tela sem brilho

Tela sem brilho do notebook: o que pode ser?

0 Flares 0 Flares ×

Seu notebook está com a tela sem brilho? Existem algumas razões para que isso ocorra. Dos mais simples até alguns um pouco mais trabalhosos para se resolver.

Listamos algumas das razões para que a tela fique sem brilho, com aparência escurecida, mesmo que mostrando a imagem.

tela notebook sem brilho

Vamos lá:

Controle do brilho pelo teclado

Os teclados de notebook possuem uma função de controle do brilho da tela. Os fabricantes incluíram essa função pensando na otimização das baterias dos notebooks. A tela do notebook é um dos componentes que mais consome bateria. Diminuindo o brilho da tela, o consumo também diminui. Porém, essa função pode acarretar em problemas.

Saiba mais.

Gerenciamento dos planos de energia

Ainda buscando adequar a capacidade da bateria ao uso remoto (em locais onde não há fonte de energia), o Windows disponibiliza um painel de gerenciamento de planos de energia. Através dos planos de energia, você pode definir algumas funções para economia de energia dependendo do tipo de uso que está sendo feito. Por exemplo, numa situação de muita luminosidade, talvez seja necessário estar com o brilho da tela em 100% para que seja possível enxergar, ou então ao contrário, num ambiente muito escuro, você pode diminuir a intensidade de brilho da tela, economizando energia da bateria.

Saiba mais.

Drivers, Bios

Outra situação que pode gerar este problema de brilho na tela é um driver desatualizado. Atualizar os drivers da sua máquina (drivers de gráficos, de vídeo) podem resolver essa questão.

Em último caso, caso já tenha tentado todas as alternativas anteriores e ainda assim continua enfrentando o problema, você pode verificar junto ao site do fabricante de seu notebook, se existe algumas BIOS mais atual para a sua máquina. Caso haja, a atualização da BIOS pode ser a fonte do problema. Porém, para fazer essa atualização, é necessário algum conhecimento de informática. Caso você não tenha esse conhecimento, aconselhamos buscar um técnico especialista para evitar o pior. Uma atualização errada pode danificar ainda mais o seu computador, trazendo mais do de cabeça.

Saiba mais

Componente da placa mãe queimado

Os notebooks mais recentes, em sua maioria, usam telas de LED. Diferente da telas de lâmpada (CCFL), as telas de LED nao se utilizam de um inverter, componente responsável pela conversão e alimentação de energia nas telas CCFL. O Inverter “protege” as telas CCFL em caso de sobrecargas ou curto circuitos, funcionando com uma espécie de fusível.

Como as telas de LED não necessitam de um inverter para serem energizadas, para que haja esta “proteção”, os fabricantes colocam uma espécie de fusível na placa-mãe para proteger a tela contra variações de tensão. No entanto, por vezes, um problema momentâneo ou até mesmo um conector mal conectado, pode causar a queima deste fusível, levando a tela a ficar sem brilho.

Saiba Mais

E você já passou ou está passando por algum destes problemas? Conte-nos nos comentários como conseguiu resolver ou caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco e teremos prazer em auxiliá-lo.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

18 thoughts to “Tela sem brilho do notebook: o que pode ser?”

  1. Boa noite, estou com esse problema também, tenho um ultrabook asus s46c, tela de LED 14″. A tela está sem brilho nenhum, se apontar uma lanterna para a tela da pra ver tudo normal, eu uso um monitor externo que da pra usar o notebook normalmente, levei para um amigo pra testar com outra tela e funcionou normalmente, a um tempo atrás ele voltou a funcionar do nada, depois voltou a apagar até então.. Qual seria o problema? Dei uma pesquisada por alto e vi que telas de LED não possuem inverter, cheguei a cogitar que seria esse o problema, mas depois vi que poderia ser também um fusível da placa mãe. Alguém poderia me ajudar?
    Desde já obrigado!

    1. Olá Nadjo. Obrigado pelo contato. A intermitência pode ser tanto na tela, quanto no MOSFET da placa mãe. Sendo assim, recomendo que busque auxilio de uma assistência técnica especializada, pois eles testaram os dois componentes, e conseguiram isolar a a falha e efetuar o reparo ou substituição.

      Atenciosamente
      Equipe ELGSCREEN

  2. Boa noite, Meu Notebook é um Buster. A tela dele fica normal quando liga, da um tempo entre 5 a 10 segundos e ela apaga e só consigo ver com uma lanterna, depois que está ligado e fica sem atividade (a tela esta configurada para desligar no ajuste de brilho) da o certo tempo sem atividade, a tela apaga e mexo o mouse ela acende normal e da o mesmo tempo de 5 a 10 segundos e apaga novamente. O que pode ser?

    1. Bom dia Gabriel. Obrigado pelo contato. Pela descrição que você passou, acredito que o seu notebook utilize uma tela com iluminação CCFL (Lâmpada). Essas telas dependem de um inverter para se iluminarem. O Inverter é como um reator de lâmpadas frias. Ele é o responsável por “acender a tela”. Quando ele apresenta problema, a tela fica com a imagem escura, onde é possível visualizar a imagem muito ao fundo, ou com uma lanterna como você disse. A troca do inverter pode resolver. Para isso, o ideal é ver o part number do mesmo para adquirir um no mercado livre, e efetuar a troca. O procedimento é simples, porém caso não se sinta seguro, aconselhamos procurar uma assistência técnica que possa te ajudar. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

  3. Bom dia amigos. Possuo um Notebook Sony Vaio vpcsb Pcg-41212x a tela dele ficou bem escura só dando pra ver a imagem bem no fundo. Poderiam me dizer aonde fica o fusível desta placa ?. Desde já agradeço

    1. Olá Reginaldo. Obrigado pelo contato. Esta informação exatamente não tenho pra lhe passar. Nestes casos a grande maioria das vezes é um problema no cabo flat, ou na tela em si, e pode até ser neste fusível, porém são diversos CIs e não temos como lhe informar exatamente qual seria. Espero ter ajudado de alguma forma. Att. Equipe ELGScreen.

  4. Olá, possuo um notebook dell inspiron 15r n5110 e ele passou a ficar sem brilho. Já efetuei os testes com o botão power pressionado + “D” e as cores apareceram normalmente, já passei o diagnostics e não retornou nenhum codigo de erro e também já utilizei a ferramenta de diagnostico da dell para plataforma windows e novamente nenhum erro foi retornado. O que reparei é que se eu ligar o notebook e deixar carregar o windows e após alguns minutos desligar o equipamento a tela passa a funcionar normalmente, acredito que funcione pois energizou algum componente, capacitor, fusivel, etc…

    Tem alguma idéia do que pode ser?

    Obrigado.

    1. Olá Klevering, obrigado pelo contato. Infelizmente, seu caso parece bem específico. Aconselhamos que você procure uma assistência técnica especializada para que ele possam fazer testes, pois aparentemente é algo físico (hardware) e não de software.

      Se possível, retorne futuramente neste tópico para comentar a resolução do seu problema e assim auxiliar outros usuários. Obrigado! Att. Equipe ELGScreen.

  5. Olá 🙂

    Tenho um Acer Aspire M5-481t, a tema ficou sem brilho na parte inferior central, agora o problema se estendeu para todo lado esquerdo, detalhe, quando liga a tela ela passa de 1 a 2 segundos boa e escurece, eu não consigo achar essa tela em nenhum lugar, ninguém aceita pegar ele pra consertar, não sei mais o que fazer, é um notebook muito bom não quero abrir mão dele!
    Modelo da tela LP140WH7 TS A2 14″ 1366×768

  6. boa tarde, to com um notebook que não liga a tela, liga mas a tela não dá brilho, tem que usar alguma lanterna para ver a tela. testei a tela em outro notebook e funcionou , pensei que era o cabo flat e comprei outro mas está do msm jeito acho que é a placa mãe, não tenho certeza, já viu algum defeito assim? como devo proceder?

      1. Olá Lucas. Obrigado pelo contato. Bem, neste caso, mais provável é que a falha esteja no cabo flat mesmo. Você comentou que testou a tela em outro notebook e ela funcionou. Você chegou a ver se os cabos flats dos dois notebooks são compatíveis? Caso sejam, você pode testar no notebook que esta apresentando problema, utilizando o cabo do outro. As vezes o cabo que você adquiriu pode, por azar, ter chegado com problema também. Uma outra possibilidade pode ser o MOSFET. Neste caso, temos um tutorial que lhe explica melhor. Dá uma olhada aqui. Espero ter lhe ajudado. Qualquer coisa, estamos a disposição. Caso consiga solucionar, conte-nos como conseguiu para auxiliarmos outros usuários, ok? Boa sorte. Att. Equipe ELGScreen.

  7. Meu notebook é um Itautec, tirei a tela dele pra fazer um teste em outro notbook, e quando retornei pra ele o mesmo ficou com a tela com pouca luminosidade, dá pra vê o sistema operacional inicializando mais sem iluminação, já comprei um cabo flat novo, mais não resolveu nada, minha tela é de LED, deve ter sido o fusível da placa mãe?

  8. meu not é um dell inspiron 3442. a tela fica escura e nao aparece brilho nenhum, dar pra ver a imagem com ajuda de uma lanterna… ja tentei de todas as formas de configuraçoes resolver o problmea, porém o tela continua escura. o pode ser? algum componente queimado?

    1. Olá Fagner. Obrigado pelo contato.

      Pela descrição que você passou, acredito que sua tela tenha iluminação por lâmpada. Essas telas, para acender, utilizam um inverter, que é responsável por “acender” a tela. Nessa caso, provavelmente, o inverter de sua máquina queimou e é preciso substituí-lo. Saiba mais sobre o inverter acessando este artigo, e também este artigo.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida entre em contato conosco através de nossa central de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *