Chips e componentes de processamento (chips).

O que é SoC (System On a Chip)?

0 Flares 0 Flares ×

Os processadores estão se tornando cada vez mais compactos. Isso pode ser visto, com frequência, na evolução desses componentes em aparelhos como smartphones e tablets.

Na grande maioria dos computadores, a CPU é conectada, por meio da placa-mãe, a vários outros componentes, como a memória RAM e a placa de vídeo, por exemplo. Porém, essa estrutura exige mais espaço.

Nesse contexto, surge o conceito denominado de System On a Chip (SoC), que se refere à junção de um ou mais desses componentes em apenas um chip, formando uma peça única.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre o que é SoC!

As principais características de um System On a Chip

Os computadores possuem uma arquitetura de hardware própria, na qual o foco é a performance, sem muita preocupação com o consumo de energia — já que a máquina fica ligada o tempo todo na tomada.

Em geral, computadores de mesa exigem componentes menos potentes, no que diz respeito à refrigeração. Isso porque, por haver mais espaço nos gabinetes, é possível acoplar outros dispositivos para ajudar nessa tarefa, como os coolers.

Por outro lado, os chips do tipo SoC aparecem, em geral, em dispositivos menores, como os celulares e tablets. Dessa forma, a preocupação com a temperatura de funcionamento e o gasto de energia é maior — visto que esses aparelhos necessitam de uma autonomia maior.

Smartphone com sistema operacional Android.
Smartphones são exemplos de utilização dos chips do tipo SoC.

Características importantes dos sistemas SoC, além do tamanho reduzido, são o baixo consumo de energia e a eficiência térmica. Isso os torna adequados para aplicações nesses dispositivos.

Entretanto, vale destacar que, por causa dessa integração entre componentes, não é possível alterar partes específicas em um chip SoC. Ou seja, se alguma parte específica for danificada, não haverá como trocá-la sem descartar todo o sistema.

Por essa razão, essa tecnologia tende a ser mais barata, quando comparada aos sistemas convencionais presentes em computadores.

Quais os tipos de SoC e onde eles aparecem

O conceito de System On a Chip é amplo e serve para diversas aplicações. Os exemplos mais comuns são os chips de celular, como os processadores da série A, presentes nos iPhones e iPads.

No site da Apple, inclusive, é possível visualizar todos os componentes que integram esse SoC, atualmente na versão 12. No caso dos smartphones Android, os chips mais conhecidos atualmente são os Snapdragon da Qualcomm.

Pessoa utilizando um iPad.
Os chips da série A da Apple estão presentes nos dispositivos móveis da Apple: iPhones e iPads.

Os chips do tipo SoC encontrados em celulares apresentam baixo consumo de energia e um processamento eficiente. Esses fatores, aliados ao fato de que esses aparelhos apresentam telas menores — que exigem menos poder de processamento, garantem que a velocidade de execução dos aplicativos ocorra sem travamentos.

Porém, a tecnologia System On a Chip não aparece apenas em smartphones e tablets. Vários sistemas podem se aproveitar da integração de um ou mais componentes em uma única peça.

Um exemplo são os chips SoC Ryzen™ Embedded, da AMD. Essa série de componentes apresenta uma unidade que integra CPU (processamento principal) e GPU (processamento gráfico).

Essa tecnologia é uma alternativa econômica e que viabilizou o desempenho satisfatório em dispositivos móveis, com uma construção compacta, baixo consumo de energia e boa eficiência térmica.

Para receber mais conteúdos sobre tecnologia e gestão de empresas, toda semana, por e-mail, assine a nossa newsletter!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *