placa-mãe com defeito

Placa-mãe com defeito. E agora?

0 Flares 0 Flares ×

Como o nome já deixa a entender, a placa-mãe é a peça fundamental de qualquer computador. Responsável pela interconexão de todos os componentes da sua máquina, uma placa-mãe com defeito impede que o computador funcione.

Quando essa peça apresenta problemas, é recomendável que você busque um profissional para consertá-la o mais rápido possível. Mas, antes de tudo, é importante saber qual fator causou o defeito ou impede a placa-mãe de funcionar corretamente.

É sempre importante lembrar: ao identificar um problema, procure uma assistência técnica. Um profissional treinado e capacitado será capaz de realizar o reparo com qualidade, evitando problemas e economizando tempo e dinheiro.

Placa-mãe com defeito: curto-circuito e problemas físicos

Um dos problemas mais comuns em placas-mãe é o curto-circuito. Quando uma placa-mãe está em curto, ela pode travar aleatoriamente ou nem ligar. Por mais que seja raro, uma placa com esse tipo de transtorno pode queimar outros componentes e inutilizar toda a peça.

Curto-circuito na placa-mãe pode ocorrer por causa de fios desencapados, fios soltos ou ainda contato físico entre a placa e estruturas metálicas da carcaça.

Sobretudo, nem pense em abrir o aparelho se não tem conhecimento específico para isso. Em todo caso, é melhor e mais recomendável levar o computador para a assistência, seja qual for o causador do curto – uma manutenção incorreta pode aumentar o problema.

Sujeira e acúmulo de poeira

Se você já possui seu notebook há um certo tempo, é normal ocorrer acúmulo de poeira e sujeira. O problema é que essa poeira atrapalha a ventilação, podendo gerar travamentos, superaquecimentos e desempenho abaixo do esperado.

Especialistas recomendam limpeza a cada seis meses, que deve ser realizada com um aspirador de pó em baixa potência. Assoprar a poeira não resolverá o problema, e o uso de tecidos não específicos pode causar uma descarga de eletricidade estática e até queimar seu notebook.

Além de sujeira, falta de ventilação adequada e overclock descuidado podem aumentar a temperatura de sua máquina.

Existem programas que checam a temperatura do notebook, como o HWMONITOR. Fique atento a esse detalhe. Portanto, qualquer índice apontar mais de 90ºC, desligue o notebook e leve para uma assistência assim que puder.

Componentes mal instalados ou incompatíveis

Placas de vídeo e memórias instaladas incorretamente podem deixar sua placa-mãe com defeito. Além disso, em computadores de mesa, às vezes o simples ato de mover a máquina pode ser o suficiente para tirar os componentes do lugar certo.

Para verificar se esse é o defeito, basta checar se a placa de vídeo e a memória estão corretamente instaladas. Caso não tenha certeza se o encaixe está certo, leve seu aparelho a uma assistência, eles poderão fazer esta verificação de forma rápida e eficiente.

Pentes de memória RAM incompatíveis também causam problemas no funcionamento da máquina. Lembre-se de verificar a compatibilidade do pente desejado com a sua placa-mãe antes de comprá-lo. Se eles estiverem com defeito, seu computador não reconhecerá a velocidade nem a memória instalada.

Pode ser também que a BIOS, firmware responsável pela inicializar o computador, não esteja reconhecendo novos hardwares instalados na máquina. Neste caso, verifique no site da fabricante de seu computador se há novas atualizações.

Seja qual for o motivo, evite tentar consertar a placa-mãe com defeito por conta própria. Levar sua máquina até uma assistência técnica da sua confiança é sempre a melhor solução.

 

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *