Tela de notebook compatível?

Tela de notebook compatível: o que vem a ser?

0 Flares 0 Flares ×

O termo tela de substituição “compatível” é frequentemente utilizado na indústria de tela para notebooks.

Mas o que isso significa? No caso, estamos comprando uma versão mais barata e de menor qualidade do que a tela original? Entenda a fabricação dos notebooks para comprar um tela de notebook compatível.


O termo “fabricante de notebooks” é um pouco enganador, realmente essas empresas são na verdade “montadoras” de máquinas. Os componentes individuais ou partes do notebook, como o teclado, memória e disco rígido são comprados de outros fabricantes de equipamentos (OEMs).

O disco rígido pode ser fabricado pela Seagate ou Western Digital, por exemplo, o fornecimento de energia pela Delta Electronics, o processador da Intel e, claro, a tela dentro do notebook também vem de várias fontes. A empresa responsável pela marca do seu notebook simplesmente monta as peças para fazer uma máquina com a especificação anunciada, mas eles não produzem estes componentes. Assim como eles também não fabricam as telas!

 

Tela de notebook compatível

Todas as telas, incluindo a original em seu notebook, são telas “compatíveis”.
Telas de notebooks compatíveis são telas que poderiam ser usadas pelo fabricantes de notebook normalmente. Ou seja, significa que para se utilizar uma tela de substituição, basta ela contar com as mesmas especificações de sua tela original. Compatível não indica um padrão de qualidade inferior.
Isso acontece porque o mercado de telas é extremamente dinâmico. Os “part numbers” (códigos da tela) variam em bases mensais. Portanto, o mesmo notebook poderia receber uma tela Chunghwa (usado em várias máquinas da Sony por exemplo), ou uma tela AU Optronics (a AUO é um dos maiores fornecedores de displays para a indústria de notebooks), uma tela LG Philips ou ainda uma tela Samsung, por exemplo. Todas essas telas serão peças genuínas de reposição para seu notebook e irão operar na especificação requerida pelo fabricante.

É possível substituir por uma tela idêntica a original?

As vezes você pode, especialmente se o seu notebook é muito novo. No entanto, telas de notebook se tornam obsoletas muito rapidamente e são substituídas por novas versões ou modelos da mesma tela. Isto é, normalmente, uma coisa boa pois as versões mais recentes do mesmo display vem com melhorias na maioria das vezes.
Às vezes, os fabricantes como Samsung, por exemplo, simplesmente param de produzir uma tela e então, no caso de uma possível reposição, um modelo idêntico de outro fabricante tem de ser adquirido. Muitos notebooks já tem mais de 2 anos de idade, para estas máquinas, telas originais dificilmente estarão disponíveis. Isso geralmente não é um problema, pois há muitas telas de substituição compatíveis genuínas que podem ser instaladas nessas máquinas.
Por exemplo, um notebook com tela WXGA de 30 pinos, tela brilhante de 15,4 (muito comum) terá mais de 500 variações de modelos, de vários fabricantes, tais como:

  • AU OPTRONICS B154EW01 V.1, V.2, V.3 etc
  • AU OPTRONICS B154EW02 V.1, V.2, V.3 etc
  • AU OPTRONICS B154EW03 V.1, V.2, V.3 etc
  • SAMSUNG LTN154AT10, LTN154AT07, LTN154AT08
  • LG PHILIPS LP154WX5 (TL) (B1), LP154WX4 (TL) (C8), e centenas de outros modelos.
  • CHI MEI N154I3 L01, N154I3 L02, N154I3 L03 e centenas de outros modelos.

Todas as telas acima irão funcionar de forma idêntica, e não será possível distingui-las uma vez que estejam instaladas e operando.

 

O que torna a tela “compatível?”

Para ser uma tela “compatível” as especificações técnicas da tela de reposição devem ser as mesmas da tela original. Abaixo as especificações de uma tela 14.0 WXGA HD.

Para efetuar a substituição de uma tela com as especificações acima, a tela de reposição deve conter exatamente a mesma especificação, ou seja, todos os itens desta tabela devem ser os mesmos na especificação da tela de substituição.

 

Conclusão

Pontos importantes para se lembrar na hora de comprar uma tela de reposição:
Para uma tela de substituição funcionar em seu notebook, ela deve apresentar as mesmas especificações de seu display original.
Lembre-se que todas as telas são feitas em países orientais como China, Cingapura e Filipinas. Se você encontrar a inscrição “made in Asia” isso é normal para qualquer tela de reposição.
Como as fabricantes de notebook não produzem as telas, não existe troca de tela original DELL ou troca de tela original SONY.
Os distribuidores de telas compram dos mesmos fabricantes utilizados pelas montadoras do seu notebook, e essas telas de reposição são vendidas as assistências técnicas.

Agora que você já sabe como funciona o mercado de telas para notebook e o que significa uma tela ser compatível, basta acessar nosso site e encontrar a tela de reposição exata para sua máquina. Caso precise de ajuda, entre em contato e teremos prazer em ajudá-lo.

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

4 thoughts to “Tela de notebook compatível: o que vem a ser?”

  1. otimo artigo, só tenho duvida em distinguir a resolução da tela pelo part number, se éla é 1366×768 ou 1600×900 e assim por diante

    1. Olá Marcos, obrigado pelo comentário! Infelizmente o partnumber não indica exatamente a resolução. Você pode, através do part number, efetuar a busca em nosso site ,e lá terá a indicação da resolução nativa da tela, porém não há como identificar somente no partnumber. Att. Equipe ELGScreen.

  2. Excelente artigo !! A imagem que mostra um exemplo da especificação de tela esta quebrada, tem como enviar a imagem novamente !! obgdo !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *