Skip to main content
Um dos palestrantes da CES 2019 (Imagem: CES / Divulgação).

Resumo da tecnologia 2019: o que rolou durante o ano

0 Flares 0 Flares ×

Durante este ano, muitas novidades no campo da informática foram anunciadas, de smartphones a computadores de mesa. Por isso, preparamos um resumo da tecnologia em 2019.

Entre as principais novidades, podemos colocar a disputa entre as gigantes Intel e AMD, o avanço impressionante nas câmeras dos smartphones, monitores e televisões com resolução alta e o lançamento dos primeiros aparelhos com conectividade 5G.

Todos esses movimentos são sinais de que os limites da informática continuam sendo ultrapassados a cada ano. E para o consumidor médio, isso significa maior acessibilidade aos produtos, que tendem a cair de preço.

Sob outra perspectiva, o crescimento na quantidade de eletrônicos expande o campo de atuação das assistências técnicas, que também precisam se atualizar sobre as novas arquiteturas de hardware.

Acompanhe, a seguir, quais foram as principais novidades no mundo da tecnologia em 2019. Boa leitura!

Processadores e a barreira dos gigahertz

Quando a CPU Athlon foi lançada originalmente, em 1999, vivenciamos uma grande mudança na velocidade de processamento, com o primeiro modelo a alcançar a escala dos gigahertz (GHz).

Vinte anos depois, em 2019, presenciamos o lançamento do Intel Core i9-9900KS, um processador que já vem com overclock de fábrica, trazendo frequências que podem chegar aos 5.0 GHz.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

No papel, pode não parecer tão impressionante, uma vez que esse valor não é nem dez vezes maior do que o do clássico Athlon. O fato é que a barreira dos gigahertz está se mostrando muito mais complexa de ultrapassar.

Porém, é preciso enxergar o potencial que os processadores deste ano demonstraram. Ao mesmo tempo em que o clock parece não ter aumentado muito, temos modelos com múltiplos núcleos, expandindo as possibilidades multitarefa.

O poder de processamento das CPUs apresentadas em 2019, como o Ryzen 9 3950x da AMD (16 núcleos e até 4,7 GHz de clock), fica evidente no próximo tópico de discussão da lista: os monitores.

Mas, antes, não podemos deixar de mencionar a ascensão das CPUs com arquitetura ARM, que estão entre as novidades da tecnologia que mais prometem mudar o modo como pensamos o processamento dos computadores.

Sucesso no universo dos smartphones, esses processadores são focados em conectividade e autonomia de bateria. No entanto, já neste ano, foram lançados modelos muito poderosos e, inclusive, notebooks equipados com esses chips.

CPU Ryzen instalada em uma placa-mãe.
A AMD lançou seus novos processadores Ryzen em 2019, com performance impressionante.

Telas mais bonitas e mais rápidas

Desde o surgimento do cinema, o padrão de imagem em vídeo gira em torno dos 30 frames por segundo (FPS). A partir desse valor, o cérebro interpreta uma sequência de fotos de modo a dar a sensação de movimento

O padrão de FPS para telas digitais está na casa dos 60 Hz, ou seja, os monitores se atualizam sessenta vezes a cada segundo. Com isso, a fluidez de movimento das ações no PC já é satisfatória.

No entanto, 2019 marcou uma nova época para os displays de computadores, notebooks e celulares, com o lançamento de diversos modelos com frequência de atualização de 90, 120, 144 e até 240 Hz. Confira alguns exemplos:

ModeloFrequência da tela
Google Pixel 4 (smartphone)90 Hz
Razer Phone 2 (smartphone)120 Hz
Monitor gamer LG – 34UC79-G (34”)144 Hz
Alienware M15 (notebook)240 Hz

Outro aspecto que evoluiu nos monitores foi a resolução das telas. Samsung e LG, com suas TVs 8K e tecnologia HDR (high dynamic range) – para melhor balanço de cores – chegaram para mudar o modo como consumimos as mídias digitais.

Para os consumidores comuns, o lançamento desses displays significa uma maior acessibilidade aos modelos que antes eram reservados para orçamentos maiores. No caso de notebooks, por exemplo, estão se popularizando os painéis Full HD.

É preciso lembrar que as melhorias nas especificações dessas telas exigem mais do PC. Portanto, isso só é possível graças à evolução no poder de processamento dos computadores e notebooks, como comentado anteriormente.

Avanços na fotografia de celular

Para os smartphones, 2019 foi um ano com foco nas experiências de usuário com fotos e imagens. Com a performance, design e tamanho estagnados, a disputa pelo topo ficou nas especificações de câmera – além do preço, que ainda é fundamental.

Google e Apple, que protagonizaram o cenário dos celulares em 2019 com suas câmeras incríveis, lançaram novos Pixel 4 e iPhone 11 Pro, respectivamente, com várias lentes e funções especiais.

A mais falada delas, sem dúvida, foi a funcionalidade de fotos em ambientes com pouca luz, denominada de Night Sight no Pixel e Night Mode no iPhone. Confira, a seguir, um vídeo comparativo do canal CNET:

Vale lembrar que essas fotos não utilizam flash ou qualquer luz de apoio. O trabalho é feito por meio de uma combinação entre sensores e processamento de imagem, tudo dentro do aparelho – o que é mais impressionante.

Para além do Google Pixel e do iPhone, mencionamos o Huawei P30 Pro, que trouxe um arranjo de câmeras com zoom de até 50 vezes, e o Samsung Galaxy S10 Plus, com uma câmera que tem abertura variável e um sistema com muita versatilidade.

Novamente, a evolução nas câmeras dos smartphones é mais um indício de que a tecnologia está ficando mais compacta, resultando também em melhores modelos de entrada e com preços mais acessíveis.

Conectividade 5G: a grande promessa

Por último, precisamos falar do 5G. Anunciado como a grande revolução na conectividade móvel, o padrão que chega como sucessor do 4G promete alcance de rede e velocidades surpreendentes (na ordem dos 20 Gbps).

Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

Um dos grandes impactos da tecnologia 5G está na possibilidade de conectar muitos dispositivos simultaneamente, incluindo veículos e sistemas de sinalização, fomentando a discussão sobre a Internet das Coisas e dos carros autônomos.

Até o momento, apenas alguns modelos de celulares estão adaptados para esse tipo de conexão, como variações do Samsung Galaxy S10, Oneplus 7 Pro, Moto Z3, entre outros.

No entanto, é possível que vejamos outros dispositivos com essa capacidade, entre tablets e notebooks. Nesse cenário, os usuários não ficarão mais dependentes de conexões Wi-Fi e poderão permanecer sempre conectados com planos de dados móveis.

O ano de 2019 apresentou diversos avanços na tecnologia, mas, acima de tudo, revelou promessas para o futuro, com inovações ainda em estágios iniciais e que têm muito caminho para crescer.

Contribua nos comentários nos contando qual foi a melhor coisa da tecnologia em 2019, e assine a newsletter para não perder nenhum conteúdo do blog, que vai direto para a sua caixa de entrada de e-mail.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *