Técnico de informática: como montar um home office no quarto?

0 Flares 0 Flares ×

Muitos técnicos de informática precisaram se adaptar à rotina de trabalho remoto, mas dispõem pouco espaço dentro de casa. Nesses casos, saber como montar um home office no quarto pode ser a única solução.

Separar um canto exclusivo para o trabalho, manter a mesa organizada e investir em equipamentos para facilitar as tarefas do dia a dia são algumas das alternativas para criar um local apropriado.
No entanto, dividir o mesmo espaço entre atividades profissionais e pessoais pode se tornar um desafio ao precisar se concentrar. Continue a leitura para entender mais sobre como construir e utilizar um home office dentro do quarto!

Escolha sua área de trabalho

Por menor que seja o quarto de uma pessoa, ele possui, ao menos, quatro cantos. A primeira etapa será separar um local dentro desse espaço, que cumprirá a função de escritório.

Se possível, escolha um local iluminado, próximo a uma janela. Além de ajudar com a luz natural do dia, ter um ponto distante para olhar ajuda a tirar o foco da tela do computador – que pode prejudicar a saúde ao se estender por muito tempo.

Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

Mantenha a mesa de trabalho organizada

A mesa de trabalho é um dos pontos principais de um home office. Sua organização é fundamental para não causar distrações durante o dia, mantendo acesso rápido a todos os equipamentos necessários.

Manter uma mesa organizada significa estabelecer o local de cada item e manter a ordem desses objetos, fazendo limpezas frequentes (de preferência, ao final de cada dia de trabalho).

Esse processo exige disciplina, mas garante que, ao acordar, o espaço de trabalho esteja pronto para ser utilizado da melhor forma.

Mesa de trabalho com tela de computador, notebook e outros itens.
Uma mesa organizada ajuda a manter a concentração durante o trabalho.

Estabeleça limites

Com o espaço selecionado e a mesa pronta, a pessoa estará cem por cento preparada para desempenhar suas funções sem nenhum tipo de problema. Correto? Não! É preciso se atentar ao fato de que estamos acostumados a fazer outras coisas dentro do quarto.

Para a maioria das pessoas, esse cômodo da casa é sinônimo de descanso e relaxamento. Por isso, é comum existir alguma espécie de conflito, e que a vontade de trabalhar diminua em um home office nesse modelo.

A solução mais eficiente é estabelecer limites para o que deve ser feito nesse espaço. Ou seja, reduzir ao máximo as atividades “permitidas” no local de trabalho que não sejam de caráter profissional.

Algumas recomendações do que se deve evitar:

  • Fazer refeições ou pequenos lanches
  • Assistir vídeos no YouTube (com exceção do canal da ELGScreen)
  • Jogar videogame
  • Atender chamadas pessoais (telefone, WhatsApp, Skype)

Se você possui apenas um computador, que reúne seus arquivos profissionais e também é responsável pelo entretenimento, retire a máquina da mesa de trabalho quando for realizar atividades pessoais.

Mulher sentada no sofá com notebook no colo.
Para atividades fora do trabalho, procure sair do home office no quarto.

Ao respeitar seu home office, mesmo dentro do quarto, você estará treinando seu cérebro para entender que aquele local serve a um único propósito. Essa atitude pode parecer exagerada, mas carrega um grande potencial de melhorar a experiência no trabalho.

A pandemia causada pelo novo coronavírus pegou as empresas de surpresa, afetando principalmente negócios de pequeno e médio porte. O distanciamento social é uma medida que busca diminuir a propagação da Covid-19, mas torna a rotina profissional muito mais complicada.

Essa estratégia de limitar determinadas tarefas a ambientes específicos pode ser aplicada para todas as áreas, também na esfera pessoal. Ou seja, ao mesmo tempo em que se estabelece um local de trabalho, o mesmo pode ser feito para espaços de descanso, de alimentação, de entretenimento e de atividades físicas, por exemplo.
É importante cuidar da saúde física e mental durante esse período, para que possamos sair melhores e mais preparados, na medida do possível. Em nome da equipe da ELGScreen, desejamos toda a sorte aos trabalhadores e trabalhadoras que estão passando pelo desafio do home office.

Banner para a página de download do infográfico sobre atendimento remoto da ELGScreen.

Invista em um setup de trabalho

Um home office básico precisa de apenas uma mesa, uma cadeira e um computador. E, no caso dos técnicos de informática, pode-se adicionar à lista os equipamentos necessários para os reparos em notebooks, celulares e desktops.

No entanto, é possível investir em alguns acessórios que trazem conforto e agilidade nas tarefas de trabalho. O setup ideal vai variar de acordo com as tarefas que cada pessoa traz em sua rotina.

Por exemplo, se suas atividades demandam muita leitura, possuir uma segunda tela (com maior qualidade resolução em pixels) vai trazer uma experiência melhor, além de reduzir a necessidade de ficar alternando entre janelas.

Por outro lado, se o foco estiver nos consertos, investir em um suporte (tipo estante) para elevar o computador e comprar um kit de teclado e mouse sem fio pode liberar mais espaço na mesa, eliminando a necessidade de ficar realocando objetos.

A ELGScreen, loja especializada em peças e componentes de notebooks, separou uma página exclusiva com acessórios para home office, com uma seleção de produtos para facilitar a rotina de quem precisa trabalhar em casa. Clique no banner para conferir!

Banner para páginas com produtos tecnológicos para home office.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *