Saiba como transformar seu notebook em um roteador wi-fi - See more at: http://onotebook.com.br/saiba-como-transformar-seu-notebook-em-um-roteador-wi-fi

Saiba como transformar o notebook em um roteador wi-fi

0 Flares 0 Flares ×

Notebooks são dispositivos extremamente versáteis. Além das tarefas comuns ao dia a dia, ele permite que você faça deles a solução para algumas situações inesperadas, como por exemplo, não contar com internet wi-fi em determinado local. Você pode transformar o notebook em um roteador wi-fi.

O seu notebook pode fazer o papel do roteador por você, sendo o único inconveniente, o fato de que ele terá que ficar imóvel em um determinado lugar, assim como os computadores convencionais (ao menos se você não tiver um cabo longo o suficiente para se deslocar com o notebook a tira-colo).

Mostraremos neste post como você pode transformar o seu notebook em um roteador wi-fi. Lembrando que se você quiser dedicar um notebook exclusivamente à essa função é uma boa, sendo que o dispositivo terá que ficar conectado á um cabo ethernet, de modo que ele terá que ficar imóvel em um determinado lugar, assim como os computadores convencionais.

Essa dica não funciona com os desktops por um simples motivo: os computadores convencionais não possuem placa-wireless. Caso você queira usar essa função no seu pc, será necessário adquirir um adaptador de placa de rede via USB, e logo mais conectar no seu computador.

Vamos ao passo a passo:

O primeiro passo é conectar o cabo ethernet no seu notebook, depois disso, é preciso escolher um ponto ideal da casa, para que a distribuição da rede seja satisfatória. Posicione o seu notebook em lugar bem apropriado.

Agora, vá até o menu iniciar e digite cmd, agora será apresentado um arquivo chamado cmd.exe. O seu objetivo é clicar com o botão direito do touchpad e selecionar executar como administrador.

Saiba-como-usar-o-notebook-em-roteador-wi-fi-01

Será aberto o prompt de comando, na tela preta digite o seguinte código:

netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=NOMEDAREDE key=SENHADAREDE keyUsage=persistent

Agora você terá que trocar NOMEDAREDE  pelo nome de usuário do roteador/notebook,  e você também terá que substituir SENHADAREDE pela senha que você quer dedicar à sua rede wi-fi.

Se tudo der certo irá aparecer uma mensagem conforme a imagem abaixo. Nesse caso, utilizamos uma rede com nome de usuário compartilha, e a senha foi senhadeteste.

Saiba-como-usar-o-notebook-em-roteador-wi-fi-02

Apenas mais alguns passos e o seu notebook estará habilitado para a função de roteador.  Agora inicie a sua rede wi-fi através do comando netsh wlan start hostednetwork.

Saiba-como-usar-o-notebook-em-roteador-wi-fi-03

Agora o seu roteador/notebook está quase pronto, nesse ponto aqui os dispositivos móveis já encontram a rede, porém não conseguem conectar. Para resolver esse problema, nós teremos que fazer uma última configuração.

Para resolver tal situação, vá até o Painel de Controle, logo mais abra Central de compartilhamento de rede,  e selecione Alterar as configurações do adaptador.

Saiba-como-usar-o-notebook-em-roteador-wi-fi-04

Será apresentado agora todos os pontos de conexões,  ache o mais recente que você criou. No caso ilustrativo abaixo, o nosso dispositivo de conexão está com o nome de Microsoft Virtual WiFi MiniPort Adapte.

Observe que há dois caminhos logo abaixo, o wireless network connection,   que é o usado no roteador comum; e também há o wireless network connection 2, que é o ponto que iremos utilizar para transformar o notebook em roteador wi-fi.

Saiba-como-usar-o-notebook-em-roteador-wi-fi-05-transformar-notebook-em-roteador-wifi-1024x172

Agora clique com o botão direito sobre a rede com fio  que irá distribuir a internet sem fio via notebook.  Logo mais escolha propriedades, e escolha a opção  compartilhamento.

Saiba-como-usar-o-notebook-em-roteador-wi-fi-nootebook-roteador-wi-00

Agora marque a primeira alternativa, e no segundo caso, escolha a rede sem fio que será usada; para nosso caso é a Wireless Connection 2.

Saiba-como-usar-o-notebook-em-roteador-wi-fi-05-transformar-notebook-em-roteador-wifi-notebook

Depois disso dê um OK e tudo estará nos conformes. Agora o seu notebook já estará compartilhando o sinal wi-fi recebido do seu modem/banda larga ou da sua internet via rádio.

Lembrando que toda vez que você for conectar a rede wi-fi via notebook, será necessário digitar o comando netsh wlan start hostednetwork no prompt de comando CMD.

Softwares que realizam essa função:

Se você não consegui fazer o processo de configuração, não se desespere.  Existe alguns programas que realizam essa mesma função de rotear um notebook; para todos esses programas, será necessário também conectar o cabo RJ 45, para assim o notebook fazer a distribuição da internet sem fio.

Confira abaixo alguns programas para fazer do seu notebook um verdadeiro roteador de internet sem fio:

  1. Virtual Router Manager
  2. Virtual Wi-Fi Router
  3. MyRouter
  4. MyPublicWiFi
  5. Splash WiFi

Pronto!  Você acabou de transformar o notebook em um roteador wi-fi!

Fonte: http://onotebook.com.br/

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

2 thoughts to “Saiba como transformar o notebook em um roteador wi-fi”

  1. Esta é uma ótima solução para quem tem um notebook parado ou mesmo um equipamento que fica em um local estratégico da casa e pode ajudar a distribuir o sinal onde o roteador não alcança.

    Muito bom o artigo e o tutorial.

    1. Olá Paulo! Obrigado pelos elogios! Ficamos satisfeitos em saber que pudemos auxiliá-lo de alguma forma. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGSCreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *