problemas na bateria do notebook

Identificando e resolvendo problemas na bateria do notebook

0 Flares 0 Flares ×

Apesar da facilidade que os notebooks trazem para locomoção e uso em diversos ambientes, computadores compactos que possuem várias opções de alimentação e podem ser carregados para vários lugares estão mais propensos a possuírem problemas de energia.

Identificando a origem do problema

Geralmente, saber se o problema está na bateria do notebook ou na fonte de energia é bem fácil: é só plugar a fonte na tomada e verificar se sua luz de LED está ligada.

Existe uma particularidade: quando a fonte começa a ficar desgastada, ela não consegue manter o computador ligado e carregar a bateria. Neste caso, irá aparecer a mensagem: “Conectado, mas não carregando”. Isso indica que o problema é que a bateria não está carregando, mas na verdade é o carregador que não está conseguindo carregar. Para fazer esse teste, é possível medir no multímetro a tensão (voltagem em linguagem popular) e corrente (amperagem) da fontes, ou também deixar o notebook carregando desligado, ou buscar uma fonte compatível de outro notebook.

Caso não ligue, é possível verificar se não há um mau contato nos cabos da fonte balançando os fios ou utilizar um multímetro para verificar a tensão de saída. Trocar o cabo entre a fonte e a tomada pode ser uma das soluções.

A conexão do cabo também pode ser o problema. Se ela parecer solta demais ou balançar com facilidade, desconecte-a e tente remover sujeiras com cuidado com um palito de madeira, ou remover a poeira com ar comprimido. Se o problema estiver na caixa preta, é preciso identificar com maior atenção e, na maioria das vezes, substituí-la.

Se você verificou todos os problemas na fonte e não encontrou nada de errado, está na hora de verificar se não são problemas na bateria do notebook. Para isso, basta remover a bateria do computador, ligá-lo na fonte de energia e ver se o aparelho funciona. Ligar seu notebook com outra bateria igual também pode auxiliar.

Se este for o caso, verifique ainda se o problema não é de superaquecimento. Se a bateria estiver muito quente, ao tocá-la, desligue o computador e deixe-o parado por vários minutos. Utilize uma lata de ar comprimido para retirar a poeira da ventilação borrifando em jarradas rápidas. Não borrife diretamente nas hélices dos ventiladores, faça isso de forma angular para que ela não seja danificada.

Outro ponto para observar são as opções de energia do computador. Entre no painel de controle e selecione “Opções de energia”. A configuração “nível de bateria baixo” pode estar alta demais, fazendo com que seu computador desligue ao invés de carregar. Restaure as configurações para o padrão e veja se o problema é solucionado.

Caso não tenha sido, abra o “Gerenciador de Dispositivos” de seu notebook, acesse as configurações de “Baterias” e atualize o driver do software. Reinicie o computador e verifique se ele irá carregar. Outra opção é desinstalar e reinstalar o driver do software no mesmo local.

Geralmente, problemas na bateria do notebook são bastante difíceis de ser identificados e consertados. Nesses casos, a saída é comprar outra bateria igual. Se este for o caso, veja como fazer a escolha da bateria para o seu notebook aqui.

 

confira-os-modelos-de-baterias

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *