Pessoa utilizando um computador.

Teclado do notebook digitando sozinho: o que fazer?

0 Flares 0 Flares ×

Atualmente, muitas atividades cotidianas são realizadas em computadores, os quais ainda dependem muito do uso de teclados. Nesse contexto, falhas nesses periféricos causam um grande impacto na vida das pessoas, e um desses problemas é o cenário em que o teclado do notebook está digitando sozinho.

Para ajudar no diagnóstico de falhas desse tipo, reunimos, neste post, algumas informações relacionadas às possíveis causas, juntamente com métodos para reverter esse problema. Confira!

Problemas de software

Quando a causa está relacionada ao software, ou, na maioria das vezes, no próprio sistema operacional, vários erros diferentes podem ocasionar esse problema.

Antes de iniciar os procedimentos, é recomendado reiniciar o computador, o que pode, alguns casos, resolver o problema. Quando essa técnica funcionar, isso significa que a falha no teclado era apenas momentânea, provavelmente relacionada a algum bug temporário do sistema.

Método 1: utilizar a solução de problemas do Windows

As versões recentes do Windows possuem vários recursos de verificação automática de erros, e uma delas é a solução de problemas, que pode ser acionada para o teclado.

  1. Para acessar, vá até as Configurações — pressione a tecla [Windows] e digite “Configurações”, ou simplesmente a combinação [Windows] + I;
  2. Em seguida, escolha a opção “Atualização e Segurança”;
  3. Na barra lateral esquerda, selecione a “Solução de Problemas”;
  4. Ao final da página, você encontrará o ícone para corrigir problemas de “Teclado”.
Tela de Solução de Problemas do Windows.
Solução de Problemas do Windows.

Método 2: atualizar o driver do teclado (Windows)

Se o primeiro método não funcionar, é possível que o problema esteja na comunicação entre o teclado do notebook e o próprio sistema operacional. Esse canal de envio e recebimento de comandos é controlado pelo driver do teclado.

Geralmente, os drivers são atualizados automaticamente, sempre que o computador procura por atualizações em geral. Porém, esse processo pode não ocorrer sempre da forma correta.

Nesses casos, se o teclado do notebook digitando sozinho estiver relacionado a uma falha de driver, o usuário pode, manualmente, atualizá-lo. O processo é simples: pressionando a tecla [Windows], basta digitar “Gerenciador de Dispositivos”. Caso isso não funcione, o caminho convencional é pelo Painel de Controle > Hardware e Sons > Gerenciador de Dispositivos.

O próximo passo é encontrar o teclado do notebook, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Atualizar driver”. O Windows oferece duas opções, uma em que o próprio sistema busca por atualizações na Internet e uma outra, manual.

Tela do Gerenciador de Dispositivos do Windows.
Gerenciador de Dispositivos do Windows.

A segunda opção exige que você tenha o arquivo de instalação do driver em seu computador, que pode ser obtido do site da fabricante do componente. Essa alternativa é mais trabalhosa e demorada, mas pode ser utilizada, caso a primeira não funcione.

Método 3: testar um sistema operacional diferente (Linux)

Uma outra dica para quando o teclado do notebook estiver digitando sozinho é testar um sistema operacional diferente. Algumas distribuições Linux, como Ubuntu, podem ser executadas sem a necessidade de instalação alguma.

Portanto, é possível criar um pendrive capaz de executar uma versão do Ubuntu direto do dispositivo. Dessa forma, é possível testar a funcionalidade do teclado de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de instalar o sistema operacional.

O vídeo a seguir, do canal Demais Informática, explica o passo a passo para criar um pendrive bootável com Ubuntu e executar o sistema sem precisar formatar o PC:

Se esse método der um resultado positivo, ou seja, se o teclado do notebook parar de ficar digitando sozinho, quer dizer que o problema realmente está relacionado ao sistema operacional, como um vírus, por exemplo.

Nesse caso, formatar o computador e reinstalar o Windows pode ser suficiente para resolver.

Problemas de hardware

Nesses casos, o defeito se encontra nas peças físicas, sendo necessário reparar ou substituir o teclado do notebook.

Os problemas de hardware podem ter diversas causas, desde problemas entre os contatos eletrônicos até uma possível queima ocasionada por um eventual curto circuito elétrico. Por possuírem, em geral, um tamanho reduzido, os teclados ficam mais vulneráveis a essas falhas.

O procedimento, nesse caso, é simples e consiste em conectar um teclado externo ao notebook (geralmente via USB), para depois checar se o problema persiste. Se tudo estiver funcionando corretamente, o motivo da falha é o hardware, que deverá ser reparado.

Recomenda-se ir até uma assistência técnica de informática, para que o notebook seja analisado por um técnico capacitado. Caso uma limpeza não resolva, ou um reparo não seja possível, será necessário trocar o teclado do notebook.

A ELGScreen possui uma grande variedade de peças de computador, incluindo teclados de diversas marcas e especificações. Clique no banner para conferir as opções!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

2 thoughts to “Teclado do notebook digitando sozinho: o que fazer?”

  1. Opinião: Se o teclado estiver “digitando sozinho” colocar um teclado externo só resolverá se desativar o teclado do notebook por desligamento do flat pois ficará com efeito “matrizagem” devido a estar com defeito e vai atrapalhar o teclado externo mesmo assim se não estiver desligado internamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *