Mesa com vários adesivos de redes sociais.

Promover a assistência técnica na Internet: dicas de ferramentas gratuitas

0 Flares 0 Flares ×

Quando uma assistência técnica ainda está no começo, investimentos em marketing e promoção do empreendimento podem ficar em segundo plano, principalmente se o capital financeiro disponível é reduzido.

Porém, é possível contornar essa situação com ações de marketing digital. Dessa forma, uma série de softwares está disponível aos empreendedores, para a promoção de uma empresa nas plataformas digitais. Neste post, confira ferramentas gratuitas para promover sua assistência técnica na Internet!

1. Facebook

O Facebook é, atualmente, uma rede social com mais de dois bilhões de usuários ativos mensalmente ao redor do mundo (dados de março de 2019). Essa plataforma é uma ótima oportunidade para divulgar e promover a empresa.

A página de uma assistência técnica deverá conter as informações básicas do negócio, como endereço, contato e uma descrição dos serviços ofertados. Além disso, o Facebook é um ótimo lugar para divulgação de conteúdo.

Por meio das postagens, a empresa pode tirar vantagem dos mecanismos de compartilhamento entre usuários, para ajudar a divulgar ainda mais a marca e conquistar seguidores, que podem vir a se tornar clientes.

Há ainda a possibilidade de impulsionar conteúdos por meio de investimentos financeiros. Porém, é importante destacar que o público atingido por um post de Facebook não necessariamente será qualificado para sua empresa, no caso de uma assistência técnica — que depende de pessoas em localidades próximas.

Caso haja alguma dúvida sobre como criar uma página no Facebook, clique aqui para acessar um passo a passo.

Celular com a tela do Facebook.
O Facebook é uma ótima alternativa de promoção gratuita ou paga do conteúdo de uma empresa.

2. Google My Business (Meu Negócio)

Essa plataforma é importante para marcar presença nesse que é um dos maiores meios de busca de informação na Internet. Ao realizar um cadastro da sua assistência técnica, as informações básicas poderão ser adicionadas, e constarão na página de busca do Google e no Google Maps.

Dentre esses dados, podem ser inseridos, além do endereço e informações de contato, fotos e também horários de atendimento, muito importantes para um consumidor que busca uma empresa de serviços.

O Google Meu Negócio também permite que as pessoas deixem avaliações e comentários sobre a empresa, o que pode dar mais credibilidade e ser decisivo no momento de decisão do cliente.

Como se cadastrar?

A partir de uma conta Google, é necessário cadastrar a empresa no site, e a confirmação se dá por meio de um código, que é enviado por correspondência ao endereço cadastrado, para depois ser inserido na página da empresa no Google My Business.

3. E-mail marketing

E-mail marketing é uma forma de comunicação por meio da automatização (ou semi-automatização) do envio de e-mails para uma base de clientes. Dentre o grande número de softwares no mercado, há algumas ferramentas gratuitas, como o Mailchimp.

Por meio desses programas, é possível criar campanhas para divulgação de determinados serviços ou avisar quando alguma notícia relevante acontecer, com a possibilidade de segmentar em listas de e-mails para disparo de mensagem em massa.

O canal Aceleração Digital oferece uma série de vídeos explicando como utilizar os recursos do Mailchimp.

4. Canva

Para trabalhos de design, contratar uma empresa especializada ou um profissional para esse tipo de trabalho é um investimento importante, porém difícil quando se trata de um negócio que está começando.

O Canva é uma alternativa gratuita, que permite a criação rápida de artes visuais, a partir de uma interface simples e templates (modelos) pré-fabricados.

Screenshot do site do Canva.
Interface de criação do Canva (Imagem: Canva/Divulgação).

Com essa ferramenta, é possível construir cartões de visita, banners para redes sociais, além de fluxogramas, gráficos e tabelas cheias de recursos visuais.

Para utilizar os recursos do Canva, é preciso realizar um cadastro, que pode ser facilitado com a vinculação do próprio perfil do Facebook da empresa.

5. YouTube

Atualmente, a plataforma de compartilhamento de vídeos é um dos sites mais acessados do mundo, com cerca de 98 milhões de pessoas conectadas, apenas no Brasil. Totalmente integrado com a Google — que adquiriu o YouTube em 2006 —, ele é um ótimo meio de divulgação e promoção.

Ao criar um perfil (canal), será possível fazer o upload gratuito de vídeos, que podem ser tutoriais de conserto de equipamentos, divulgação de serviços prestados ou até comentários de notícias da tecnologia.

Screenshot do site do YouTube.
O YouTube é uma plataforma utilizada diariamente por milhões de brasileiros, com enorme potencial para divulgação.

Essa estratégia pode ajudar a espalhar o nome da sua assistência técnica e atrair possíveis clientes. Entretanto, é preciso equilibrar as expectativas, pois, no caso de uma empresa de serviços, o importante é conquistar consumidores locais.

E isso o YouTube não tem como garantir, visto que os vídeos públicos ficam disponíveis para o mundo todo. Mas, considerando que a plataforma é gratuita, as vantagens se sobrepõem a esses desafios.

Para publicar vídeos no YouTube, basta possuir uma conta Google (@gmail.com) para que, na página inicial, apareça a opção de “Criar um vídeo ou uma postagem”. O canal da empresa também pode ser personalizado com informações e links de contato, além de toda a parte de design.

6. WhatsApp Business

O último item da lista é uma das melhores ferramentas para empreendedores. Isso porque, atualmente, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado para troca de mensagens no Brasil.

A versão Business dessa plataforma possui alguns recursos a mais, como adicionar informações sobre a empresa e configurar mensagens rápidas para atendimento em dúvidas recorrentes.

Para utilizar, basta possuir um número de telefone celular e realizar o cadastro, semelhante ao modo de uso da versão pessoal.

Essas ferramentas fazem parte do conteúdo do e-book “Como atrair clientes para sua assistência técnica”, que possui mais detalhes sobre como conquistar potenciais compradores para a assistência técnica. Clique no banner e baixe gratuitamente agora mesmo!

E-book: Como atrair clientes para sua assistência técnica.
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *