Skip to main content
tela sem brilho

Tela sem brilho do notebook: o que pode ser?

0 Flares 0 Flares ×

Um notebook com a tela sem brilho pode ter uma série de explicações. Os motivos disso acontecer podem ir dos mais simples até alguns bem complexos e que demandam assistência técnica especializada.

Continue a leitura para descobrir as principais causas e o que fazer para recuperar o brilho da tela do notebook. Confira!

Desconfiguração do brilho pelo teclado

Os teclados de notebook possuem atalhos de comando para controlar o brilho da tela. Os fabricantes incluíram essa função pensando na otimização das baterias dos notebooks, além da facilidade de acesso dos usuários.

Na maioria dos modelos, o comando é acionado segurando a tecla Fn (função) + um dos botões com ícone de brilho – em geral, um sol “preenchido” e outro “vazado”. Algumas fabricantes colocam essas funções nas teclas de seta, ou então na barra superior do teclado, nos botões F1-F12.

Às vezes, esses atalhos são acionados, diminuindo a iluminação da tela por engano. Nesses casos, é só recuperar o brilho pressionando as teclas novamente, ajustando a intensidade.

Para usuários de Windows 10, também é possível corrigir a tela do notebook sem brilho acessando Configurações > Sistema > Vídeo.

Tela de ajustes de vídeo nas configurações do Windows 10.

É importante destacar que, para usuários de Windows 10, a maioria das configurações do sistema pode ser acessada por meio de uma busca direta, apertando a tecla ⊞ Win e digitando o que procura.

Planos de energia incompatíveis

Ainda buscando adequar a capacidade da bateria ao uso remoto, em locais onde não há tomadas, o Windows disponibiliza um painel de gerenciamento de planos de energia.

Eles definem algumas funções, como a intensidade do brilho e o desempenho do computador. Em geral, quando a bateria está perto de acabar, o Windows colocar o notebook em modo de economia de energia.

Automaticamente, a luminosidade diminui e o PC reduz a potência do processador, buscando gastar menos recursos. Você pode acessar os planos de energia do Windows em Painel de Controle > Hardware e Sons > Opções de Energia.

Tela de Opções de Energia do Windows.

Os planos de energia podem ser configurados de várias formas, clicando em Alterar configurações do plano. No caso de uma tela sem brilho, verifique se não houve uma mudança nessas configurações.

Driver de vídeo desatualizado

Outra situação que pode gerar este problema é um driver desatualizado. Esse tipo de software é responsável por fazer as peças físicas funcionarem da forma correta, junto com o sistema operacional.

O Gerenciador de Dispositivos do Windows é o local onde você pode verificar a situação de todos os drivers operando no computador. É possível encontrar desde os adaptadores de vídeo até os controladores de teclado.

Acesse Painel de Controle > Hardware e Sons > Gerenciador de Dispositivos e localize os Adaptadores de vídeo. Depois, clique duas vezes sobre o seu dispositivo de vídeo.

Tela do Gerenciador de Dispositivos do Windows.

No exemplo acima, o controlador de vídeo é um driver da Intel. Notebooks com placa de vídeo dedicada podem apresentar um segundo item, com o nome da fabricante e o modelo.

Na tela seguinte, basta selecionar a aba Driver e clicar em Atualizar Driver. O Windows 10 consegue pesquisar na Internet e encontrar, automaticamente, o software adequado para cada componente.

Tela de propriedades do driver de vídeo no Windows.

Outra opção é pesquisar manualmente, no site da marca do seu notebook, os drivers de vídeo do seu modelo de PC. Então, é só baixar e instalar normalmente, como se fosse um programa normal do computador.

Versão da BIOS

BIOS é a sigla para Basic Input/Ouput System, ou Sistema Básico de Entrada/Saída. Ela é o primeiro programa que o computador carrega, após ser ligado, e faz a comunicação entre o sistema operacional e os componentes da placa-mãe.

Caso já tenha tentado todas as alternativas anteriores e ainda assim continue com a tela sem brilho, você pode verificar, no site da fabricante do notebook, se existe alguma versão da BIOS mais atual para sua máquina.

Se a situação for confirmada, uma atualização da BIOS pode resolver o problema. Porém, para realizar o procedimento, é necessário algum conhecimento de informática. Isso porque, caso aconteça algum erro, os danos ao computador podem ser ainda maiores.

Por isso, para esse tipo de situação, aconselhamos buscar uma assistência técnica de confiança.

Cabo flat com problema

Passando pelas causas com origem em software e configuração do PC, uma tela do notebook sem brilho também pode estar relacionada a problemas no hardware, ou seja, nas peças físicas.

O componente responsável por conectar a tela do notebook à placa-mãe é o cabo flat do monitor, que possui uma estrutura delicada. Caso ocorra algum problema nele ou na conexão, a imagem projetada pode sofrer oscilações, interferindo, em algumas situações, no brilho.

Cabo flat do monitor do notebook.
Cabo flat do monitor.

O cabo flat também pode causar outros problemas no notebook, como oscilação nas cores e pouca nitidez. O lado bom é que esse componente não é caro, nos casos em que precisar ser substituído.

Componente da placa mãe queimado

Os notebooks mais recentes, em sua maioria, usam telas de LED. Diferentemente das telas de lâmpada (CCFL), as de LED não se utilizam de um inverter, componente responsável pela conversão e alimentação de energia nas telas CCFL. 

O inverter também protege as telas CCFL em caso de sobrecargas ou curto circuitos, funcionando com uma espécie de fusível. Como as telas de LED não necessitam de um inverter para serem energizadas, os fabricantes colocam uma espécie de fusível na placa-mãe para proteger a tela contra variações de tensão. 

No entanto, um problema momentâneo, ou até mesmo uma falha de cabo mal conectado, pode causar a queima deste fusível, levando a tela a ficar sem brilho.

  • Para entender um pouco mais sobre problemas de tela sem brilho relacionados aos circuitos eletrônicos do notebook, clique aqui!
tela notebook sem brilho

Notebook com a tela sem brilho.

Se você já passou ou está com passando pelo problema de notebook com a tela sem brilho, deixe nos comentários o que tentou fazer para resolver essa situação e o que deu certo.

Para dúvidas específicas, a ELGScreen tem um canal de atendimento, acessível por meio deste link, com uma equipe disponível para te ajudar.

E, para acompanhar mais dicas sobre como resolver problemas no notebook, assine a newsletter do blog. Basta preencher o formulário para receber os conteúdos, diretamente por e-mail!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

37 thoughts to “Tela sem brilho do notebook: o que pode ser?”

    1. LÇuvcas, obrigado pelo contato. Aparentemente a tela está começando a apresentar defeito. verifique se ligando o notebook a um monitor externo ( via hdmi ou VGA) se o problema persiste. Caso não persista é sinal de que a tela esta começando a falhar e neste caso só efetuado a troica da mesma. Caso no monitor externo o problema também o corra, o problema pode estar na placa. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

  1. A tenho um notebook SIM POSITIVO 8995. Ele é muito bom.. Depois de cinco anos de uso apresentou o seguinte problema: as luzes da tela não acendem, mas dá imagem normalmente, só é possível vê a imagem com uma lanterna em cima da tela.. Ou seja, os LEDs não ascendem mais, mas existe a imagem normalmente.. Alguem sabe como resolver.. Já mudei a tela e nada, já levei em várias assistência, logo dr cara alguns dizem que é BGA, quando vou em outros, dizem que não é BGA.. porque BGA não vê a imagem, ou seja ninguém sabe.. Alguém ajuda aqui?

    1. Bom dia Cleverton. Obrigado pelo contato. Você chegou a trocar a tela e mesmo assim a imagem continua igual? Você chegou a testar um monitor externo? Se após esses testes mesmo assim o problema persistir certamente é algo ligado a placa ou BGA mesmo. Neste caso sómente um técnico especializado pode lhe ajudar. SInto por não poder auxiliá-lo de forma mais efetiva. Att Equipe ELGScreen.

  2. Boa tarde, tenho um notebook da Acer, a tela escureceu, mas percebo que dá para ver um pouco se eu colocar a lanterna do celular contra a tela, dá pra ver resquício de imagem. O que pode ser?

    1. Bom dia Camila. Obrigado pelo contato. Na verdade depende do tipo de tela que vc tem no seu computador. Se for um notebook mais antigo, ele pode usar uma tela com iluminação CCFL (Lampada) e neste caso o problema pode ser no inverter. Já caso sua tela seja de lâmpada, o problema pode estar na tela mesmo. Não há uma forma de corrigir isso sem substituir o inverter se for o caso, ou a tela. Aconselho buscar ajuda profissional para detectar o problema e corrigir. Se quiser, envie-nos o modelo de seu notebook e podemos tentar auxiliá-la a saber se o problema esta no inverter ou na tela. Aguardamos seu retorno. Att. Equipe ELGScreen.

  3. Boa tarde, tenho um lenovo ideadpad 310 – consigo alterar na barra de ajuste de brilho, mas o brilho sempre permanece o mesmo, será que pode ser alguma dessas atualizações do windows ?

    1. Henry, boa tarde. Obrigado pelo contato. Aparentemente pode ser algo relacionado ao driver da placa de vídeo. Você já tentou atualizar o driver? Acredito que isso possa resolver. Se possível, volte a nos informar se o problema foi resolvido ou não. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

  4. Olá, tenho um notebook Daten DT02 M4, já é antigo, uns 5 ou 6 anos, fui usar ele a alguns dias mas a tela estava escura, pensei que tinha queimado mas aí trouxeram um outro notebook pra eu consertar que estava oscilando o brilho e era só erro nos drivers. Daí repensei sobre o meu e tentei ligar ele em um ambiente bem escuro ainda não tava aparecendo nada, mas liguei o flash do celular e coloquei contra a tela e percebi que dava pra olhar mas está muito fraca, será que pode ser erro no drive também? Vou tentar atualizar os drivers dele mas, o que voces acham que pode ser?

    1. Bom dia Edson. Obrigado pelo contato. Como você disse tratar-se de um computador mais antigo, é possível que a tela do notebook seja iluminada por CCFL (lampada) e nesse caso deve utilizar inverter. Caso seja esse o cenário, verifique se o inverter não queimou, pois normalmente os problemas de imagem escura estão relacionados ao inverter. Caso a tela seja de LED, é possível que a tela tenha realmente apresentado defeito e nesse caos o mais provável é que seja necessário efetuar a troca da mesma. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  5. agora percebi que esta acontecendo somente na bateria, porem na tomada ta normal, sendo que a bateria esta perfeita…

  6. Olá tenho um dell 7472 i7 com um mês de uso minha tela tá perdendo o brilho e voltando as vezes acontece do nada está tudo atualizado o que pode ser?

    1. Welligton, boa tarde. Obrigado pelo contato. Sinto pelo ocorrido. Como você mencionou que o notebook tem um mês de uso apenas, creio que ele esta na garantia. Lhe aconselho a entrar em contato com o vendedor, ou com a própria Dell, que tem um ótimo suporte. Dependendo do caso, é possível até que eles enviem um técnico até você para efetuar a troca, caso esteja realmente dentro da garantia Dell. Isso porque o mais provável nesse caso é defeito na tela mesmo. Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Att. Equipe ELGScreen.

  7. Meu note é um Acer aspire 4252-v497 e a tela é uma ltn140at01 da Samsung e ele ocorre esse problema antes se eu mexesse nele de algum jeito ele voltava e se eu deslocasse o mouse para um lugar específico da tela ele ficava piscando e voltava agora não acontece mas isso ele simplesmente apaga e escolhe quando vai voltar

    1. Giovanni, bom dia. Obrigado pelo contato. Infelizmente aparentemente sua tela precisa ser substituída. Caso esta seja a tela original, ela deve estar apresentando defeito. Agora, se foi trocada recentemente, pode ser um caso de incompatibilidade no caso do partnumber não ser exatamente o mesmo (mesmas especificações, porém fabricante diferente). Aconselho verificar junto a um técnico especializado. Se puder ajudar de mais alguma forma estamos a disposição. Att. Equipe ELGSCreen.

  8. Olá, eu tenho um notebook bem velhinho, já deve uns 5 anos ou mais e de uns meses pra cá a tela dele simplesmente apaga sozinha. Ele continua ligado e os comandos de teclado e até do mouse na tela funcionam perfeitamente, mas a tela em si não. Geralmente ele funcionava por cerca de uma hora até desligar. Porém agora mesmo quando a tela está ligada às vezes ela fica distorcida, cheia de linhas horizontais que distorcem tanto a imagem que nem dá pra ler o que está escrito, embora dê pra enxergar de forma geral. E às vezes isso aparece, aí some, e depois aparece de novo depois de um tempo. Recentemente também descobri que nem sempre a tela dele desliga, mas sim fica sem luz, consigo enxergar com uma lanterna, mas quando combina os dois defeitos, fica impossível fazer qualquer coisa.
    Hoje por exemplo foi a primeira vez que liguei ele e não funcionou, a tela já ficou escura e com esse defeito serrilhado direto. Desliguei e liguei de novo, fechei e abri a tela e não arrumou. Simplesmente desisti e vou tentar de novo amanhã torcendo pra funcionar.
    Levei em um conhecido que entende um pouco de computador e ele disse que o problema era a placa de vídeo, e que provavelmente nem valia a pena arrumar, pq ele tá muito velho e seria caro arrumar. Levei em uma assistência técnica também mas acho que o cara nem mexeu nele, porque quando fui pegar de volta ele disse que estava funcionando normal e que provavelmente deveria fazer uma formatação que resolveria. Mas embora eu seja bem leiga nisso tudo, tenho certeza que o problema não é software, mas sim hardware, embora eu não saiba exatamente o que. Além disso, ele está com uma parte do plástico perto da dobradiça direita partida e não sei se isso pode estar causando ou causou esse problema estragando algo internamente que passasse por ali. Também tenho receio de mandar pra outra assistência e quando abrirem acabarem quebrando ele de vez.
    Sinceramente não sei o que pode ser e nem como resolver, você pode me dar alguma direção?
    Desde já, muito obrigada.

    1. Barbara, bom dia. Obrigado pelo contato.

      Aparentemente, você está correta, assim como seu amigo. O problema deve ser na placa de vídeo, que até pode ser substituída caso encontra uma placa compatível com a configuração da máquina, porém ele também tem razao em relação aos custos. O que você pode fazer pra tentar testar, é tentar utilizar o notebook em um monitor externo (uma tv com entrada vga, que imagino seja a saída de vídeo dele ou monitor de desktop mesmo) e ainda desinstalar e re-instalar o driver da placa de vídeo. Porém acredito que seu amigo, por entender de computador, já o tenha feito. Caso ele venha a funcionar em um monitor externo, pode ser que o problema seja somente a tela, é a i é totalmente viável a substituição. Caso o problema persista em um monitor externo, o mais provável é que, por conta dos custos, não valha a pena consertá-lo infelizmente. Em relação a dobradiça, dificilmente seja a causa, salvo engano. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen

  9. Boa noite, estou com esse problema também, tenho um ultrabook asus s46c, tela de LED 14″. A tela está sem brilho nenhum, se apontar uma lanterna para a tela da pra ver tudo normal, eu uso um monitor externo que da pra usar o notebook normalmente, levei para um amigo pra testar com outra tela e funcionou normalmente, a um tempo atrás ele voltou a funcionar do nada, depois voltou a apagar até então.. Qual seria o problema? Dei uma pesquisada por alto e vi que telas de LED não possuem inverter, cheguei a cogitar que seria esse o problema, mas depois vi que poderia ser também um fusível da placa mãe. Alguém poderia me ajudar?
    Desde já obrigado!

    1. Olá Nadjo. Obrigado pelo contato. A intermitência pode ser tanto na tela, quanto no MOSFET da placa mãe. Sendo assim, recomendo que busque auxilio de uma assistência técnica especializada, pois eles testaram os dois componentes, e conseguiram isolar a a falha e efetuar o reparo ou substituição.

      Atenciosamente
      Equipe ELGSCREEN

  10. Boa noite, Meu Notebook é um Buster. A tela dele fica normal quando liga, da um tempo entre 5 a 10 segundos e ela apaga e só consigo ver com uma lanterna, depois que está ligado e fica sem atividade (a tela esta configurada para desligar no ajuste de brilho) da o certo tempo sem atividade, a tela apaga e mexo o mouse ela acende normal e da o mesmo tempo de 5 a 10 segundos e apaga novamente. O que pode ser?

    1. Bom dia Gabriel. Obrigado pelo contato. Pela descrição que você passou, acredito que o seu notebook utilize uma tela com iluminação CCFL (Lâmpada). Essas telas dependem de um inverter para se iluminarem. O Inverter é como um reator de lâmpadas frias. Ele é o responsável por “acender a tela”. Quando ele apresenta problema, a tela fica com a imagem escura, onde é possível visualizar a imagem muito ao fundo, ou com uma lanterna como você disse. A troca do inverter pode resolver. Para isso, o ideal é ver o part number do mesmo para adquirir um no mercado livre, e efetuar a troca. O procedimento é simples, porém caso não se sinta seguro, aconselhamos procurar uma assistência técnica que possa te ajudar. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

  11. Bom dia amigos. Possuo um Notebook Sony Vaio vpcsb Pcg-41212x a tela dele ficou bem escura só dando pra ver a imagem bem no fundo. Poderiam me dizer aonde fica o fusível desta placa ?. Desde já agradeço

    1. Olá Reginaldo. Obrigado pelo contato. Esta informação exatamente não tenho pra lhe passar. Nestes casos a grande maioria das vezes é um problema no cabo flat, ou na tela em si, e pode até ser neste fusível, porém são diversos CIs e não temos como lhe informar exatamente qual seria. Espero ter ajudado de alguma forma. Att. Equipe ELGScreen.

  12. Olá, possuo um notebook dell inspiron 15r n5110 e ele passou a ficar sem brilho. Já efetuei os testes com o botão power pressionado + “D” e as cores apareceram normalmente, já passei o diagnostics e não retornou nenhum codigo de erro e também já utilizei a ferramenta de diagnostico da dell para plataforma windows e novamente nenhum erro foi retornado. O que reparei é que se eu ligar o notebook e deixar carregar o windows e após alguns minutos desligar o equipamento a tela passa a funcionar normalmente, acredito que funcione pois energizou algum componente, capacitor, fusivel, etc…

    Tem alguma idéia do que pode ser?

    Obrigado.

    1. Olá Klevering, obrigado pelo contato. Infelizmente, seu caso parece bem específico. Aconselhamos que você procure uma assistência técnica especializada para que ele possam fazer testes, pois aparentemente é algo físico (hardware) e não de software.

      Se possível, retorne futuramente neste tópico para comentar a resolução do seu problema e assim auxiliar outros usuários. Obrigado! Att. Equipe ELGScreen.

  13. Olá 🙂

    Tenho um Acer Aspire M5-481t, a tema ficou sem brilho na parte inferior central, agora o problema se estendeu para todo lado esquerdo, detalhe, quando liga a tela ela passa de 1 a 2 segundos boa e escurece, eu não consigo achar essa tela em nenhum lugar, ninguém aceita pegar ele pra consertar, não sei mais o que fazer, é um notebook muito bom não quero abrir mão dele!
    Modelo da tela LP140WH7 TS A2 14″ 1366×768

  14. boa tarde, to com um notebook que não liga a tela, liga mas a tela não dá brilho, tem que usar alguma lanterna para ver a tela. testei a tela em outro notebook e funcionou , pensei que era o cabo flat e comprei outro mas está do msm jeito acho que é a placa mãe, não tenho certeza, já viu algum defeito assim? como devo proceder?

      1. Olá Lucas. Obrigado pelo contato. Bem, neste caso, mais provável é que a falha esteja no cabo flat mesmo. Você comentou que testou a tela em outro notebook e ela funcionou. Você chegou a ver se os cabos flats dos dois notebooks são compatíveis? Caso sejam, você pode testar no notebook que esta apresentando problema, utilizando o cabo do outro. As vezes o cabo que você adquiriu pode, por azar, ter chegado com problema também. Uma outra possibilidade pode ser o MOSFET. Neste caso, temos um tutorial que lhe explica melhor. Dá uma olhada aqui. Espero ter lhe ajudado. Qualquer coisa, estamos a disposição. Caso consiga solucionar, conte-nos como conseguiu para auxiliarmos outros usuários, ok? Boa sorte. Att. Equipe ELGScreen.

  15. Meu notebook é um Itautec, tirei a tela dele pra fazer um teste em outro notbook, e quando retornei pra ele o mesmo ficou com a tela com pouca luminosidade, dá pra vê o sistema operacional inicializando mais sem iluminação, já comprei um cabo flat novo, mais não resolveu nada, minha tela é de LED, deve ter sido o fusível da placa mãe?

      1. tenho uma dúvida. Vamos supor que o problema seja fusível. se eu trocar a tela, ele volta a funcionar e fica sem a proteção do fusível? ou eu tenho que realmente trocar o fusivel para resolver?

  16. meu not é um dell inspiron 3442. a tela fica escura e nao aparece brilho nenhum, dar pra ver a imagem com ajuda de uma lanterna… ja tentei de todas as formas de configuraçoes resolver o problmea, porém o tela continua escura. o pode ser? algum componente queimado?

    1. Olá Fagner. Obrigado pelo contato.

      Pela descrição que você passou, acredito que sua tela tenha iluminação por lâmpada. Essas telas, para acender, utilizam um inverter, que é responsável por “acender” a tela. Nessa caso, provavelmente, o inverter de sua máquina queimou e é preciso substituí-lo. Saiba mais sobre o inverter acessando este artigo, e também este artigo.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida entre em contato conosco através de nossa central de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *