processador quantico

Processador quântico: tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia

0 Flares 0 Flares ×

A informática continua avançando a passos largos. Uma das evoluções mais esperadas é o amadurecimento da tecnologia para a criação de computadores e processadores quânticos, máquinas extremamente superiores às que temos atualmente. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

O que é computação quântica?

Antes de entender o que é a computação quântica, é importante saber o que, é a computação que conhecemos e usamos.

Em seu computador, notebook, smartphone ou qualquer dispositivo que utilize a tecnologia, todos os dados (imagens, músicas, textos, etc.) são transformados em sequências de 0 e 1, que chamamos de bits. Para interpretar tais dados, os chips de seu processador e das memórias dos aparelhos contam com dispositivos minúsculos chamados transitores. Cada um desses componentes possui a capacidade de interpretar um bit por vez. Ou seja: quanto mais transitores, mais rápida é feita a leitura de dados.

Na computação quântica, as regras do jogo mudam: ao invés de chips, usam-se átomos. A grande diferença está em um dos principais conceitos da física quântica, no qual partículas podem representar 0 e 1 simultaneamente, permitindo a leitura de diversas unidades de medida de transmissão de dados simultaneamente. Nesse caso, chamamos os bits de qubits, ou quantum bits (bits quânticos em inglês).

Por mais que um grande número de qubits chame a atenção, pesquisadores apontam que esse não é o ponto mais importante. Nesse caso, deve-se priorizar a qualidade à quantidade.

O poder do processador quântico

Um exemplo muito usado para explicar o poder do computador e processador quântico é a comparação com o experimento feito em 1997. Um computador enfrentou e superou Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez, por duas vezes em seis partidas. Com o poder de analisar 200 milhões de movimentos por segundo, a máquina, além das vitórias, empatou três e perdeu uma.

A promessa é que um computador quântico poderá analisar cerca de um trilhão de movimentos por segundo. Resumindo, esse poder do processador quântico seria o suficiente para resolver em segundos questões que atualmente levariam anos para alcançar resultados.

A tecnologia também seria capaz de aumentar exponencialmente a segurança dos computadores, criando chaves criptográficas de altíssima complexidade.

Dificuldades da tecnologia

Um dos problemas que mais atrasam o desenvolvimento da tecnologia tem a ver com a temperatura necessária para que um processador quântico funcione.

O D-Wave 2000Q, computador quântico anunciado pela D-Wave em 2017, custa 15 milhões de dólares. Além disso, necessita que a temperatura seja mantida em -273ºC, que chega próxima ao zero absoluto. Para dificultar mais ainda, o espaço em que as máquinas são montadas precisa ser completamente adaptado, já que são mantidas suspensas. As vibrações poderiam desalinhar os átomos e criar problemas no funcionamento.

Por exigir adequações tão específicas, é improvável que algum dia essa tecnologia esteja disponível para uso doméstico. O que não será um problema, visto que a tecnologia de processadores tradicionais continua evoluindo aceleradamente.

O mais provável é que os processadores quânticos sejam usados para situações bem específicas. Simular interações que ocorrem no corpo humano, que eliminariam a necessidade de testes de medicamentos em animais e humanos, ou elaborar modelos climáticos de todo o planeta com uma precisão ainda não conhecida seriam possibilidades.

A tecnologia está sempre avançando e nos deixando boquiabertos com um mundo de possibilidades novas que surgem a cada dia. O que será que o futuro nos reserva?

Leia também:

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *