vírus mais conhecidos

Conheça os tipos de vírus mais conhecidos e perigosos na internet

0 Flares 0 Flares ×

Desde o surgimento dos computadores, falhas de segurança e vírus ameaçam a tranquilidade dos usuários. Alguns vírus se tornaram mais conhecidos por causarem prejuízos de milhões de dólares, enquanto outros existem simplesmente para infernizar a navegação.

Atualmente, as falhas denominadas Spectre e Meltdown ajudaram a reacender a discussão sobre segurança digital e, principalmente, se estamos realmente compartilhando dados protegidos.

Confira uma lista com os tipos vírus mais conhecidos e como se proteger!

Cavalo de Troia

Você provavelmente já conhece e já foi infectado por um dos vírus mais conhecidos: o Trojan Horse, ou cavalo de Troia em português. Esse tipo de malware leva esse nome pois, assim como a história do cavalo de Troia original, está disfarçado como algo bom, dentro de programas ou arquivos normalmente espalhados pela internet.

Há quem não considere os cavalos de Troia como vírus por não se replicarem, julgando-os mais uma categoria de malwares do que um infecção em si. Porém, popularmente, qualquer tipo de malware é chamado de vírus.

Ao infectar o computador, esses vírus podem realizar ações programadas pelo criador, como por exemplo roubar dados. Felizmente, a grande maioria dos antivírus já dão conta de impedir sua instalação. Mesmo assim, vale a pena ter cuidado com arquivos de fontes não segura, principalmente programas executáveis (*.EXE, *.BAT, *.CMD, *.SCR e *.JS, entre outros) e zipados (.rar, .zip, .7z, etc).

Conficker

Mesmo com mais de dez anos de existência e métodos de remoção efetivos, o Conficker continua infectando computadores. Em seu auge, o vírus infectou mais de 15 milhões de máquinas e causou milhões de prejuízos para negócios e até governos.

O Conficker ataca principalmente pela internet e mídias removíveis, como pen drives. Depois de invadir o sistema, o vírus cria uma espécie de rede com os computadores infectados. Essa rede distribui conteúdo indesejado, realiza ataques de DDoS (ataques de negação de serviço) e rouba dados de usuários.

Hoje em dia, apenas computadores antigos, sem antivírus e atualizações de segurança, estão vulneráveis. Manter o computador atualizado e com um bom antivírus rodando já é o suficiente para proteção.

Ramnit

Outro malware que entra na lista dos vírus mais conhecidos é o Ramnit, que também se espalha por dispositivos removíveis. O Ramnit infecta programas executáveis, com extensão *.exe, com o objetivo de roubar dados como arquivos do HD e cookies dos navegadores.

Esse vírus também utiliza e-mails de spam para se espalhar, por isso, sempre verifique a origem da mensagem. Os antivírus gratuitos atuais já conseguem detectar e remover com sucesso esse worm.

Sality

O Sality é uma família de vírus mais conhecida por oferecer grandes riscos. Ao invadir o computador, este vírus infecta programas pré-instalados (como Bloco de Notas) e ainda pode apagar arquivos com determinadas extensões.

Além de deletar seus arquivos, o programa pode diminuir a segurança do PC, baixar e executar novos arquivos e roubar dados.

Seu combate foi difícil justamente pela inteligência do vírus. Ao detectar que um antivírus iria atacá-lo, o Sality fechava a janela antes que a ação fosse realizada. Manter o computador atualizado com um antivírus é o suficiente para se proteger.

Coinminers

Os chamados coinminers são malwares que utilizam a máquina infectada para minerar criptomoedas, como a Bitcoin. Existem diversas variações desses vírus, que infectam por meio de páginas hackeadas da internet, extensões de navegadores e através de arquivos baixados.

Existem programas legítimos que utilizam a CPU e GPU dos computadores para extrair as moedas, mas esse não é o caso. Os vírus deixam o computador infectado sobrecarregado, diminuindo drasticamente a performance do PC.

Antivírus como o Windows Defender já removem essas ameaças, mas é bom tomar cuidado, pois novas versões estão se espalhando. A principal dica se repete: mantenha seu computador atualizado, antivírus funcionando e tome cuidado com páginas e arquivos suspeitos.

Além dos vírus mais conhecidos, outras milhares de ameaças se espalham na internet. Procure se defender de forma efetiva e, caso algum problema mais grave apareça, procure uma assistência técnica de sua confiança.


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *