Placa de circuitos eletrônicos em conserto

Vale a pena abrir uma assistência técnica de informática?

0 Flares 0 Flares ×

A decisão de empreender e abrir uma assistência técnica de informática pode ser uma boa alternativa para aqueles que buscam ter mais autonomia, podendo resultar em ganhos financeiros expressivos.

A cada dia, novos aparelhos são lançados e, consequentemente, abrem-se portas para a prestação de serviços relacionados a esses produtos, desde a limpeza e reparos físicos até a recuperação de arquivos e instalação de programas.

Quer saber se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática? Neste post, analisamos alguns pontos importantes para considerar antes de embarcar nessa jornada. Boa leitura!

Mercado de tecnologia no Brasil

Hoje, é praticamente impossível uma pessoa trabalhar sem um computador. Com a crescente tendência de automação das tarefas de trabalho, o acesso aos aparelhos é essencial.

Uma notícia do site Canaltech, que analisou relatórios da consultoria IDC (empresa de inteligência em tecnologia da informação), revelou um crescimento de 14% no número de vendas de notebooks e PCs, comparando o segundo trimestre de 2018 com o mesmo período no ano anterior.

Isso significa que, entre abril e junho de 2018, foram vendidos 1,4 milhão de computadores (destes, 70% foram notebooks), o que resultou em um faturamento de R$ 3,57 bilhões.

A grande quantidade de aparelhos em uso no Brasil é um bom indicativo de que a demanda por serviços de assistência técnica também será grande.

Uso contínuo de computadores no ambiente de trabalho
Hoje, computadores estão envolvidos em praticamente todas as atividades de trabalho.

Qualificação

Consertar um aparelho é a opção preferida por quem quer economizar. Dispositivos eletrônicos exigem um cuidado especializado, especialmente os mais recentes, que têm se tornado cada vez mais finos e complexos.

Em algumas ocasiões, o problema pode ser resolvido com uma simples limpeza do aparelho. Dessa forma, não é viável ao usuário descartar a máquina e comprar uma nova. Esse processo, todavia, exige uma técnica específica, para que nenhum componente seja danificado.

Para além dos consertos de componentes, há também os serviços na área de software. Formatação, instalação de programas e recuperação de arquivos estão entre as demandas básicas de um computador. Por fim, pode-se trabalhar oferecendo soluções como configuração de redes de internet.

A oportunidade para uma assistência técnica está no quesito qualificação. Possuir certificações de garantia do serviço – como ser uma assistência técnica autorizada de uma marca, por exemplo -, transmite segurança e confiança para os clientes.

Smartphone aberto para conserto
Com orçamento curto, pessoas preferem consertar o aparelho do que comprar um novo.

Riscos e oportunidades

Começar um negócio novo traz vantagens e desafios. É preciso analisar os riscos e oportunidades externas, bem como as forças e fraquezas internas. Avaliar a concorrência e os tipos de serviço já oferecidos é fundamental nessa tomada de decisão.

O setor de assistência técnica de informática já apresenta, hoje, grandes redes de franquias. Por mais que seja possível entrar como franqueado, o processo exigirá um maior aporte financeiro.

Portanto, é sempre recomendado realizar uma boa pesquisa de mercado, pois cada localidade possui suas particularidades. Não se esqueça de verificar as exigências jurídicas desse tipo de negócio, quais são os tributos envolvidos e como se dá o processo de regulamentação e abertura de uma assistência técnica de informática.

Pesquisas e cálculos de viabilidade de mercado
Pesquisas de mercado ajudam no entendimento sobre a viabilidade do negócio.

Outro cuidado a se destacar é a quantidade de informação disponível, de graça, na internet. Há um número grande de vídeos no Youtube ensinando a como montar e desmontar equipamentos, trocar componentes e recuperar dispositivos como notebooks e celulares.

E esse número aumenta mais ainda, se a busca for feita em inglês. Então, vale a pena dar uma pesquisada no material que já existe, para analisar em quais serviços o seu negócio poderá se destacar.

Ao mesmo tempo, muitas pessoas preferem deixar seus dispositivos em mãos confiáveis e com garantia de resolução do problema. Afinal, o barato pode sair caro: ao realizar um conserto sem ter a instrução necessária, não são baixas a chance de estragar o dispositivo.

Conclusão

Após considerar todos esses pontos, é fundamental ter em mente que a sociedade vive uma dependência tecnológica. O volume de aparelhos em circulação abre oportunidades para os serviços de assistências técnicas que possam garantir confiabilidade e qualidade.

Mesmo assim, é fundamental pesquisar o cenário local, analisando a viabilidade para o início das atividades. Assim, a tomada de decisão terá uma base sólida, com boas chances de sucesso!

Essas informações foram úteis? Para receber mais conteúdos como esse, toda semana, assine a nossa newsletter!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *