Skip to main content
segunda tela no notebook

Como configurar uma segunda tela no notebook

0 Flares 0 Flares ×

Seja para jogar, trabalhar, em apresentações ou simplesmente para ajudar na organização, muitas pessoas utilizam uma segunda tela no notebook. Suas vantagens são muitas, mas é possível se atrapalhar um pouco na hora de realizar a configuração.

Pensando nisso, criamos um guia para ajudá-lo a configurar uma segunda tela no seu notebook. Continue a leitura e confira!

Por que ter uma segunda tela?

Utilizar duas telas no notebook oferece uma visão mais ampla, facilitando o uso diversos programas ao mesmo tempo. Por mais que seja possível dividir uma única tela, dependendo do tamanho, a área de trabalho pode ficar bagunçada e confusa, com informações cortadas.

Ao usar uma segunda tela no notebook, você pode, por exemplo, abrir um navegador em uma tela e um software da Adobe ou pacote Office na outra. Assim, você terá uma visão detalhada dos dois programas.

Quem é gamer e curte fazer streams também se beneficia com o uso da tela dupla. Assim, os comentários e comandos da transmissão fica em uma tela e o jogo em outra.

As possibilidades de uso são quase infinitas. Se você passa muito tempo no computador e utiliza diversos recursos ao mesmo tempo, com certeza se beneficiará com duas telas.

Como configurar segunda tela no notebook com cabos

Para configurar a segunda tela no notebook, é preciso identificar tanto as entradas do monitor adicional quanto da sua máquina. Monitores e notebooks antigos possuem conexão VGA, porém modelos mais recentes têm a conexão HDMI.

conectar segunda tela no notebook com HDMI
Conector HDMI

Tudo que você precisa para começar a utilizar a segunda tela é conectar um cabo tanto no monitor quanto no seu computador. A configuração será automática, mas vale a pena checar se é necessário ajustá-la.

1. Aperte a tecla “Windows” + a “letra I” ao mesmo tempo para abrir as configurações do computador. Em seguida, clique em “Sistema” e selecione a opção “Vídeo”.

2. Arraste a barra para baixo e, em “Vários monitores”, selecione “Estender estes vídeos”.

3. Voltando a barra para cima, arraste a segunda tela para a posição que ela está fisicamente. Por exemplo, se o monitor está à esquerda do notebook, arraste a tela “2” para a esquerda. Aqui, você pode também ajustar a resolução ideal da segunda tela. Para isso, é só selecioná-la e alterar a qualidade na opção “resolução”.

Se você deseja utilizar mais de um monitor adicional, conectado fisicamente ao notebook, você precisará de um acessório chamado HDMI Splitter. Ele possui diversas saídas nesse padrão, que envia as informações da tela principal para vários dispositivos ao mesmo tempo.

Como conectar segunda tela via WiFi

Se você não possui um monitor vago, mas tem um notebook antigo (ou um tablet e até smartphone) que está parado, é possível usá-lo como segunda tela. A técnica não exige fios, apenas um serviço chamado SpaceDesk.

Para começar, instale o software nos dois computadores. Note que são dois programas diferentes: um para o “server”, que será sua tela principal, e outro para o “client”, a segunda tela.

Conecte os dois dispositivos na mesma rede de internet sem fio. Após a instalação, é só esperar os programas se reconhecerem e se conectarem. Agora, é só configurar da mesma forma que a conexão via cabos.

Problemas comuns ao usar uma segunda tela

Se você está com dificuldade na configuração, pode ser que diversos usuários possuam os mesmos problemas. Confira uma lista com os problemas mais comuns e suas soluções:

  • Segunda tela piscando ou não mostrando imagem: pode ser que o cabo esteja defeituoso. Vale a pena testar outro para ver se o problema é resolvido. Se o problema persistir, acesse a BIOS, salve as configurações sem alterar nada e saia da tela. Caso ainda não tenha solucionado, procure uma assistência técnica.
  • Tela não estende, apenas duplica: provavelmente, o problema está na resolução dos monitores. Tente configurar a mesma resolução e frequência das duas telas.
  • Ao sair do modo de espera, apenas a segunda tela responde: vá até as configurações de exibição, como ensinado acima, e selecione “duplicar” ou “estender”. Agora, feche o notebook e desconecte a segunda tela. Feito isso, abra-o novamente e conecte o monitor secundário.

Pode ser que no começo você sinta dificuldade de usar múltiplas telas, mas não se preocupe! Com o tempo, você se acostumará e poderá usufruir de todas as vantagens da técnica.

Quer receber dicas e tutoriais para usufruir mais o seu notebook? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos semanais!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *