notebook superaquecendo: causas e soluções

Notebook superaquecendo: causas e soluções

0 Flares 0 Flares ×

Assim como qualquer dispositivo eletrônico, o notebook gera calor durante seu funcionamento. É por isso que coolers estão presentes nas máquinas – para dissipar o calor e manter seu notebook seguro e funcional. Porém, não é incomum encontrar um notebook superaquecendo.

Existem diversas causas para o problema de superaquecimento do notebook. Para conferir as principais e suas respectivas soluções, continue a leitura!

Poeira no dissipador

Uma boa porcentagem dos problemas de superaquecimento de notebook é causado por sujeira no dissipador de calor. O dissipador está localizado, na maioria das máquinas, ou na lateral ou na parte traseira.

É recomendado levar seu aparelho a uma assistência técnica de confiança para uma limpeza interna. Esse procedimento deve ser feito, no mínimo, uma vez por ano.

Para evitar que a sujeira se acumule, é importante tomar alguns cuidados. Por exemplo, não utilize o notebook diretamente no colo ou em superfícies como almofadas, cama, sofá e outros. Isso atrapalha a dissipação do ar quente e facilita o acúmulo de poeira.

Pasta térmica gasta

Um produto de extrema importância no notebook é a pasta térmica. Seu objetivo é potencializar a refrigeração do processador, garantindo maior aderência entre esse dispositivo e o dissipador de calor do cooler.

Normalmente, a pasta é aplicada na fábrica ou na montadora de computadores. Porém, após alguns meses de uso, ela perde gradualmente sua eficácia. Pastas térmicas de qualidade podem durar até cinco anos, enquanto as opções mais baratas do mercado devem ser trocadas anualmente.

É recomendável trocar a pasta em uma assistência técnica. Se decidir trocar por conta própria, tome cuidado com a quantidade aplicada – uma gota é o suficiente. Mais do que isso pode gerar problemas, inclusive causar superaquecimento no notebook.

Drivers desatualizados

Quando o sistema detecta o problema do notebook superaquecendo, ele pode interpretar que há algo de errado e desligar sozinho, por segurança. É comum que isso ocorra quando o computador tenta realizar atividades muito exigentes, como rodar jogos pesados.

Antes de tudo, procure atualizar os drivers de sua BIOS e placa de vídeo. Se estiver tudo atualizado, o cooler estiver limpo e a saída de ar desobstruída, o problema pode ser o local de uso. Se você usa o notebook em um local apertado e com pouca circulação de ar, ele pode superaquecer.

Como solucionar o superaquecimento do notebook?

Uma solução externa para o problema de notebook superaquecendo é utilizar uma base com cooler. Bases comuns já auxiliam o funcionamento da máquina, principalmente quando você pretende usar o notebook no colo ou em superfícies não recomendadas.

Existem diversas opções disponíveis no mercado, com preços variados. Procure por uma que atenda a seus objetivos e fique de olho na compatibilidade – a base precisa ter um tamanho adequado, de acordo com o seu notebook.

Podemos dividir essas bases em dois principais tipos. O primeiro utiliza a energia do próprio notebook e exige o uso de uma porta USB. Prefira esse modelo caso tenha poucas tomadas disponíveis no local de uso, ou irá usar fora da tomada. Como desvantagem, essas bases diminuem a quantidade de portas USB disponíveis. O outro tipo se alimenta de energia pela tomada. Escolha esses modelos caso precise usar todas as portas USB de seu notebook.

Por mais que possamos nos esforçar para arrumar sozinhos o problema de notebook superaquecendo, vale a pena procurar uma assistência técnica de confiança. Lembre-se que defeitos causados por tentativas de reparo não são cobertos pela garantia!

Mau funcionamento dos coolers

Outro problema comum em notebooks superaquecendo são aqueles que ocorrem nos coolers. Além do acúmulo de sujeira, eles podem apresentar defeitos por outros motivos.

Normalmente, os coolers começam a funcionar apenas quando detectam uma temperatura pré-determinada, antes de ocorrer o superaquecimento do notebook. Caso eles não estejam ligando automaticamente, procure uma assistência técnica de sua confiança.

notebook superaquecendo: sujeira no cooler

Atenção: nunca use o notebook caso os coolers estejam quebrados. O risco de queimar e inutilizar sua máquina nesses casos é grande! Se seus coolers não estiverem funcionando, invista em um novo. Clique aqui e confira as opções da ELG Screen!

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter para receber conteúdos relevantes toda semana!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

2 thoughts to “Notebook superaquecendo: causas e soluções”

  1. Boa tarde senhores!
    Preciso de um teclado para Notebook hp 14d028br, como faço para comprar na sua loja??

    Abraços.
    Zico
    SanZic Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *