Tamanho de tela de notebook

Tamanho de tela de notebook: como escolher o ideal

0 Flares 0 Flares ×

Na hora de escolher um novo notebook, a tela é um dos pontos que merecem maior atenção. Com a evolução do setor, surgem a cada dia variedades de tamanhos, tecnologias utilizadas e configurações.

O tamanho da tela de um notebook está diretamente relacionado ao tipo de uso para aquele aparelho. Pensando nisso, separamos itens para ficar de olho e tornar o processo de escolha mais simples. Continue a leitura para saber mais!

Tamanhos de tela

O grande número de opções pode tornar o processo de escolher uma nova máquina confuso. Por isso, é possível dividir os notebooks em três categorias, com relação às suas dimensões: pequenos, médios e grandes. Cada uma delas é indicada para usos e necessidades diferentes.

Tamanho de tela pequeno

Os notebooks considerados pequenos têm telas de até 13 polegadas e são indicados para quem não realiza tarefas muito complexas. Se a sua prioridade é praticidade e mobilidade, vale a pena conferir modelos dessas dimensões.

Eles geralmente possuem desempenho inferior aos notebooks mais robustos. Em contrapartida, os notebooks com telas pequenas possuem uma grande autonomia de bateria.

Tamanho de tela médio

As máquinas com telas de tamanho médio variam entre 14 e 15 polegadas e possuem ótimo custo/benefício para usos como trabalho ou estudo. Também são os mais comuns no mercado, com maior variedade de marcas e configurações.

A maioria das mochilas e bolsas que possuem compartimento dedicado aos notebooks trabalham com essa faixa de tamanho.

Comparação de tamanhos de tela de notebook

Tamanho de tela grande

Com 16” ou mais, os notebooks de tela grande são utilizados com mais frequência para entretenimento, como jogar ou consumir mídia (vídeos no YouTube, filmes ou séries), além de tarefas mais complexas, como renderização de vídeos e criação visual.

Uma tela maior pode trazer uma resolução maior, gerando imagens mais agradáveis e detalhadas. Vale ressaltar que notebooks com tamanho de tela menor também podem possuir alta resolução.

Qualidade de imagem

Tamanho e qualidade não são conceitos diretamente proporcionais. Uma tela maior não necessariamente entregará uma qualidade de imagem superior. Tudo vai depender do tipo de uso.

É só pensar nos outdoors eletrônicos, nos quais é fácil perceber as imagens pixeladas (com aquele efeito serrilhado, sem contornos suaves).

Para uma propaganda de outdoor, as informações estarão em tamanho grande, para poderem ser visualizadas de longe. Não é necessário que a imagem tenha uma resolução muito alta, pois ninguém chegará muito perto para ver.

No caso de notebooks, a resolução é mais relevante. Isso porque, para atividades como leitura e consumo de mídia, a qualidade da experiência depende da resolução.

Utilização de notebook com boa qualidade de imagem

A grande maioria dos notebooks possui uma resolução de 1366 x 768 pixels, padrão para formatos widescreen. Isso quer dizer que, mantendo esse padrão, quanto maior for o tamanho da tela, mais fácil será de identificar imperfeições na imagem, como os serrilhados citados anteriormente.

Hoje, porém, não é difícil encontrar telas com resolução FullHD (1920 x 1080 pixels), que já entregam uma experiência de imagem mais aprimorada.

Há uma série de notebooks que possuem resoluções altas, porém tamanhos de tela considerados pequenos.

Um exemplo é a linha de notebooks da Apple com as chamadas telas Retina, com modelos de 13” e 15” que entregam uma qualidade de imagem muito acima da média.

Autonomia da bateria

O tamanho da tela do notebook está diretamente ligado ao desempenho da bateria. Isso porque a tela é um dos itens que mais consomem energia no notebook.

Portanto, quanto maior ela for, mais energia demandará, consequentemente diminuindo a autonomia da bateria. Isso significa que é fundamental ficar de olho no tipo de uso para analisar o quanto ela poderá render.

Conexão de fonte de notebook

Tamanho do notebook

Quanto maior o tamanho da tela do notebook, mais pesado e maior ele será. Dessa forma, para os casos em que o notebook é utilizado em diversos locais durante o dia, uma tela menor, de até 14”, pode ser mais prática, além de permitir um tempo de uso maior por conta da autonomia da bateria, como informamos anteriormente.

Tamanho da tela e performance

O tamanho da tela não necessariamente afeta o desempenho do notebook. Porém, uma tela com maior resolução exigirá mais processamento do computador. Assim, os notebooks com telas maiores tendem a possuir uma configuração mais elevada, permitindo a realização de tarefas mais pesadas.

Esses notebooks podem tranquilamente substituir um computador de mesa em sua casa ou trabalho, com a vantagem de ter a opção de levá-los para qualquer outro local com mais tranquilidade do que um PC propriamente dito.

Tela auxiliar

Para os usuários que, apesar de exigirem mobilidade, precisam de uma tela grande, a opção de um notebook com tela pequena ou média associado a um monitor auxiliar pode ser uma boa saída.

Monitor conectado a uma tela auxiliar

Desse modo, carrega-se o notebook para as tarefas mais remotas, e conecta-se ao monitor auxiliar quando for preciso mais espaço de tela.

Há diversos fatores para se considerar na hora de escolher qual a melhor tela de notebook. O tamanho da tela interfere na mobilidade, na autonomia da bateria, na qualidade da imagem e também no desempenho.

É muito importante, antes de tudo, ter em mente qual será o uso do notebook. Assim, será possível escolher o modelo ideal, evitando adquirir um produto que não satisfaça suas necessidades.

Além do tamanho da tela, outros fatores influenciam na performance da sua máquina. Que tal fazer um upgrade na sua memória RAM? Clique no banner e conheça as opções da ELGScreen!

Memória RAM para notebook - ELGScreen

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *