sd express

SD Express: conheça a nova evolução dos cartões SD

0 Flares 0 Flares ×

Smartphones, máquinas fotográficas, videogames e muito mais: atualmente, a grande maioria dos dispositivos tecnológicos utilizam cartões SD. A tecnologia, também chamada de Secure Digital Card, é acessível, veloz e poderosa. Criada em 1999, e desde então ela não para de evoluir. Agora, é a vez de seu novo padrão: O SD Express.

Continue a leitura e saiba mais sobre a nova evolução dos cartões SD!

O SD Express

A SD Association, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, anunciou o padrão SD Express. O novo cartão é capaz de realizar transmissão de dados em velocidades altíssimas, chegando a até 985MB/s. Com compatibilidade retroativa, o SD Express funcionará normalmente com aparelhos compatíveis aos padrões anteriores.

Além do SD Express, a associação também anunciou o lançamento de uma nova classe de cartões SDUC (SD Ultra Capacity), que será capaz de armazenar até incríveis 128TB. Essa capacidade permite a possibilidade de usar os cartões como SSDs externos em notebooks e computadores de mesa, sem precisar instalá-los dentro das máquinas.

Essas novas tecnologias acompanham a evolução da indústria: de aplicativos para celular a jogos eletrônicos, os arquivos estão ficando mais robustos e precisam de maior armazenamento e largura de banda.

Para clarificar, vamos usar um exemplo: o jogo The Witcher 3 para Playstation 4, com todos os patches e adicionais, pesa cerca de 53GB. Enquanto um cartão SD de classe 10 comum, que atinge cerca de 10MB/s, demoraria mais de 11 horas para transmitir o jogo, um SD Express realizaria a mesma tarefa em menos de uma hora.

Note que esse exemplo é meramente figurativo. A tecnologia deve demorar um pouco até chegar ao grande público, porém, é interessante saber o que há por vir. Os primeiros usuários de SD Express deverão ser, provavelmente, pessoas que precisam de alta velocidade de leitura e gravação de dados.  Produtores de audiovisual, por exemplo, poderão utilizá-los em câmeras e drones em 4K.

Confira um vídeo produzido pela SD Association, apresentando tanto o produto quanto exemplos de uso:

Comprar SD Express

No momento, nenhuma marca anunciou o lançamento de cartões que utilizam a tecnologia. Por mais que a capacidade de 128TB seja impressionante, é bom lembrar que será mais difícil e demorado achá-los para venda.

Prova disso são os famosos cartões SD com mais de 1TB de armazenamento. Grandes marcas, como a SanDisk e Kingston, ainda não comercializam cartões com essa capacidade, que já foi anunciada há anos.

Quando for lançado, o preço também pode ser desanimador. Utilizando o mesmo exemplo anterior, um cartão SD de 512GB da Kingston, com 90mb/s de velocidade na leitura e 45MB/s para gravação, sai atualmente por mais de R$2500.

Tanto por causa do preço quanto pela tecnologia de ponta, esses cartões não são recomendados para usuários comuns. Muito provavelmente, os cartões SD Express contarão com opções mais acessíveis, com capacidade de armazenamento menor e preços mais amigáveis.

Está precisando comprar um cartão SD? Vale a pena procurar por opções que atendam à sua necessidade e não deixar ser levado pela tentação de cartões extremamente potentes (e caros). Por exemplo, se você precisa de um para usar em seu celular, não é necessário grande armazenamento. Um cartão SD classe 10, com 64GB, pode ser mais do que o suficiente para o uso comum.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba conteúdos relevantes semanalmente!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *