Skip to main content
Pessoa segurando um Raspberry Pi.

O que é um Raspberry Pi? Conheça mais sobre o dispositivo!

0 Flares 0 Flares ×

Entender o que é um Raspberry Pi nos ajuda a contextualizar o momento tecnológico em que vivemos. Em um mundo com dispositivos premium cada vez mais rápidos, compactos e inteligentes, os aparelhos de entrada também trazem suas qualidades.

Na CES 2020, um dos maiores eventos do setor, que apresentou carros elétricos, TVs de quase 300 polegadas e notebooks com CPUs incrivelmente rápidas e com baixo consumo de energia.

Nesse contexto, o Raspberry Pi chega com uma proposta completamente diferente: ser um produto de baixo custo e que entrega desempenho suficiente para empoderar uma série de projetos, com mais um diferencial, o tamanho.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre essa tecnologia!

Raspberry Pi: o que é?

Em 2012, surge o primeiro modelo, desenvolvido pela Raspberry Pi Foundation, com o objetivo de incentivar estudos sobre computação em escolas e países em desenvolvimento.

Trata-se de um tipo de SoC (System On a Chip), um minicomputador com todos os principais componentes de hardware: processador, memória RAM, entradas/saídas, entre outros. Seus dois principais diferenciais são o tamanho e o preço.

Na sua essência, o produto é uma placa de circuitos integrados que reúne todos os componentes em um espaço extremamente reduzido, possibilitando que ele seja utilizado em diferentes situações, com alta flexibilidade.

É importante ressaltar que o Raspberry Pi não vem com alguns itens na caixa, que são fundamentais para o seu funcionamento. No entanto, a comunidade que trabalha com projetos utilizando essa tecnologia já oferece os acessórios, que não são difíceis de encontrar.

Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

Entre as peças que estão “faltando” na caixa do Raspberry Pi, estão:

  • Fonte de energia de 5V, micro USB: para energizar o equipamento, você pode utilizar um carregador de celular, por exemplo
  • Unidade de armazenamento: o Raspberry não vem com HD, e precisa de um cartão de memória do tipo microSD para guardar seus arquivos
  • Case: vendida separadamente (existem vários modelos alternativos para compra na internet)
  • Cabos: você precisará de cabos para conectar o Raspberry a um monitor (HDMI) e também a uma caixa de som ou fone de ouvido (3.5 mm)
  • Monitor, teclado e mouse: para usar a placa como um desktop completo
Detalhe da placa de cirtuitos do Raspberry Pi.
Em sua essência, o Raspberry Pi é uma placa de circuito com todos os principais componentes de um computador.

Em sua essência, o Raspberry Pi é uma placa de circuito com todos os principais componentes de um computador.

Composição de hardware

Disponível em diversos modelos, o Raspberry Pi varia suas configurações e tamanhos. Para simplificar, criamos uma tabela com as principais especificações de cada um deles.

ModeloCPU (SoC)RAMWiFiBluetoothTamanho
4 Model BQuad core 1.5 GHz1/2/4 GBSimSim85 x 56 x 16 mm
3 Model B+Quad core 1.4 GHz1 GBSimSim85 x 56 x 16 mm
3 Model BQuad core 1.2 GHz1 GBSimSim85 x 56 x 16 mm
3 Model A+Quad core 1.4 GHz512 MBSimSim65 x 56 x 11 mm
2 Model BQuad core 0.9 GHz1 GBNãoNão86 x 57 x 16 mm
Zero WSingle core 1 GHz512 MBSimSim65 x 30 x 5 mm
ZeroSingle core 1 GHz512 MBNãoNão65 x 30 x 5 mm

Fonte: Raspberry Pi Mechanical Drawings.

Para que serve um Raspberry Pi?

Com um hardware decente, principalmente quando analisamos o tamanho e o baixo consumo de energia exigida, o Raspberry Pi se qualifica para uma série de projetos interessantes.

Na internet, é possível encontrar muitos casos de uso do equipamento, disponibilizados pela Raspberry Pi Foundation. As possibilidades são inúmeras, indo de sistemas operacionais completos até emuladores de jogos.

A seguir, separamos alguns dos projetos com Raspberry Pi mais interessantes (em inglês):

As possibilidades são inúmeras. Confira, a seguir, um projeto que coloca um emulador de consoles antigos dentro de uma lata de balas Altoid, utilizando o Raspberry Pi Zero W:

Para dar início aos seus estudos com a ferramenta, vale lembrar que é preciso utilizar um computador extra, que será utilizado para manipular os arquivos antes de carregá-los no aparelho.

A utilização em diferentes projetos mostra a versatilidade desse sistema, tornando o Raspberry Pi útil em jogos, projetos de automação, sistemas de redes, entre outros. Ele também é ótimo para pessoas que estudam circuitos e computadores em geral.

Se você se interessou por essa tecnologia, acesse o site oficial do projeto para conhecer mais. Pesquisando no Google, também é possível encontrar muitos materiais e documentações sobre o tema.

Infelizmente, o Raspberry Pi não possui muitos revendedores oficiais no Brasil, além da loja FilipeFlop, sendo necessário recorrer a importadores, em sites de marketplaces.

O estado atual da tecnologia nos permite trabalhar com projetos interessantes, sem grandes custos. No setor educacional, ferramentas como o Raspberry Pi são ótimas oportunidades de aprendizado sobre o funcionamento dos computadores modernos.

E você, já trabalhou com esse tipo de equipamento? Deixe nos comentários quais foram os projetos que mais chamaram a sua atenção, e preencha o formulário para receber os próximos posts do blog da ELG, diretamente por e-mail!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *