Loja física: 5 passos para vender mais na era da internet

0 Flares 0 Flares ×

Você já teve a sensação que as coisas não estão funcionando mais como antes?

Seus clientes dizem que vão voltar e nunca voltam?

Seus clientes estão sempre procurando por preço?

Você não sabe o quê, mas alguma coisa diz que você precisa tomar decisões diferentes para que no final do mês o resultado seja positivo?

Precisa impactar seu cliente de uma maneira totalmente diferente?

Mas o que fazer?

1. ACEITE A REALIDADE

Hoje em dia existe uma série de mudanças acontecendo no mundo dos negócios e que estão impactando diretamente as vendas das empresas.

A culpa não é do mercado, ou da Dilma, ou da crise financeira. O processo de vendas é que está completamente diferente do que era há 10 anos. Temos que nos ADAPTAR para conseguir impactar melhor nossos clientes.

O vendedor não é mais o caminho mais rápido para o cliente conseguir as informações sobre o que precisa para comprar. A internet está repleta de informações que os ajudam a decidir qual caminho traçar.

No Brasil, 75% do processo de compras é feito pelo cliente sozinho, sem a ajuda de um vendedor. Nos EUA diferentes pesquisas sobre vendas mostram que o cliente percorre sozinho mais de 60% do processo de compras, porém, 73% desses clientes gostariam de ter tido contato com um vendedor desde o começo.

E onde você estava nesse momento?

2. ESTEJA PRESENTE

possoajudar

Lembre-se que as pessoas pesquisam tudo pela internet, inclusive o nome da loja, onde vende determinado produto, onde encontrar determinado serviço e a reputação dele. É por isso, que sua empresa tem que estar bem representada.

Se você não está na internet, você está perdendo vendas. Se você está na internet, está sendo encontrado? Tenha certeza que em grande parte dos casos, quando um cliente entra em uma loja física, é porque ele já pesquisou na internet e a escolheu para resolver seu problema.

Se o cliente pega o carro e vai até uma loja, ele quer voltar para casa com uma solução para seu problema. Ele não quer perder tempo procurando outra loja que ofereça o mesmo serviço, se você atende as expectativas dele, ele vai para casa feliz!

Resolva o problema do cliente, e resolva rápido! Caso contrário, outro irá resolver.

Todo mundo comprou a ideia de que o cliente tem que encontrar o fornecedor usando a internet e não o inverso. Por isso, todos os vendedores estão esperando o cliente tomar uma iniciativa.

87% dos vendedores afirmam que a principal razão que o fez perder uma venda foi o PREÇO. Mas, se você perguntar para os clientes, você vai descobrir que 80% deles compram de outro fornecedor porque o vendedor desapareceu.

Todo cliente tem pelo menos umas 10 dúvidas na cabeça antes de comprar um produto ou fechar um serviço.

Mas como eu ganho esses clientes?

Mas antes…Se você estiver gostando desse artigo, coloque o seu email abaixo e seja o primeiro a receber novidades e conteúdos exclusivos sobre telas para notebook por email.

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

3. SUPERE AS EXPECTATIVAS

reterclientes

Para vender nesse cenário, o vendedor precisa ser capaz de solucionar o problema que o cliente precisa resolver, fazendo parte do trabalho que o cliente deveria fazer.

Se você recebeu uma cotação via e-mail, retorne, ligue para o cliente, se ofereça para resolver o problema dele. Pegue na mão e o conduza pelo processo de compra, ele não quer ter que passar por todo o processo de compra sozinho.

Um cliente potencial é como a mulher mais bonita da balada. Se você não fizer o primeiro movimento, alguém fará.

Se você ficar esperando pelo discurso ideal para chegar na menina, alguém vai levar. Enquanto você fica aí pensando em que tipo de piadinha ou poesia você vai usar para convencê-la a ficar com você, um cara maluco apenas sendo simpático e sorridente já pediu a menina em casamento.

Seus clientes não valorizam os produtos ou o atendimento? Seus clientes querem comprar apenas preços baixos? Certo? ERRADO!

O cliente vai dizer NÃO enquanto você não provar seu valor. Ele diz que ficou caro e que não vai fechar o orçamento naquele momento? NADA DISSO!

Ele vai à loja ao lado, vai à internet e vai FECHAR o orçamento com a empresa que melhor provar seu valor. O cliente já gastou muito mais dinheiro do que ele tinha para adquirir um bem e quando um problema acontece ele simplesmente vai resolver no lugar mais barato? Você faria isso?

4. MOSTRE SEU VALOR

mostreseusdiferenciais

Mostre seus diferenciais, mostre porque é melhor para ele comprar com você e não com seu concorrente! O que você oferece diferente do seu concorrente? Qual seu diferencial?

Se você oferece o mesmo serviço ou produto, no mesmo prazo de entrega e pagamento, com a mesma garantia, com o mesmo atendimento, porque ele vai escolher a sua empresa?

Ofereça atendimento personalizado, garantias maiores, prazo de entrega menores, produtos a pronta entrega. Se possível, ofereça outro produto para ele utilizar enquanto o dele está arrumando, facilite o pagamento! Pense, seja diferente!

Não importa a quão bem sucedida seja a sua empresa, cedo ou tarde você vai rodar. Existe sempre alguém menor, mais rápido, mais criativo ou mais exigente que vai aparecer na sua praia e tirar o mercado de você. Então, nunca relaxe.

5. FOCO NO SEU NEGÓCIO

Focononegocio

Crie parcerias sólidas! Esqueça da relação cliente-fornecedor que você tem com seus fornecedores, procure parceiros, fornecedores que querem entender o seu dia a dia e ajudá-lo a vender mais, a fechar mais orçamentos, a maximizar seu tempo, deixando você livre para focar no seu negócio.

Na maioria das pequenas e médias empresas, quem atende o cliente é também quem faz as cotações e as compras. Todos sabemos que o processo de compras demanda muito tempo. São diversas cotações para no final do dia, o cliente não aprovar o orçamento.

Seu vendedor, atendente, comprador, tudo junto, passa mais de 40% do tempo diário resolvendo problemas internos ou com fornecedores, apagando incêndios e consequentemente deixa de dedicar parte do dia ao que mais importa! Cuidar do seu negócio, focar no seu cliente, exibir seus diferenciais!

Mude, faça diferente, reinvente seu processo de vendas, foque no seu cliente, seja honesto, faça o que faz com paixão, produza parcerias solidas, venda mais!

Não faça a mesma coisa repetidamente e espere resultados diferentes!

Se você gostou, deixe seu comentário, se não gostou, deixe também!

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

14 thoughts to “Loja física: 5 passos para vender mais na era da internet”

  1. Muito bom. Matérias como essas fazem com que repensamos o modo como estamos trabalhando e nos da um ânimo para mudar. Parabéns.

    1. Olá Leozir, obrigado pelo cometário. Para alcançar resultados diferentes temos que mudar o que estamos fazendo que não gera resultado. Em breve postarei mais artigos sobre o tema, fique ligado.

  2. Realmente ajudou para cair a ficha. São estas dicas básicas que fazem a grande diferença. Obrigado mais uma vez.

  3. Adoramos a iniciativa, ótimas dicas, certamente vamos agregar no nosso dia a dia e repassar para nossos parceiros!

  4. Gostei dessa matéria! Realmente temos sempre que nos atualizar para conseguirmos vencer, seja vendendo pela internet ou pessoalmente. Obrigado por compartilhar conosco! Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *