pixel com defeito

Pixel com defeito na tela: tem solução?

0 Flares 0 Flares ×

Com a grande disseminação nas telas de LCD, seja para notebooks, computadores ou até mesmo televisores, passou a ser comum ouvirmos alguns termos que anteriormente não faziam parte do nosso cotidiano.

Um desses termos é o pixel morto ou pixel queimado.  Sabe aquele pontinho na tela que aparece em uma cor diferente do que deveria ser, ou então só como um pontinho preto? Ai está o tal pixel com defeito! Mas, o que é exatamente um pixel?

pixel

Pixel morto X pixel emperrado

Neste caso é muito simples de diferenciá-los. O pixel com defeito, emperrado, é exibido sempre em uma única cor: verde, vermelho ou azul. Já o pixel morto é exibido apenas na cor preta. Embora na maioria das vezes seja possível reativar um pixel preso, um ponto queimado dificilmente será corrigido, pois ele simplesmente pode não estar recebendo energia para funcionar.

Como localizar pixels defeituosos

A maneira mais simples de localizar o pixel com defeito é procurá-los diretamente na tela por pontos com cor única na tela. Para facilitar esse processo, indicamos o site Dead Pixel, que disponibiliza páginas dedicadas especialmente para a detecção de pixels mortos.

como-consertar-pixel-defeituoso-monitor-LCD-3

Para facilitar o processo, linkamos as páginas abaixo para que você possa efetuar o teste. Após abrir o link, pressione F11 para visualizar em tela cheia e cobrir a tela como um todo no teste. Para sair, basta pressionar F11 novamente. Efetue o teste em todos os links abaixo para certificar-se de qual pixel apresenta o defeito.

Preto & Branco | Branco & Preto | Azul & Amarelo | Amarelo & Azul | Ciano & Vermelho | Vermelho & Ciano | Verde & Magenta Magenta & Verde

Certo. Agora que você identificou o pixel defeituoso, vamos ensiná-lo a como tentar corrigir o problema. Mas é realmente tentar, porque apesar de em muitos casos os procedimentos funcionarem, não é garantido que o pixel voltará a funcionar.

Utilizando softwares

Para ajudar na tentativa de recuperação de um pixel emperrado, você pode baixar o software gratuito Undead Pixel. O programa é simples de utilizar, bastando arrastar o pixel piscante para cima do pixel defeituoso e deixá-lo trabalhar por um tempo. O software faz uma “varredura de cores” no monitor e tenta forçá-lo a trocar de cor enviando diversas solicitações diretamente ao pixel. Em muitos casos, esse procedimento ajuda a “desemperrar” o pixel.

Pressionando o Pixel

Este caso assemelha-se a velha “batida na lateral de televisores antigos”. Existem vários relatos em que os pixels voltaram a funcionar após serem pressionados. Porém, tome cuidado ao fazê-lo. Utilize um objeto que não danificará a tela (a ponta de um lápis borracha,  uma tampa de caneta…) e procure proteger a tela utilizando um pano de micro-fibra, a fim de evitar possíveis riscos. Não aplique muita pressão e não utilize objetos afiados ou pontiagudos, pois você pode acabar com um problema maior do que um simples pixel emperrado.

Garantia de fábrica

A maior parte dos fabricantes de tela só considera um defeito efetivamente uma tela que tenha ao menos 5 ou mais pixels emperrados ou queimados para efeitos de garantia. Alguns fabricantes podem substituir um monitor que tenha apenas um ponto defeituoso, mas a maioria vai exigir um número mínimo de pixels defeituosos antes de oferecer o serviço de garantia. Consulte o termo de garantia de seu notebook ou monitor para maiores informações.

confira-as-opcoes-de-tela-para-notebooks

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

24 thoughts to “Pixel com defeito na tela: tem solução?”

  1. Olá. Uma pergunta. Tenho um notebook Samsung S50 que apresenta umas manchinhas irregulares na tela, mas que somente são perceptíveis qdo o fundo está branco. Isso também seriam pixéis mortos?
    Obrigado

    1. Olá Luiz. Obrigado pelo contato. Problemas com manchas normalmente ocorrem por um defeito na tela, onde por alguma questão física (impacto, temperatura, etc) poe haver um rompimento entre uma das camadas que compõe o display, ocasionando essas manchas. A tendência é que, com o tempo, elas aumentem de tamanho. Porém, não esta relacionado a pixel queimado. Nestes casos, se a mancha estiver atrapalhando o uso diário, é necessário efetuar a troca da tela. Porém se elas não estão atrapalhando, não há risco de o problema danificar outros componentes. Enquanto estiver sendo possível utilizá-la sem que as manchas atrapalhem, você pode ficar tranquilo. Caso tenha mais alguma dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen

  2. comprei uma tv qled sansung 55″, e apresentou um defeito no pixel, e na loja fast shop pediram p acionar a garantia, apresenta umas faixas brancas da metade pra baixo, esse problema pode voltar a acontecer e o conserto ficará bom, pois se trata de um produto novo e caro??

    1. Bom dia Izabel. Obrigado pelo contato. Infelizmente eu não posso lhe responder com total certeza pois não trabalhamos com aparelhos de tv. Somente notebooks. Porém, em relação as telas de notebook, substituir a tela resolve o problema, quando o problema esta na tela efetivamente, e não na placa de vídeo. Já em aparelhos de tv, como lhe disse, eu não posso afirmar. Porém se o produto é novo, acionando a garantia existe a possibilidade até de efetuarem a troca do aparelho como um todo ao invés de substituir a tela. Certamente acionar a garantia é o melhor caminho. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

    1. Olá Letícia! Obrigado pelo comentário! Que bom que funcionou! Se precisar de algo mais relacionado ao seu notebook como teclado, fonte ou bateria, não esqueça de nós! Conte sempre conosco! Att. Equipe ELGScreen.

  3. Tem uma faixa na vertical de ponta a ponta no meu monitor, ela não aparece no branco, no preto e em alguns tons. Eu abri todas as paginas de testes citadas no post e em cada uma delas a lista fica de uma cor diferente, o que pode ser?

    1. Olá Spencer. Obrigado pelo contato. Aparentemente a sua tela esta apresentando uma listra. Uma falha em uma linha de leds. Este é um problema comum e pode ocorrer em qualquer notebook. A tela tem um tempo de vida útil, e pixeis mortos e listras podem aparecer com o tempo. Se a lista não estiver atrapalhando o uso, você pode continuar com a tela normalmente, pois o problema não afeta nenhum outro componente. Agora, caso esteja incomodando, provavelmente será necessário efetuar a substituição da mesma, que é simples dependendo do notebook. Temos um tutorial passo a passo explicando como efetuar a troca da tela. E basta procurar em nosso site colocando modelo do notebook ou o partnumber da tela no campo de busca. Se necessitar auxílio para efetuar a compra, nossos atendentes estão disponíveis através do chat, que você acessa clicando em suporte no canto inferior direito da página. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meti o dedo no pontinho azul e ele voltou a funcionar , que engraçado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Olá Augusto! Que bom que deu certo! As vezes as soluções para os problemas podem ser mais simples do que esperamos! Estamos a disposição! Att. Equipe ELGScreen!

  5. Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma TV SONY Led 40 polegadas que apareceu uma faixa azul Horizontal na tela. Esta assim a 1 Mês, sera que tem problema de aumentar ? E sai caro concertar ? Obrigado espero que me ajudem.

    1. Olá Lucas. Obrigado pelo contato. Aqui na ELGScreen nós não trabalhamos com telas para televisores. Porém a tecnologia envolvida é bem parecida. O que osso te adiantar neste caso é que, não é possível afirmar que o problema irá aumentar. Ele pode aumentar sim, mas não é certeza de que isso irá ocorrer. Quanto ao conserto, não tenho noção de valores. Mas sei que sim, é possível trocar a barra de leds queimados. Mas para tal, aconselho procurar uma assistência técnica especializada. Estamos a disposição em caso de dúvidas. Att. Equipe ELGScreen

    1. Olá Evanize. Nós somos especializados em telas para notebooks. Porém, essa questão de pixel, não necessariamente é diferente para os dois casos. Pixel morto ou travado não tem risco de “aumentar”. Pode haver travamento ou queima de outros pixels, porém não relacionado a este que já esta apagado no caso das tela de notebook. Acredito que para as TVs de LCD não seja diferente porém, é melhor consultar um especialista, ok? Att. Equipe ELGScreen.

  6. Olá! Tenho um notebook e semana passada surgiu uma linha preta fina, horizontal, aproximadamente 3mm de comprimento. Após alguns dias a linha já estava com 1cm. Procurei o assunto na internet e uma das dicas (não para pixels pretos, mas fiz mesmo assim) era pressionar suavemente a tela. Para minha surpresa, as extremidades dessa linha se tornaram maiores, mais 8 pixels ficaram pretos, como quase uma bolinha na extremidade da linha… só piorei.
    Como são pretos, sei que não há o que fazer para voltarem a funcionar, mas existe alguma medida a ser tomada pra evitar que mais pixels morram?

    1. Olá Cintia, obrigado pelo contato.

      Por ser uma linha preta e estar aumentando de tamanho, há possibilidade de ter ocorrido um trinco no LCD e este aumento de tamanho seja devido ao vazamento do cristal líquido, justamente por ter aumentado também após pressionar o LCD. Pois pixel ou listra realmente não tende a aumentar, a não ser que seja problema no cabo flat do aparelho. Caso esta listra/mancha preta continue aumentando não há como evitar e neste caso se faz necessária a troca do display.Estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

      1. O meu está acontecendo a mesma coisa, porém está crescendo, entretanto, tem conserto? você tem ideias de valores?

        1. Olá Belmiro. Se a mancha em sua tela está crescendo é sinal que ela deve ter rachado e está vazando o cristal líquido da mesma. Para sabermos o valor da sua tela, preciso que vc nos informe marca, modelo e série completa de seu notebook. Veja aqui como descobrir essas informações de maneira simples. Att. Equipe ELGScreen.

  7. pressionar a tela ( com carinho ao meu velho note book, claro) funcionou, mas se eu toco perto do local de novo eles voltam… mesmo assim agora esta muito melhor

    1. Olá Marcel! Que bom que funcionou. Mas caso o problema persista e passe a incomodar, trocar a tela é moleza! Conte conosco caso precise de mais alguma auxílio. Att. Equipe ELGScreen.

  8. Estava há vários dias quebrando a cabeça atrás do manual e nota fiscal para acionar a garantia da TV, até que resolvi procurar pelo assunto no Google novamente e encontrei o Blog, lendo sobre os possíveis sintomas para dead pixel que no meu caso em uma Samsung 46 Led 3D que tenho com pixel preto, resolvi testar a tal batidinha de leve na tela, muito sem esperança de que resolveria meu problema do ponto preto bem no meio da tela, mas para minha grande surpresa funcionou!!!!

    Gostaria de agradecer ao autor, foi o único lugar que vi esta indicação como solução e apenas duas batidinhas de leve com o dedo sobre o dead pixel fizeram ele voltar a vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *