Skip to main content

Problemas com o controle de brilho nas telas de notebook: o que pode ser?

0 Flares 0 Flares ×

Se você tem um notebook com a tela de LED sem brilho, apesar de ser possível ver  a imagem escurecida no fundo e já tentou todas as outras possíveis causas explicadas, é bem provável que tenha um componente, que funciona como um fusível, queimado na placa-mãe. Veja como o controle de brilho pode influenciar nisso.

Os notebooks mais recentes, em sua maioria, usam telas de LED. Diferente da telas de lâmpada (CCFL), as telas de LED nao se utilizam de um inverter, componente responsável pela conversão e alimentação de energia nas telas CCFL. O Inverter, além de ter a função de acender a tela de LCD CCFL, ela protege as telas e o notebook de possíveis sobrecargas ou curto circuitos.

Como as telas de LED não necessitam de um inverter para serem energizadas, para que haja esta “proteção”, os fabricantes colocam uma espécie de fusível na placa-mãe para proteger a tela contra variações de tensão. No entanto, por vezes, um problema momentâneo ou até mesmo um conector mal conectado, pode causar a queima deste componente, levando a tela a ficar sem brilho.

São muito recorrentes os casos em que o usuário tem um problema em sua tela necessitando repô-la. Porém, o problema é que, ao fazer a reposição sem tomar os devidos cuidados, esses componentes podem acabar se queimando, gerando um novo problema. Isso ocorre por alguns motivos: o principal e mais comum, é efetuar a troca da tela com computador energizado, ou seja, sem ter retirado a bateria do notebook.

Mesmo estando desligado, com a bateria acoplada no momento da troca da tela, os componentes podem estar energizados, causando o curto que danificará os fusíveis fazendo com que a tela deixe de “acender” corretamente.

retirar a bateria

Outra causa comum, é um mal encaixe do conector. O conector da tela é formado por diversos pinos (20,30, 40). Cada um desses pinos tem uma função específica. Se na hora de trocar a tela do notebook o usuário não toma o devido cuidado e deixa o conector mal encaixado, os pinos podem ter contato com outro que não o correto para a sua função, e causa um curto circuito que geralmente ocasiona a queima desses componentes. O componente queima, mas impede que a placa-mãe seja danificada por completo.

Parece um pouco complicado, mas veja as fotos abaixo que vai ficar bem claro:

mal_contato_reto_longe

Você vê algo errado na conexão? Olhe mais perto agora.

mal_contato_reto

Repare que há uma pequena distância entre o conector do cabo flat e a conexão da tela. Essa pequena distância, pode ocasionar um curto por intermitência no fornecimento de energia.

Veja esse outro exemplo:

mal_contato_torto_longe

A primeira vista parece que está tudo certo. Mas se olharmos com cuidado:

mal_contato_torto

Note que o conector do cabo flat esta levemente torto, não encaixando perfeitamente. Esse desvio mínimo é suficiente para provocar um curto nos circuitos, resultando na falha nos fusíveis.

Veja como fica a conexão quando feita de forma correta. Não há nenhum espaço entre as conexões.

conexão correta

OK. Mas o que fazer se nenhuma dessas soluções resolverem o problema?

Quando a tela do notebook exibe imagem escurecida, além das causas previamente citadas, pode haver um problema com o fornecimento de energia a partir da placa-mãe. Isso pode ocorrer devido a um curto em um dos fusíveis ou do MOSFET.

Quando a tela deixa de apresentar brilho após uma reposição de tela, o ideal a se fazer é testar a tela original (que estava acendendo normalmente antes, apesar de avariada por exemplo). Caso ela também não esteja acendendo agora,  o problema pode ter ocorrido durante a troca da tela, queimando um fusível ou o Mosfet.

O que fazer se o problema é realmente o fusível da placa-mãe?

Neste caso o melhor a fazer, CASO VOCÊ NÃO SEJA UM EXPERT EM ELETRÔNICA , é levar até uma assistência técnica. Um técnico especializado terá condições de efetuar testes que verificarão exatamente qual fusível deve ser reposto e fará sua reposição de forma correta, corrigindo o problema.

Caso queira mais detalhes você pode acessar este link.

Conte-nos se foi possível corrigir o seu problema com nossas dicas. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco e teremos prazer em auxiliá-lo.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

4 thoughts to “Problemas com o controle de brilho nas telas de notebook: o que pode ser?”

  1. Boa Noite, Tenho um Vostro 5480, tive que fazer a troca da tela, e depois que efetuei a troca, quando aumento e diminuo o brilho em certos momentos a tela pisca, na bateria ele aumenta apenas ate uns 16 e na bateria ele aumente ate os 49, depois disso a tela fica sem brilho e piscando e reparei que a aumentar depois desses niveis, escuto um barulho no conector do flat na tela. O que seria o prohblema ?

    1. Bom dia! Obrigado pelo contato. Neste caso o ideal é procurar a assistência que efetuou a troca Rafael. É possível que esteja havendo algum tipo de curto. Demonstre pessoalmente e peça para que ele teste oura tela pra ver se o problema persiste.

      Qualquer coisa estamos a disposição! Att. 😉

  2. ola, boa noite.
    estou com um problema de controle do brilho da tela do notebook. o problema apareceu depois que atualizei para a versão Windows 10. modelo positivo unique s2065. através do teclado quando aciono a teclas de aumentar e diminuir o brolho posso ver o indicador da configuração se ajustando e mostrando a porcentagem do brilho, porem o brilho não muda, esta sempre muito forte. espero muito que me ajudem. agradecido pela atenção.
    joão paulo

    1. Olá João Paulo, bom dia. Obrigado pelo seu contato. Acredito que seja apenas um caso de configuração. O Windows 10 tem opção de definir um perfil de energia, que as vezes pode influenciar no funcionamento desta função. Para ajustar segue um passo a passo:

      – Passo 1. Clique no ícone da bateria, à esquerda do relógio. Em seguida, vá no botão com a representação de um sol para alternar entre o brilho fraco (25%), médio (50%), alto (75%) e máximo (100%);

      Passo 2. Caso queira definir um nível de brilho personalizado, selecione “Configurações de energia e suspensão”. O painel de controle será aberto. Deslize a tela até o fim e clique em “Configurações de energia adicionais”;

      Passo 3. Por fim, use a barra localizada na parte inferior da janela para ajustar o brilho da tela.

      Verifique nas configurações de energia se o perfil escolhido não faz a opção de manter a tela em 100%¨de brilho.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos a diposição. Att. Equipe ELGScreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *