economizar-bateria

Dicas de como preservar a bateria do Notebook

0 Flares 0 Flares ×

Baterias de notebook podem tornar-se um problema quando passam a perder rapidamente sua carga. Porém existem algumas ações que podem ajudar a preservar a bateria do notebook, conservando e prolongando seu tempo de vida útil.

Compilamos na internet algumas das dicas. Lembrando que cada marca e configuração pode trabalhar com tipos diferentes de bateria, portanto atente-se a marca e propriedades de sua bateria, bem como as recomendações do fabricante antes de utilizar qualquer uma das dicas. Vamos lá:

    • 1 – As primeiras cargas precisam ser feitas completamente: seguindo-se as recomendações do fabricante quanto ao número de vezes e horas necessárias (ler no manual do fabricante), mas geralmente são 3 primeiros ciclos de carga e descarga de 8 a 12 horas cada. Depois destes 3 primeiros ciclos, o normal é fazer um ciclo a cada mês para calibrar a bateria, mas cheque novamente o manual do fabricante para saber se é estabelecido um prazo ou forma diferente.
    • 2 – Não use o notebook até a bateria se esgotar: exceto na dica 1 acima e quando a bateria não está mais segurando carga, quando pode-se tentar descarregá-la até o fim e carregá-la totalmente duas vezes para tentar recupera-la. Em uso normal, nunca deixe descarregar abaixo de 10%. Como as baterias de Li-Ion não sofrem de efeito memória não é necessário que elas sejam descarregadas totalmente. Você pode começar a carregar a bateria memsmo se a carga estiver em 80%, 50%, 25%, etc
    • 3 – Ligado direto na tomada. Com ou sem a bateria acoplada?
a – Com a bateria acoplada: Geralmente os notebooks mais novos possuem um sistema que quando a bateria está carregada 100% passa a utilizar a energia direto da eletricidade e não da bateria. Assim você pode economizar cargas repetidas da bateria.
b – Sem a bateria acoplada: Neste caso observe algumas recomendações: Efetue o carregamento da bateria até 60% da carga antes de retira-la, retire a bateria com o notebook desligado, fechado e fora da tomada. Guarde a bateria em lugar não muito frio ou quente, embalada para evitar poeira nos seus contatos e evite deixa-la sem uso por mais de 15 dias. A possível vantagem é que pode-se poupar a vida útil da mesma, desde que esteja seguindo as indicações acima. A bateria tem ciclos de carga que variam de 500 a 800 cargas de vida útil. E a grande desvantagem é que a bateria funciona como um No Break do notebook protegendo de qualquer queda ou oscilação de energia. Esquecer de carregar ou utilizar a bateria também é um risco se deixar ela parada por muito tempo vai acabar prejudicando sua vida útil.
    • 4 – Evite temperatura alta:  não use seu notebook em lugares quentes como em cima da cama,  ou em superfícies que impeçam sua ventilação.
    • 5 – Evite descargas rápidas – Isso diminui a durabilidade da bateria, por isso evite gravar DVDs no notebook usando a carga das baterias.
    • 6 – As baterias não duram para sempre – Segundo o Clube do Hardware, a vida útil de uma bateria de notebook varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga e tempo médio de vida, com uso racional, entre 2 e 3 anos. Quem usa muito a bateria ela pode não passar de 01 ano (o que não era absolutamente o meu caso).
    • 7 – Sem energia tire o cabo – Se faltar energia por mais de 1 minuto retire o cabo de força do notebook.

Uma outra estrategia de uso das baterias foi retirada do site http://guanabara.info.

  1. Gaste primeiro a bateria até chegar 1%. 
  2. Carregue a bateria completamente. 
  3. Use a bateria do notebook até chegar uns 40% sobrando de carga. 
  4. Retire a bateria do notebook e guarde na pasta com esta carga. 
  5. Vá usando o laptop apenas no carregador durante a semana. 
  6. Após uma semana, coloque a bateria e use o restante da carga. 
  7. Depois que gastar o restante até 1%, carregue completamente. 
  8. Novamente use até a bateria atingir 40% e guarde na pasta. E volte a usar na tomada. 
  9. Vai repetindo o processo de semana em semana. 
  10. Ao final de 1 ano, sua bateria deverá ter completado apenas uns 36 ciclos de carga/descarga. Somando aí os trabalhos externos com o note, você estará consumindo mais ou menos uns 200 ciclos de carga/descarga em 1 ano.

Entendeu como preservar a bateria do notebook? Se você tem alguma informação diferente dessas que foram colhidas em várias fontes pela web compartilhe aqui.

Fonte: http://tipsplustips.blogspot.com.br/

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *