problemas-com-a-webcam

Como consertar problemas com a webcam do notebook

0 Flares 0 Flares ×

As webcams dos notebooks são dispositivos práticos, entretanto com frequência vemos reclamações sobre seu mau funcionamento ou outros problemas. Isso pode acontecer por duas razões: o dispositivo pode ter sido desativado ou o driver pode não ser mais compatível.

 

Veja a seguir como evitar estes problemas com a webcam do notebook a partir de algumas ações simples.

 

Webcam desativada

 

No caso de a webcam estar desativada, as soluções são muito fáceis. Dependendo do modelo e marca do notebook é possível ativar a câmera a partir de atalhos do teclado. Procure o recurso entre as teclas F3 e F12 e pressione Fn + a tecla para habilitá-la novamente.  

 

Caso este não seja seu caso, clique no menu Iniciar do Windows e busque pela ferramenta “Gerenciador de Tarefas”. Acesse “Dispositivos de geração de imagens” e clique com o botão direito do mouse na sua webcam. Selecione “Propriedades”.

 

O item “Status do dispositivo” deve indicar erros ou a desativação da webcam. Clique no botão “Ativar dispositivo”, confirme apertando em “Ok” e estará tudo certo. Também é possível acessar esta opção na aba “Driver/Ativar”.

 

Teste sua webcam para ver se a imagem passou a ser exibida. Caso o status do dispositivo não indique erros e a webcam esteja ativada, veja como resolver a seguir.

 

Driver desatualizado

 

Se a webcam parou de funcionar após alguma atualização do seu sistema operacional, é provável que isto tenha acontecido devido ao driver não ser mais compatível ao do dispositivo. Para solucionar este problema, existem algumas saídas.

 

Como no tópico anterior, abra o “Gerenciador de Dispositivos”, acesse “Dispositivos de geração de imagens”, clique na webcam com o botão direito e selecione “Propriedades”. Na janela aberta, selecione a aba “Driver” e clique em “Atualizar driver”.

 

Quando esta opção for selecionada uma nova tela será aberta. Nela, selecione a opção “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”. Se o driver for encontrado é só instalá-lo normalmente e reiniciar o notebook. Confira se a webcam estará funcionando normalmente. Talvez seja preciso ativá-la como no primeiro tópico depois da atualização.

 

Se a webcam não aparecer entre seus “Dispositivos de imagem”, será preciso encontrar o software da webcam de seu notebook no site da fabricante. A maioria das empresas fornece o download gratuito buscando pelo modelo de seu computador.

 

O driver atualizado pode ser encontrado, normalmente, acessando a aba “Webcam” ou “Câmeras/Dispositivos de imagem” no site da fabricante de seu notebook. A instalação é feita seguindo os passos tradicionais. Como na solução anterior, talvez seja preciso ativar a webcam como no primeiro tópico depois da atualização.

 

Se mesmo depois de executar todas estas soluções a webcam não estiver funcionando, talvez seja necessário detectar os drivers que estão faltando no seu notebook com ferramentas como o DriverEasy ou seja preciso avaliar problemas com o cabo flat do aparelho.

 

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter para receber mais informações sobre soluções para problemas com tecnologia!

 


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *