problemas do teclado

Soluções simples para problemas do teclado do notebook que nos deixam malucos!

0 Flares 0 Flares ×

Problemas do teclado do notebook são muito chatos e podem dar muita dor de cabeça para o usuário. Já tivemos relatos de usuários que tentaram de tudo para resolver a questão,  com anti-vírus, teclados externos, reboot da máquina, até formatação completa do notebook.

Porém, os problemas do teclado mais comuns relacionados a desconfiguração são muito simples de solucionar. As reclamações mais constantes são de letras sendo trocadas por números ou caracteres, ou, ainda, letras que quando digitadas inserem mais de um carácter.  Pois bem, vamos a solução!

São duas as possíveis causas relativas aos problemas do teclado conhecidos por “desconfiguração do teclado”. A primeira delas está relacionada as definições de região e idioma do notebook e a segunda a tecla NumLock.

REGIÃO E IDIOMA

Os notebooks permitem que você insira/escolha diferentes idiomas. Se em seu notebook há mais de uma linguagem instalada (por exemplo português = PT , e inglês = ENG) você pode acidentalmente alterá-las via atalho do teclado sem perceber. Isso resulta na “desconfiguração”, que fará com que seu teclado passe a digitar letras e sinais em desacordo com o que você pretendia digitar efetivamente.

O atalho para alternar a linguagem do teclado é o alt + shift. Esse comendo pode ser facilmente alterado sem que percebamos. Pois bem, essa é a primeira opção. Caso você não consiga alterar via atalho, acesse o painel de controle, clique na opção “região e linguagem” e, depois, clique em alterar teclado. Selecione a opção desejada e dê OK.

TECLA NUMLOCK

A segunda possibilidade responsável pela desconfiguração do teclado pode ser a tecla Num Lock. Nos desktops, os teclados normalmente possuem um teclado numérico a sua direta, que é extremamente útil para quem trabalha com números. Como nos notebooks normalmente não há espaço possível para se ter um teclado numérico e a solução foi inserir o teclado numérico nas próprias teclas de letras do teclado. Para acionar o teclado numérico é necessário que a tecla Num Lock esteja ativada.  Para ativar a tecla Num Lock, aperte a tecla Fn (Function) seguida da tecla Num Lock. Dessa forma, ativa-se o teclado numérico que, normalmente, fica nas teclas:

M=0

J,K,L = 1, 2, 3

U,I,O = 4, 5, 6

7, 8, 9 = 7, 8, 9

Observação: a ativação do teclado numérico varia de um notebook para o outro. Em alguns notebooks a tecla Num Lock está localizada em uma das teclas de função, podendo ser F9, F10, F11, F12, etc. variando de acordo com  modelo e fabricante.

Como inserir caracteres especiais?

Muitos dos caracteres disponíveis não aparecem no teclado físico e são chamados caracteres especiais. Nos desktops com teclado numérico, os caracteres especiais podem ser inseridos a partir de uma combinação de códigos digitados quando a tecla NumLock está ativa. Por exemplo, para inserir o símbolo £, libras esterlinas, o código após clicar em Num Lock seria 0163. Porém, nos notebooks, não é possível inseri-los desta forma. Como fazer então?

Nos Windows XP, Vista ou 7,  clique em iniciar e no campo de busca digite mapa de caracteres. Uma janela com os caracteres especiais irá aparecer. Basta selecionar o carácter desejado, clique em copiar e, depois, já no local em que deseja colar o carácter especial clicar em CTRL + V (comando colar).

Mapa de caracteres especiais

No Windows 8, basta clicar na tecla windows, digite mapa e selecione a opção mapa de caracteres e seguir as mesmas instruções acima.

BÔNUS: como fixar as teclas SHIFT, ALT E CTRL como a tecla Caps Lock 

Saber como fixar as teclas SHIFT, ALT e CTRL auxilia quem tem limitação física ou precisa manter essas três teclas apertadas ao mesmo tempo. Em programas como Photoshop e outros editores de imagem ter esse conhecimento é bastante útil. Também há quem queira saber por preferência ou pela utilidade em alterar algumas funcionalidades do teclado. Uma delas é fazer com que as teclas SHIFT, ALT ou CTRL funcionem ininterruptamente, sem que seja necessário ficar segurando as teclas.

O Windows possui uma funcionalidade que poucas pessoas conhecem chamadas teclas de aderência. Para ativar as teclas de aderência você deve clicar em: INICIAR > PAINEL DE CONTROLE > FACILIDADE DE ACESSO > ALTERAR FUNCIONAMENTO DO TECLADO.

Teclas d

No campo “Opções” você pode “travar as teclas modificadoras quando pressionadas duas vezes em seguida” (para fixar uma tecla modificadora como Ctrl, Alt, Shift ou tecla Windows quando forem pressionadas duas vezes). E, também, “Desativar as Teclas de Aderência quando duas teclas forem pressionadas de uma vez” (para desativar teclas de aderência quando duas delas forem pressionadas ao mesmo tempo). Em “Comentários” é bom deixar marcada as duas opções, para emitir um som ao pressionar tecla modificadora e exibir o ícone de “Teclas de Aderência” na barra de tarefas (próximo ao relógio). Para finalizar clique “Ok”.

Esperamos que as dicas sejam úteis e tenham lhe ajudado! Caso tenha alguma dúvida sobre problemas do teclado, entre em contato conosco e teremos prazer em auxiliá-lo.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

42 thoughts to “Soluções simples para problemas do teclado do notebook que nos deixam malucos!”

  1. meu teclado tem teclas que não são reconhecidas,por exemplo:meu ? tem fisicamente no teclado, mas nâo funciona, tenho que usar altgr+w para usar o” ?”

    1. Bom dia Ernani. Obrigado pelo contato. Aparentemente é algo bem simples de resolver. Basta alterar a linguagem para corrigir. O seu teclado possui a tecla Ç, correto? Ele eh um teclado padrão PT-BR. O setup provavelmente esta configurado para o padrão Internacional. Veja aqui como corrigir. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen

  2. Ola Boa noite uso notebook e estou com o seguinte problema a minha letra w e como se fosse clica no lado direito do mouse a minha letra x aparece isso -x a minha tecla de voltar para o ladro esquerdo durante um texto volta e a aparece a letra s ja tentei tudo mas não resolve e não sei mais oque fazer pfv me ajude

    1. João boa tarde. Obrigado pelo contato. O seu teclado pode estar com problemas efetivamente, ou pode ser apenas uma questão de configuração. Vamos lá: primeiro passo, verifique a linguagem do seu teclado, veja se o padrão corresponde ao do teclado ( padrão ABNT2 creio eu). Caso a configuração de linguagem esteja correta, experimente um teclado usb no notebook. Veja se o problema se repete utilizando o teclado usb. Caso o problema persista, é sinal que não é um problema com o teclado efetivamente e sim de configuração. Neste caso você deve verificar o driver do teclado, e em ultimo caso, se após atualizar o driver ainda assim o problema persistir, talvez seja necessário efetuar uma formatação do sistema operacional. Agora, se utilizando o teclado usb o notebook voltar ao normal, é sinal de que o problema está no teclado do notebook. e nesse caso você pode tentar fazer um limpeza e re-encaixar o cabo flat. Se anda disso adiantar, é provável que seja necessário trocar o teclado. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att Equipe ELGScreen.

    1. Olá Diego. Obrigado pelo comentário. Que bom que você conseguiu descobrir o motivo e resolveu fácil! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão de pauta, estamos a disposição. Att. Equipe ELGSCreen.

  3. Boa tarde.

    o que se passa com o meu e que o teclado fisico esta a assumir as mesmas teclas que surgem no virtual…
    ou seja, a ordem das teclas no virtual nao e exatamente igual ao fisico….

    1. Oi Catia, obrigado pelo contato. Acredito que o teclado virtual esteja com uma configuração de padrão de layout diferente do teclado físico. Ao utilizar o teclado virtual, o computador assume esta configuração, e mesmo utilizando o teclado físico, ela vai continuar a responder a configuração de padrão do teclado virtual. Acredito que basta ajustar o padrão de linguagem para que ele volta a funcionar normalmente. Att. Equipe ELGScreen.

  4. Prezados, parabéns pelas dicas.
    No meu caso esta um pouco confuso pois esta saindo letras acompanhadas de números. por exemplo a palavra “mesma” como no teclado a tecla M divide a função da tecla numérica 6 então sai da seguinte forma: “m6esm6a”
    Já pressionei as teclas FN + NunLock mas, persiste poderiam me ajudar ?

    1. Olá Danilo. Obrigado pelo contato. Uma alternativa neste caso é verificar se o driver está atualizado e, em estando, você pode tentar desinstalar o driver e re-instalá-lo. Porém o problema também pode ser físico. Um mal contato no cabo flat, pde fazer com que o funcionamento do teclado confunda o comando. Então sugiro que primeiro você verifique o driver e faça a re-instalação do mesmo. Se precisar de ajuda, aqui neste post explicamos como fazer o procedimento. Caso o problema persista, tente retirar o teclado e efetuar uma limpeza do cabo flat, e re-conecte o cabo cuidadosamente. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

    1. Olá Andressa. Obrigado pelo contato. Preciso de um pouco mais de informação sobre o problema pra poder te ajudar. Isso ocorre em uma tecla específica? Ou em algumas teclas de uma determinada região do teclado? Ou ainda em teclas aleatórias? Ocorre a todo momento, ou a falha é intermitente? Aguardo seu retorno para que eu possa auxiliá-la da melhor forma possível. Att. Equipe ELGScreen.

  5. Boa noite, quando vou por a senha pra iniciar o Windows a tecla 6 não funciona , (aparece dois pontinhos) nem no teclado virtual consegui , tentei formatar o NT, com cd de instalação do Windows , mas nem isso consegui, ele faz a leitura do cd e volta pra tela de início pra por a senha,

    1. Ronaldo bom dia. Isso ocorre somente co-m a tecla 6? Se este problema ocorre no momento de colocar a senha, em que os caracteres não são demonstrados, como você conseguiu identificar que o problema está na tecla 6? O ideal seria você testar com um teclado usb externo e ver se você consegue inserir a senha. Verifique se a tecla shift do teclado não esta emperrada. Preciso de mais informações para poder auxiliá-lo da melhor forma. Aguardo seu retorno. Att. Equipe ELGScreen.

  6. tipo o meu problema e que a luiz do teclado funciona tudo mais so na tela de iniacializacao do windos tps que passa dessa tela que enicia o menu o tecldo nao funciona mais oq eu fasso em

    1. Olá Michael. Obrigado pelo contato.

      Acredito que o problema esteja no driver do teclado. Veja esse tutorial para saber como atualizar o driver. Como seu teclado não está funcionando siga os passos abaixo para abrir o gerenciador de dispositivos.

      Para abrir o Gerenciador de Dispositivos usando a interface do Windows
      Clique em Iniciar e em Painel de Controle.
      Clique em Hardware e Sons.
      Clique em Gerenciador de Dispositivos.

      Uma vez aberto, siga o tutorial a partir do passo 2.

      Espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Att. Equipe ELGScreen.

  7. O meu teclado é LG antiguinho, rsrs mas com o wn10, nesta semana percebi que os shifts não estão funcionando. Tem momentos que funciona, mas é uma em 100 tentativas… já tirei a tecla e assoprei, não resolveu. As duas teclas estão com este problema, porém a que fica embaixo do enter é a que funciona as vezes, a do outro lado ‘morreu’… preciso de uma ajuda…por favor.

    1. Bom dia Heloysa. Obrigado pelo contato. Apenas para ter certeza de que entendi corretamente, o seu notebook LG foi atualizado para Windows 10 e desde então as teclas Shift não estão funcionando, é isso? SE for este o caso, talvez a atualização dos drivers do teclado deva resolver a questão. Porém outras situações podem levar a falha do teclado, como mal contato ou sujeira no cabo flat. Sendo assim, aconselho primeiramente fazer a atualização do driver, e então verificar o funcionamento. Caso ainda não funcione, você pode tentar a limpeza do cabo flat. Espero que ajude. Volte para nos contar os resultados, ok? Att Equipe ELGScreen.

  8. Eu quero saber como fazer os Caracteres Especiais porém usando o Teclado, por que para o que eu vou usar eles eu não posso usar um Ctrl + V eu sou obrigado a digitar e o meu Windows 8 não digita eles! o que eu posso fazer?

  9. Olá, algumas teclas especificas (A, C, F, N, X, Ç, (,), (;:) e o número 9 do teclado numérico a direta – o superior numérico funciona) do meu teclado do notebook ACER ASPIRE V3-571 / windows 10, parou de funcionar enquanto eu usava photoshop (o programa travou e o computador desligou, liguei logo em seguida e desde entao essas teclas especificas nao respondem o comando).
    Não sei se o problema é a sujeira, porque o teclado é novo e só parou de funcionar quando travou com o photoshop..

    1. Olá Manoela.Obrigado pelo contato. Pela descrição que você nos passou, tudo indica que o problema é de configuração mesmo e não físico no teclado. Acredito que talvez re-instalando os drivers do teclado o problema seja corrigido. Veja este post que irá lhe guiar na atualização do driver do teclado. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  10. O meu notebook não está registrando a letra q ao digitá-la. No entanto, uando estou escrevendo algum documento no word ou ao abrir o note para colocar a senha de entrada, estão digitados sequencias da letra (qqqqqqqqqqqq….)

    1. Daniela bom dia. Obrigado pelo contato. Aparentemente a tecla Q está emperrada. Ao abrir o Word ou clicando no botão iniciar, acredito que você ouça o barulho como de uma campainha ( é como o barulho de erro quando se digita algo em algum lugar que não é possível por exemplo). Esse som indica que algo foi digitado. Provavelmente a letra q está emperrada, e quando o Word é aberto, os drivers do teclado são reiniciados e por isso a tecla passa a funcionar e digitar a letra q. Verifique inicialmente se há algum tipo de sujeira que pode estar emperrando. Dê uma olhada neste outro post acredito que ele possa ser útil para a solução do seu problema. Depois conta pra gente se deu certo, ok? Espero ter ajudado. Att Equipe ELGScreen.

  11. Meu teclado está adicionando um traço após eu apertar as teclas “d” e “e” assim: e-e-e-d-d-d- preciso ficar apagando, oq eu posso fazer??

    1. Olá Matheus. Obrigado pelo contato. Esta é uma situação nova pra gente. Vamos fazer alguns testes para tentarmos descobrir onde está o problema, se é uma questão de configuração ou física mesmo. Se possível teste um teclado usb em seu notebook. Veja se com este teclado o problema se repete. Caso ele venha a ocorrer mesmo com o teclado USB, é provável que seja uma questão de configuração. Porém se no teclado USB o problema não ocorrer, então o mais provável é uma questão física. Neste caso, você pode tentar limpar os contatos do cabo flat do seu teclado, e testar novamente. Se mesmo assim o teclado não voltar a funcionar, é provável que tenha havido algum tipo de “curto” nos contatos, e talvez seja necessário fazer a substituição do teclado. Se possível efetue o teste e retorne com o resultado para que possamos auxiliar outros usuários! Obrigado e nos colocamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  12. Oi.guando aperto L no Notebook ele abre troca de usuário aperto outras letras aparece executa não sei o k fasso ajuda

    1. Boa tarde Deiliane. Obrigado pelo contato. Aparentemente a tecla WINDOWS (localizada ao lado da tecla Ctrl, a esquerda) do seu teclado está travada. Ao pressionar L, está acionando o atalho para troca de usuário. Já a caixa executar, é acionada pelo atalho tecla Windows + R. Sendo assim, verifique se a tecla está emperrada ou travada por alguma sujeira, é o mais provável. Espero que ajude! Att Equipe ELGScreen.

        1. Olá Deiliane. Deu certo? Aparentemente sim né? Ficamos satisfeitos em saber que pudemos ajudá-la. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att Equipe ELGScreen!

            1. Bom dia Deiliane. Realmente acredito que o teclado esteja precisando de uma limpeza. Acúmulo de poeira, migalhas, etc pode fazer com que as teclas do teclado passem a travar como ocorreu com a tecla WIndows e provavelmente o com a barra de espaço. Siga os passos do post que lhe ndiquei para limpeza do teclado e você vai conseguir um melhor desempenho do seu teclado. Att. Equipe ELGScreen.

  13. ol[a, o meu teclado tem trocado alguns caracteres e outros n’ao est’ao funcionando, como se percebe pelo texto. o meu arroba n’ao funciona nem o c cedilha e a interrroga;’ao est[a em outa tecla. o que facoW

    por favor, me ajudem

    1. Kesia, boa tarde! Obrigado pelo contato. Aparentemente seu teclado não está com defeito mas sim desconfigurado. Dê uma olhada neste artigo e, caso o seu windows não seja o 8, veja este aqui.. Tudo indica que fazendo o setup correto, o seu teclado volte a funcionar. Acreidto que ele deva ser configurado para POrtugues PT-BR. Provavelmente deve ter trocado a linguagem dele. Mas caso ainda assim não corrija, veja neste outro link como fazer alguns testes para saber se o teclado esta realmente com defeito. Espero ter ajudado. Estamos a disposição. Att, Equipe ELGScreen.

    1. Bom dia. Obrigado pelo contato. Preciso de mais informações para poer auxiliá-lo. O teclado parou de funcionar de uma hora para a outra? O computador estava ligado e o teclado funcionando e parou, ou após ligar o teclado não estava funcionando? Os motivos podem ser os mais diversos, desde problemas de configuração (driver desatualizado) até problemas físicos (conexão do cabo flat). Sendo assim, se possível, nos passe mais informações para que possamos tentar ajudá-lo a descobrir a causa do problema. Att. Equipe ELGScreen.

      1. BOA NOITE , O TECLADO DO MEU NOTEBOOK PAROU DE FUNCIONAR ALGUMAS LETRAS . COMO A TECLA DE APAGGAR AS TECLAS DE NUMMERO TBM. O QUE FAZER?

        1. Bom dia Amanda. Aparentemente o seu teclado está com falha em uma das trilhas pela posição das teclas que vc mencionou. Muitas vezes é possível corrigir esse erro com uma limpeza no cabo flat, e efetuando a reconexão do cabo. Porém podemos fazer um teste antes para nos certificarmos que o problema esta no teclado do notebook mesmo. Experimente um teclado usb. Se as teclas funcionarem corretamente, sem nenhuma delas falhar, esta certo de que o problema é do teclado do notebook, e descartamos problemas de configuração. Então efetuando a limpeza e o reencaixe do cabo flat, é possível que ele volte a funcionar. Caso ainda assim o problema persista, o teclado deverá ser substituído e nesse caso, basta você acessar elgscreen.com e nossos atendentes terão prazer em auxiliá-la a comprar o teclado correto para o seu notebook. Veja neste tutorial como retirar o teclado do notebook para efetuar a limpeza do cabo flat.

          Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELÇGScreen

  14. O prompt do meu teclado troca de lugar de repente, inserindo novas palavras dentro de outras, mais atrás na mesma linha, ou na linha acima, embaralhando qualquer tentativa de texto.

    1. Olá Marco, obrigado pelo contato.

      Neste caso o mais provável seja um mal contato ou algum tipo de curto no cabo flat. Você pode tentar fazer uma limpeza e o re-encaixe dele para ver se resolve. ANtes deste procedimento, teste com um teclado externo usb. Assim, caso o teclado esteja funicionando normal, já fica dectado onde esta o problema. Caso no teclado externo o problema persista, talvez seja preciso levar para um técnico especializado, pois provavelmente pode ser qe o problema esteja na placa. Espero ter ajudado. Att. Equiep ELGScreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *