informações em locais diferentes da etiqueta.

Detalhe da etiqueta de uma fonte de notebook.
Detalhe da etiqueta na fonte de um notebook.

Na foto acima, podemos identificar uma tensão de saída de 19,5 volts, com intensidade de corrente de 4,62 ampères. O símbolo do plug indica que o lado externo do conector do cabo é o polo negativo, com o positivo sendo o fio interior. 

Observação: também é possível utilizar um multímetro para verificar essas informações manualmente – esse tipo de ferramenta inclui um voltímetro e um amperímetro no mesmo equipamento.

Com todos esses valores identificados e comparados com a face do carregador original, você será capaz de analisar a compatibilidade entre duas fontes de notebooks diferentes.

Fontes para notebook: onde comprar

Se você possui um carregador de um laptop diferente, que não é compatível com o notebook em questão, existe a opção de comprar fontes de reposição, construídas de acordo com as especificações do modelo original.

Esses componentes oferecem maior segurança ao usuário, pois as precauções de compatibilidade já foram verificadas e testadas. Assim, elimina-se o risco inerente à utilização de carregadores com amperagem e voltagem diferentes.

Na loja virtual da ELGScreen, você encontra uma série de opções de fontes para notebook, com modelos compatíveis com as principais marcas do mercado de laptops. Para conferir a lista de produtos, clique no banner abaixo!

Banner para a página de fontes para notebook da ELGScreen.
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *