Skip to main content
Sala de servidores.

Servidor para empresas: para que serve essa tecnologia?

0 Flares 0 Flares ×

A utilização de um servidor para empresas é uma das alternativas para armazenar os arquivos internos do negócio. As organizações utilizam esse tipo de sistema pela sua conveniência e segurança.

Existem diversos tipos de servidores computacionais, para as mais diversas realidades empresariais. Para entender mais sobre como funciona essa tecnologia, continue a leitura!

O que é um servidor de arquivos?

Essencialmente, um servidor de arquivos é um computador cuja função é armazenar informações de forma segura, fornecendo acesso rápido às máquinas conectadas na mesma rede.

Em geral, esse tipo de PC possui algumas configurações específicas, uma vez que ele não é operado por usuários da mesma forma que um computador pessoal. O foco de um servidor é o processamento e a capacidade de armazenamento.

Assim, não é necessário possuir uma placa de vídeo moderna em um setup desse tipo. No entanto, o HD (ou SSD), a memória RAM e a CPU costumam ser o foco do investimento.

Como exemplo, podemos citar o Lenovo ThinkServer TS460, com as seguintes configurações:

CPU: Intel Xeon E3-100 v6

RAM: suporta até 64 GB

Armazenamento: máximo de 80 TB

Os processadores Intel Xeon são focados na performance de servidores. Também é comum encontrar muitas portas de entrada/saída e capacidade para conexões de internet de altíssima velocidade (Gigabit Ethernet).

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

A função de um servidor para empresas

Na era da tecnologia, os arquivos digitais estão entre os bens mais valiosos de uma organização. Portanto, manter essas informações em ordem e seguras é uma tarefa essencial no dia a dia de uma empresa.

A função principal de um servidor é fornecer um espaço comum para o armazenamento e proteção de arquivos. Em geral, configura-se uma rede interna, conectando todos os computadores a ele.

Por meio dessa conexão, as informações são trocadas em pastas compartilhadas. Tudo o que for armazenado no servidor também estará disponível para qualquer máquina dentro da rede.

Além disso, é possível configurar rotinas de backup, para criar cópias de segurança e impossibilitar a perda de informações.

Tipos de servidores

Servidores de arquivos podem ser aplicados em pequenas, médias e grandes empresas. A única diferença será a capacidade das máquinas, que vai variar de acordo com a dimensão do negócio.

Para organizações com escala nacional (ou internacional), com um volume muito grande de informações, pode-se aplicar uma configuração de servidores blade, conhecidos também como servidores em rack.

Esse é um sistema que utiliza máquinas muito compactas, apenas com os componentes essenciais. Toda a parte de refrigeração e alimentação de energia fica em uma estrutura externa.

Os servidores são encaixados como se fossem gavetas. Dessa forma, grandes empresas conseguem acumular um número maior de computadores em espaços reduzidos.

Estrutura de servidores em rack.
Servidores em rack são empilhados em grandes estruturas que fornecem energia e refrigeração.

Por outro lado, servidores para empresas de pequeno porte podem ser compostos por apenas uma máquina, como o Lenovo ThinkServer TS460, descrito anteriormente. Nessas situações, temos os denominados servidores em torre.

Benefícios para empresas

Entre as vantagens de utilizar servidores, estão a segurança, a confiabilidade e a agilidade nos processos internos. Para empresas que lidam com um volume grande de informações todos os dias, isso também significa maior eficiência e custos reduzidos.

Com a possibilidade de configurar rotinas de backup, os servidores fornecem cópias dos arquivos mais importantes, mitigando os riscos de perda acidental de dados da organização.

O risco de qualquer dano a computadores individuais também diminui, uma vez que as informações podem ser armazenadas na rede, ao invés de manter no HD de cada máquina. Isso também viabiliza o tratamento de dados em grande quantidade, que causariam sobrecarga se guardados em um único PC.

No aspecto da confiabilidade, trabalhar com arquivos em servidores garante que todos possam ter acesso a bases de dados em comum. Dessa forma, a empresa ganha uniformidade e estabilidade ao concentrar suas informações em uma fonte única.

Por fim, a agilidade diz respeito à velocidade de conexão entre os computadores da rede. Ao contrário do compartilhamento online, a rapidez das transferências de dados em um servidor local depende apenas da capacidade dos computadores e seus cabos de rede. Com isso, a empresa poupa tempo e dores de cabeça.

Um servidor de arquivos representa um passo em direção à autonomia dos bancos de dados. Vale ressaltar que, hoje, já existem servidores em nuvem para empresas, que oferecem o mesmo tipo de serviço, mas pela internet. Nesses casos, organizações especializadas aplicam protocolos de segurança para evitar invasões e vazamento de informações.

Se quiser acompanhar mais artigos sobre tecnologia e gestão, preencha o formulário abaixo e assine a newsletter do blog da ELGScreen!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *