PowerCfg do Windows: otimize o uso da bateria do seu notebook com a ferramenta do Windows

0 Flares 0 Flares ×

Apesar de sua enorme popularidade, a grande maioria dos usuários de Windows desconhece grande parte de seus recursos. Um deles é o PowerCfg, ferramenta que auxilia na otimização do uso da bateria do notebook através de configurações, além de relatórios de desempenho do acessório para versões que vão do Windows 7 ao Windows 10.

Com o PowerCfg você poderá configurar diversas funções relacionadas ao gerenciamento de energia do seu notebook como estados de suspensão, controle de dispositivos e alarmes que podem ligar o notebook ( sim é possível configurar o notebook para ligá-lo automaticamente em determinado horario, ou ainda ligá-lo sem que seja necessário pressionar o botão on/off) entre outras muitas opções.

Acessando o PowerCfg

Para acessar o PowerCfg é necessário acessar o prompt de comando do Windows como administrador. No Windows 8, ou superior, você o acessará clicando com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar (logotipo Windows na barra de ferramentas a esquerda) e posteriormente em “Prompt de Comando (Admin)”.

prompt

Já nos Windows 7  basta localizar o ícone do Prompt de Comando no menu Iniciar, clicar com o botão direito do mouse sobre ele selecionando a opção “Executar como Administrador”.

É possível executar alguns controles que facilitam o uso do seu notebook, como por exemplo liberar a opção de ligar. Desta forma você pode configurar o Windows para iniciar sem ativar o botão “liga e desliga” (sim, é possível ligar o seu notebook usando apenas uma tecla ou o botão do mouse.) Também é possível desativar aplicativos que executam atividades em horários específicos, ou atualizações que por consequência podem aumentar o desperdício de bateria. Para desabilitar esta opção use o código “powercfg -devicequerry wake_armed”, caso queira gerar relatórios para avaliar o que está funcionando ou gastando bateria desnecessária use o código, “powercfg /energy”, ele vai gerar um relatório em HTML mostrando a eficiência e os dados necessários para você entender o processo do seu computador.

Relatórios de consumo de energia e autonomia de bateria

Uma informação muito útil é sobre o consumo e uso da bateria. Utilizando o código  “powercfg /batteryreport” você obterá um relatório sobre a “saúde’ de sua bateria. São muitas informações geradas pelo relatório, mas cito como exemplo os dados da bateria como os abaixo relacionados:

battery-report

Uma informação importante apresentada acima, é com relação ao número de ciclos da bateria. Uma bateria tem em média de 500 a 800 ciclos dependendo de sua capacidade. Para saber mais sobre os ciclos das baterias veja nossas dicas de como preservar a bateria.

Obs: O relatório é gerado e salvo dentro da pasta C:/Windows/System32. Para visualizar o relatório, retire o arquivo html gerado da pasta System32 e cole em outro local e depois abra.

O PowerCfg tem uma infinidades de funções que podem ser bastante úteis no gerenciamento do consumo de energia, as quais você pode conferir aqui.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

2 thoughts to “PowerCfg do Windows: otimize o uso da bateria do seu notebook com a ferramenta do Windows”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *