Skip to main content
consertar-o-plug-da-fonte

3 passos para consertar o plug da fonte do notebook

0 Flares 0 Flares ×

Existem vários motivos para que a fonte de notebook apresente problemas ou fique inutilizável. Alguns deles estão no plug que conecta a fonte ao notebook.

Quando se enrola os cabos de forma apertada, ocorre algum choque ou o cabo é puxado da tomada sem cuidado sua fiação pode ser danificada. Veja aqui os passos para consertar o conector da fonte do notebook e não precisar trocar por um novo.

Na maioria dos casos, para consertar o plug da fonte do notebook é necessário apenas um alicate de corte, um alicate de bico fino, fita isolante e massa para modelagem, entretanto em alguns casos é preciso utilizar solda eletrônica.

Identifique a parte danificada

 Descubra onde está o problema, identificando a parte do cabo que está danificada. Se for próximo ao plug, exponha o fio colado a ele fazendo pequenos cortes superficiais pela lateral com o alicate até conseguir enxergá-lo. Retire todo o material que o cobre até identificar onde está o fio quebrado ou queimado.

consertar-o-plug-da-fonte

Religue o fio

Depois de encontrar o fio danificado, normalmente a solução é ligar o fio que se quebrou ao outro e fixá-los com fita adesiva depois de estarem bem enrolados.

Aqueça a solda

Se o problema for na base do plug será preciso utilizar a solda elétrica com maior cuidado. Aqueça a solda, junte o fio e aplique apenas a quantidade de gotas suficientes para grudar. Espere secar para fechar o plug.

consertar-o-plug-da-fonte-2

Feche o plug

Feche o plug usando a massa para modelagem. Separe o pedaço suficiente para cobrir a base do plug que foi retirada, moldando para que fique no mesmo formato e tamanho da anterior.

Espere secar

Espere secar para ver o resultado. Se quiser deixar o conserto mais discreto, pinte a massa da cor do cabo (normalmente preta) ou coloque fita isolante por cima.

Teste e veja se sua fonte voltou a funcionar. Caso não volte, é preciso identificar se o problema realmente está no cabo. Outra opção é trocar a fonte do notebook por outra nova. Clique na imagem abaixo e confira as opções da ELGScreen! 

confira-os-modelos-de-fontes

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

6 thoughts to “3 passos para consertar o plug da fonte do notebook”

  1. Boa noite, o meu cabo do carregador literalmente do dia para a noite não encaixa mais no meu notebook, eu conecto ele e ele não encaixa, fica solto.. gostaria de saber se vocês sabem me dizer o que pode ter acontecido e como posso consertar.
    Agradeço desde já.
    Att João Pedro

    1. Olá João, obrigado pelo contato.

      Aparentemente pelo descrito, creio que DC Jack que fica na placa deve ter soltado. Nesse caso será necessário entrar em contato com alguma assistência técnica para eles verificarem se foi isso mesmo, e testarem pra ver se o dc jack esta funcionando, e soldá-lo novamente.

      Espero ter ajudado. Att.

  2. Oi! Além de só carregar e parar de carregar, A hora o pino não está encaixando na entrada.

    1. Olá Roberta. Obrigado pelo contato.

      Você adquiriu a fonte conosco? Caso tenha comprado em nossa loja, por favor, acesse https://www.elgscreen.com/rma epreencha o formulário para que possamos auxiliá-la. Caso não tenha comprado conosco a fonte, entre em contato com o vendedor e solicite a troca da mesma. O funcionamento descrito não é correto e é possível que haja algo de errado com a fonte mesmo.

      Att.

  3. Ola meu nome é Thierry, e meu carregador do notebook quebrou a ponta, mas ele carrega e as vezes para de carregar, acho q é mal contato. Os fios estão expostos, o que posso fazer para ele voltar a funcionar normalmente

    1. Thierry, bom dia. Não aconselhamos utilizar a fonte do notebook nessas condições. A Chance de queimar a placa é grande quando a fonte está em curto, e pela descrição que você deu, existe chance de ocorrer um curto circuito. O ideal seria repor a fonte. Se precisar de ajuda, me informe o modelo do notebook que lhe passo o link da fonte correta. Verifique as especificações técnicas da fonte antes de comprar e certifique-se de que voltagem e tensão são as mesmas da fonte original. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *