teclado falhando

Teclado falhando? Veja boas dicas para resolver seu problema

0 Flares 0 Flares ×

Teclados de notebook podem apresentar os mais variados problemas. Elaboramos um tutorial a fim de auxiliá-lo na identificação do problema de seu teclado.

Quem nunca enfrentou uma tecla falhando ou até uma pane geral do teclado do notebook? Essa situação é um tanto comum. Por isso, decidimos criar esse tutorial, em que ensinamos como identificar o problema do teclado para posterior solução.

A primeira informação que temos que ter em mente é que o teclado pode apresentar dois tipos de problemas:

Problemas físicos

As teclas do teclado podem travar com sujeiras ou por mal encaixe. Para resolver esta questão é bem simples, e o próprio usuário pode solucionar seguindo os passos deste tutorial.

Em alguns casos a tecla pode se soltar do teclado. São três situações: a tecla solta apenas a parte superior ou tampa (a esquerda na imagem 01) mas mantem o mecanismo no teclado, a tecla sai junto com o mecanismo (na imagem, a direita) ou ainda a tecla e o mecanismo se soltam por completo.

Mecanismo de teclas
Imagem 01

Para o primeiro caso, quando somente a tampa da tecla se solta, basta posicioná-la sobre o mecanismo e pressionar cuidadosamente a tampa até ouvir um click, que indica que a tampa foi encaixada. Para certificar-se de que ela está propriamente encaixada, olhe lateralmente e veja se esta alinhada com as demais teclas.

Já no segundo caso, qdo o mecanismo se soltou do teclado junto com a tampa, posicione a tecla na posição correta, e pressione inicialmente a parte superior até ouvir um click. Uma vez travada a parte superior, pressione a parte inferior até ouvir mais um click, indicando que o mecanismo foi encaixado corretamente. Verifique lateralmente se a tecla esta alinhada as demais.

No terceiro caso,  onde a tampa e o mecanismo estão separados, o ideal é remontar primeiramente o mecanismo. Para isso veja a imagem 02 abaixo, onde identificamos as peças:

 

Peças do mecanismo da tecla
Imagem 02

Para remontar o mecanismo, primeiro encaixe os pinos da menor peça (1) nos buracos da peça maior (2);

Se corretamente encaixadas, as peças ficarão conforme a imagem 03 abaixo;

 

Mecanismo Tecla
Imagem 03

Uma vez remontado o mecanismo, encaixe os dois pinos da parte superior da peça montada em uma pequena alça do teclado (imagem 04);

 

Encaixe no teclado
imagem 04

Em seguida pressione a parte inferior, de modo que os pinos de baixo também sejam encaixados (imagem 05).

Encaixe a parte inferior
Imagem 05

Uma vez encaixado o mecanismo, basta efetuar o procedimento descrito no inicio deste tutorial, pressionando cuidadosamente a tampa da tecla sobre o mecanismo, até ouvir o click de encaixe. Verifique lateralmente se as teclas estão alinhadas.

Problemas de configuração

Nestes casos, o teclado não apresenta defeito e não necessita ser trocado (salvo a questão de padrões diferentes, por exemplo PT-BR e US-International). O melhor nesses casos é efetuar um teste no teclado para identificar quais teclas estão falhando.  Para tal, siga os passos abaixo. Acesse a página http://en.key-test.ru/

 

Repare que este teste esta considerando um teclado com padrão US-International.
Repare que este teste esta considerando um teclado com padrão US-International.

O teste é bem simples. Basta digitar todas as teclas do teclado. Repare que elas vão sendo pintadas no teclado virtual e, no quadrado preto na parte superior, aparece o comando associado a tecla.

Algumas teclas podem indicar comandos diferentes pelo teclado do teste estar configurado como US-International. Porém para efetuar o teste de um teclado apresentando falha, o teste funcionará perfeitamente, pois os defeitos de hardware de um teclado, acabam tendo padrões que facilitam a identificação do problema.

Os teclados funcionam como um tabuleiro de xadrez, dividido em linhas e colunas.

Veja os exemplos abaixo:

Teclado apresenta defeito em uma linha
Teclado apresenta defeito em uma linha

Na imagem acima, o teclado apresenta defeito em uma de suas linhas. Repare que as teclas a, s, d, f, g não foram pintadas. Há um defeito em uma das trilhas do teclado, que se comunica com essa linha. Por isso essas teclas não estão respondendo.

 

Teclado apresenta defeito em uma coluna
Teclado apresenta defeito em uma coluna

Já neste outro exemplo, a trilha defeituosa refere-se a uma coluna, onde as teclas 1, q, a, z não estão funcionando.

Se efetuando o teste, o seu teclado apresenta um desses padrões, é sinal de que há realmente um defeito,provavelmente no cabo flat, ou nas trilhas de comunicação.

Agora caso ao efetuar o teste o seu teclado apresente uma imagem como esta abaixo, onde apenas uma ou outra tecla não acendem, nesses casos ou pode ser um problema físico (sujeira ou encaixe da tecla) ou então é uma questão de configuração do teclado.

 

Exemplo de teclado com configuração errada.
Exemplo de teclado com configuração errada.

Nestes casos, onde apenas uma tecla não acende, repare se ao testar essa tecla, se no quadro preto na parte superior, há a execução de um comando que aparece como <undefined>. Se o comando estiver aparecendo, significa que a tecla está funcionando, porém não há um comando definido para ela, o que pode ocorrer nesse caso do teclado ser padrão BR por exemplo, e estar configurado para padrão US.

Caso você identifique um defeito em seu teclado recebido e queira efetuar a troca, solicitamos que envie a imagem do teste efetuado no site  http://en.key-test.ru/ através de nosso formulário de RMA. Dessa forma podemos identificar rapidamente o problema e tomar as devidas providências para solucionar seu caso o mais rápido possível. Veja o tutorial passo a passo para o envio da imagem.

Caso ainda tenha dúvida com relação ao defeito de seu teclado, entre em contato conosco através de nossa central de atendimento e teremos prazer em auxiliá-lo.

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

22 thoughts to “Teclado falhando? Veja boas dicas para resolver seu problema”

    1. Bom dia Gabriela. Obrigado pelo contato. Quando você diz teclas de atalho, você se refer as teclas de função ( F1,F2,F3 etc) Especifique se possível quais teclas não estão funcionando. É muito provável que seja uma questão de configuração mesmo. Aguardo seu retorno. Att Equipe ELGScreen.

  1. quando tento digitar o simbolo “<" e "*", no meu teclado do notebook eles nao funcionam, so esses dois simbolos nao funcionam , as teclas correspondentes a eles funcionam bem assim como a segunda funçao de todas as outras teclas do teclado, ja configurei e fiz oque podia para solucionar mas nao adiantou .

    1. Olá! Boa noite!
      Estou com um problema nas seguintes teclas:
      q – c – y – F1 – F4 – F6 – F9 – F11 – F12
      Já procurei todos os tutoriais possíveis na internet e não encontro solução para meu problema!
      ALGUÉM ME SOcORRA!
      PS: estou digitando na base do ctrl c + ctrl v, as teclas que não estão pegando! 🙁

      1. Olá Mariana, bom dia. Aparentemente o seu teclado está com falha em uma das trilhas pela posição das teclas que vc mencionou. Muitas vezes é possível corrigir esse erro com uma limpeza no cabo flat, e efetuando a reconexão do cabo. Porém podemos fazer um teste antes para nos certificarmos que o problema esta no teclado do notebook mesmo. Experimente um teclado usb. Se as teclas funcionarem corretamente, sem nenhuma delas falhar, esta certo de que o problema é do teclado do notebook, e descartamos problemas de configuração. Então efetuando a limpeza e o reencaixe do cabo flat, é possível que ele volte a funcionar. Caso ainda assim o problema persista, o teclado deverá ser substituído e nesse caso, basta você acessar elgscreen.com e nossos atendentes terão prazer em auxiliá-la a comprar o teclado correto para o seu notebook. Veja neste tutorial como retirar o teclado do notebook para efetuar a limpeza do cabo flat.

        Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen

  2. Tem menos de 1 mê que meu teclado estava falhando (as vezes funcionavam e as vezes não, sendo que pra limpar eu tirei a tampa e mecanismo de baixo) as teclas – 5 q w r t s d f g z x c v – aí fiz o teste no site http://www.keyboardtester.com/ apertando só as teclas referentes a letras e só poucas falharam, refiz o teste e outras poucas que falharam. Então resolvi testar todo o teclado e testei linha por linha, começando pelas teclas Esc, F1, F2… O resultado foi que nenhuma tecla referente a letra falhou, refiz o teste e novamente nenhuma letra falhou. Então refiz o teste 2 vezes somente testando as letras e nenhuma falhou. Aí fui entrar no facebook pelo googlechrome e eis que as letras falharam logo que fui digitar o login. Resolvi fazer o teste no microsoft edge e ai fiz login no facebook normalmente e não falharam e fiquei digitando pra ver se falhavam, mas não falharam.
    Aí vim aqui relatar o problema, utilizando o navegador do google chrome e digitei todo esse texto sem nenhuma tecla falhar.
    Sabe me dizer o que está acontecendo no meu teclado?

    1. Olá Alexandre. Obrigado pelo contato. Aparentemente o erro esta nas configurações do navegador uma vez que somente nele as teclas não funcionam. Tente desinstalar o Google Chrome e instalar novamente. É possível que assim o erro seja corrigido. Se possível, retorno com o resultado apara auxiliarmos mais usuários com esse problema. Att. Equipe ELGScreen.

  3. Fiz o teste e vi que três teclas não estão funcionando; o ctrl, o shift e o scroll lock. Só esses. Poderia me ajudar a resolver esse problema?

    1. Olá Joice. Obrigado pelo contato. Pelo que você passou de informação, parece que o teclado realmente esta com defeito. Quando algumas teclas falham e ficam próximas é sinal que a trilha que leva o sinal até elas pode ter sido danificada. Faça um teste utilizando um teclado usb, veja se o problema persiste. Caso o problema persista pode ser uma questão de configuração, agora se no teclado usb estiver funcionando corretamente, é sinal que o problema está no teclado mesmo, e provavelmente ele deverá ser trocado. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen

  4. Olá me teclado está sem funcionar teclas em duplas, não funcionam as teclas F2 e F3, F7 e F8, Scroll Lock e Pause Break, alem o Hífen abaixo delas, as letras G e H, e por último o CTRL do canto esquerdo. Pode me ajudar?

    1. Olá Vitor. Obrigado pelo contato.

      Neste caso acho que o ideal é tentar mapear o teclado, testando todas as teclas. Aparentemente, está havendo algum problema com as trilhas do teclado, e talvez seja necessária a sua substituição. Dê uma olhada neste outro post, que mostra como fazer os testes. Dessa forma fica mais fácil identificar e solucionar o problema. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

    1. Thaís, bom dia! Obrigado pelo contato. Assim como o problema relatado pelo Daniel no ultimo comentário, é provável estar havendo um problema de comunicação nas trilhas do flat. Repare que as teclas falham em uma única região do teclado. Neste caso, vc pode verificar o encaixe, e também efetuar uma limpeza do cabo flat. EM alguns casos o teclado retoma a funcionalidade, caso não tenha havido alguma espécie de dano físico maior. Cuidado ao efetuar a limpeza, os componentes são frágeis. Utilize álcool isopropílico para limpar os contatos. Caso após esses procedimentos, o teclado ainda apresente falha, é possível que tenha havido algum dano mais sério e seja necessário a reposição do mesmo. Caso seja necessária a reposição você encontra em nosso site o teclado certo para seu notebook, e pode fazer a substituição do teclado você mesma, caso se sinta confortável. Espero ter ajudado. Att Equipe ELGScreen.

  5. Estou com falhas nas seguintes teclas| (digitadas com teclado virtual) k ] b . ; (seta p/baixo) (crtl direito). Alguma sugestão?

    1. Olá Daniel. Obrigado pelo contato. Aparentemente, esta havendo um problema de comunicação nas trilhas do flat. Repare que as teclas falham em uma única região do teclado. Neste caso, vc pode verificar o encaixe, e também efetuar uma limpeza do cabo flat. EM alguns casos o teclado retoma a funcionalidade, caso não tenha havido alguma espécie de dano físico maior. Cuidado ao efetuar a limpeza, os componentes são frágeis. Utilize alcool isopropílico para limpar os contatos. Caso após esses procedimentos o teclado ainda apresente falha, é possível que tenha havido algum dano mais sério e seja necessário a reposição do mesmo. Espero ter ajudado. Att Equipe ELGSCreen.

  6. O meu não funciona o “ESC” “G” “H” F4, F5, F6 E A SETA PRA CIMA e os asteriscos ao lado do Enter. O que pode ser?

    detalhe que tudo começou após a letra “e” levar a página pra cima, então modifiquei as teclas de aderência e desde então resolvi o problema só que ficou assim, com essas letras sem funcionar, não creio que seja defeito no teclado pq tina parado de funcionar e depois voltou a funcionar de novo, agora parou novamente.

    obs: escrevi essa mensagem com teclado virtual

    1. Olá Eduardo, obrigado pelo contato.

      Aparentemente, seu caso trata-se de problemas de configuração. Isso porque não existe um padrão de “trilhas” nas teclas que estão falhando. Sendo assim, você pode tentar desinstalar e instalar novamente o driver do teclado pra ver se corrige o problema. Se possível, utilize um teclado usb, e veja se o problema persiste. Dessa forma podemos identificar se o problema esta efetivamente no teclado, ou se pode ser alguma outra questão. Esperamos ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

      1. Olá, sou eu de novo. Fiquei quase 2 meses sem essas teclas funcionando, hoje por acidente deixei cair água no teclado e tu acredita que essas teclas voltaram a funcionar?

        Parece piada, mas aconteceu isso mesmo.

        1. Olá Eduardo. Poxa, no mínimo inusitado, rsrs. Que bom que voltou a funcionar. Mas você fez o procedimento de secagem dele após ter derramado água, né? Caso contrario é possível que ele volte a ter problemas. Qualquer coisa estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen

          1. Boa Tarde Amigo , no meu caso , ocorre um problema em uma trilha do teclado ; f3 , 3 , e , d , c , espaço , Poderia me informar sobre este defeito ?

            1. Olá Rafael. Obrigado pelo contato. Neste caso, é bem possível que haja algum defeito com o teclado realmente e seja necessário efetuara substituição do mesmo. Porém, neste outro artigo, existem mais algumas informações a respeito deste tipo de falha. Caso precise de auxílio, estamos a sua disposição. Att. Equipe ELGScreen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *