Como otimizar o uso de memória RAM no notebook?

0 Flares 0 Flares ×

A memória RAM é um dos componentes mais críticos em notebooks e PCs. A Memória de Acesso Aleatório (Random Access Memory, em inglês), é responsável pelo armazenamento de dados da máquina durante seu funcionamento, deixando o uso mais rápido e fluido.

Se seu computador está lento, pode ser que o componente não esteja usando todo o seu potencial. Pensando nisso, reunimos os melhores métodos para otimizar a memória RAM do seu equipamento. Continue a leitura!

Desative o recurso Superfetch

Desde o Windows Vista, os sistemas operacionais da marca possuem um sistema de gerenciamento chamado Superfetch. Seu objetivo é verificar quais são os softwares mais utilizados pelo usuário e armazenar seus dados na memória, tornando a inicialização desses mais rápida.

Porém, nem tudo é perfeito. Por utilizar a memória RAM que está ociosa, seu consumo é alto e pode causar o efeito contrário do esperado: deixar o PC lento.

Por isso, desativar o recurso é uma das formas de otimizar a memória RAM, principalmente em máquinas com 4 GB de RAM ou menos. O processo é seguro, mas caso o problema persista, ative-o novamente. Afinal, o carregamento dos softwares mais usados é mais rápido com o recurso ativado.

Para desativá-lo, pressione as teclas Windows e R para abrir a janela “Executar”. Nela, insira o comando “services.msc” para abrir a página de Serviços. Procure na lista o Superfetch e clique com o botão direito para selecionar o item “Propriedades”.

 

Uma nova janela será aberta. Em “Tipo de inicialização”, altere a opção “Automático” para “Desativado”. Reinicie o computador para que as alterações surtam efeito.

Se o problema persistir, faça o mesmo caminho e reative o recurso.

Aumente a prioridade da performance

Uma outra forma de otimizar a memória RAM é aumentando a prioridade da performance. É importante notar que essa ação faz com que a aparência seja sacrificada.

Por padrão, o Windows escolhe se deve priorizar aparência ou performance em diversos processos diferentes. Por exemplo, uma das prioridades de aparência é na renderização de fontes, que deixa a leitura melhor e um visual mais agradável. Porém, se a aparência não é importante para você, é possível priorizar a performance e deixar o visual mais “grosseiro”.

Para acessar a área e realizar a mudança, abra a janela “Executar” da forma ensinada anteriormente. Digite “Sysdm.cpl” para abrir as “Propriedades do Sistema”.

Selecione a aba “Avançado” e clique no botão “Configurações” dentro do box “Desempenho”. Uma nova janela será aberta. Em “Efeitos Visuais”, selecione a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”.

Alternativamente, você pode selecionar as opções detalhadas de aparência, mantendo a otimização no que julga ser mais importante.

Verifique se você acha as novas configurações confortáveis e se a melhora da performance valeu a pena. Caso contrário, refaça o caminho e deixe o Windows decidir novamente as melhores opções.

Aumente o tamanho da memória virtual

A memória virtual é um recurso do Windows que reserva espaço no sistema de armazenamento para alocar informações normalmente salvas na memória RAM, liberando-a para outros usos e, consequentemente, aumentando a performance do PC.

Você pode aumentar a quantidade de armazenamento alocado para esse uso, otimizando a memória RAM e deixando o PC mais rápido. Porém, não é recomendado fazer esse processo caso você use SSD. O dispositivo possui vida útil medida por quantidade de gravações, e o espaço para memória virtual é usado para gravação constantemente. Por isso, somente siga os passos abaixo caso use HD.

Para fazer a mudança, abra a janela “Executar” da forma ensina anteriormente. Digite “Sysdm.cpl” para abrir as “Propriedades do Sistema”.

Selecione a aba “Avançado” e clique no botão “Configurações” dentro do box “Desempenho”. Uma nova janela será aberta, então selecione a aba “Avançado”.

Em memória virtual, clique em alterar para fazer as mudanças desejadas. Desmarque a opção “gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades” e selecione “tamanho personalizado”. Os campos ficarão disponíveis e você poderá selecionar a quantidade de memória do HD que funcionará como memória RAM. Coloque a quantidade desejada, salve e reinicie o PC.

Se o problema persistir, é recomendado reverter essas alterações.

Caso nenhum dos métodos para otimizar a memória RAM tenha mostrado resultados satisfatórios, vale a pena fazer um upgrade. Clique no banner e conheça as opções da ELGScreen!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

4 thoughts to “Como otimizar o uso de memória RAM no notebook?”

    1. Olá Thiago. Obrigado pelo comentário! Ficamos muito satisfeitos em saber que nosso conteúdo foi útil! Não esqueça de assinar nossa newsletter caso ainda não o tenha feito para ficar por dentro de todas os conteúdos e novidades do Blog ELGScreen! Novas publicações toda semana! Abs. Att. Equipe ELGScreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *