notebook só liga na tomada

Notebook só liga na tomada? Conheça as principais causas

0 Flares 0 Flares ×

Uma das maiores vantagens em possuir um notebook é a sua praticidade e mobilidade. Com ele, você pode trabalhar, estudar ou se divertir em qualquer lugar. Por isso é tão frustrante quando problemas que afetam essa característica aparecem, como quando um notebook só liga na tomada.

Diversos fatores podem dificultar o processo de boot da máquina, causando esse problema. Confira, neste post, algumas possíveis soluções para o problema.

Calibre sua bateria

Se seu notebook só liga na tomada ou se desliga repentinamente, sem aviso de carga fraca, e funciona normalmente desconectado depois de ligar, pode ser necessário calibrar sua bateria. O ideal é realizar o procedimento a cada três meses, mas a frequência pode variar de um modelo para outro. Vale a pena conferir com o fabricante da peça.

Para fazer a calibração, selecione o plano de energia equilibrado e clique em “alterar configurações do plano”. Mude todas as opções, tanto em “na bateria” quanto em “conectado”, para “nunca”.

Com essas alterações feitas, deixe o aparelho carregar completamente. Depois que o nível da bateria chegar em 100%, desconecte da tomada. Agora, use normalmente seu notebook até que ele descarregue naturalmente e desligue por falta de energia.

Conecte o carregador no notebook e deixe-o carregar novamente até 100% e pronto, sua bateria estará calibrada. Se o carregamento for interrompido, o processo deve ser inicializado novamente. Lembre-se de retornar as configurações do plano de energia quando concluir o procedimento.

Procure por problemas de eficiência de energia

Pode ser que sua bateria sozinha não está cedendo energia o suficiente para permitir o boot da máquina. Para verificar se é esse o problema, você deve gerar um relatório de eficiência de energia.

Para gerá-lo, clique com o botão direito sob o ícone Windows da barra de tarefas e selecione “Windows PowerShell (Admin)”. Note que é necessário privilégios de administrador para gerar o relatório.

Uma tela de prompt de comando será aberta. Nela, digite a seguinte frase:

powercfg /batteryreport /output “C:\battery_report.html”

Você pode substituir o C:\ pelo local que desejar. Nesse exemplo, salvamos na root do disco rígido para facilitar a localização.

Um relatório em HTML será salvo e poderá ser aberto em qualquer navegador. Analise os dados e veja se sua bateria está avariada, neste caso a substituição é necessária. Uma da partes mais importantes é a informação que compara a capacidade atual da bateria e a capacidade dela quando nova.

É comum que com o tempo a bateria armazene menos energia, mas caso esteja em um nível crítico, ela não cederá energia o suficiente para realizar o boot com sucesso.  Se o notebook só liga na tomada, esse pode ser o problema.

Se houver qualquer coisa fora do comum, leve seu notebook a uma assistência técnica de confiança. Com as ferramentas certas e o conhecimento necessário, os profissionais poderão gerar um diagnóstico de qualidade e certeiro.

Pode ser que esteja na hora de trocar sua bateria. Assim como outros dispositivos eletrônicos, ela tem uma vida útil, que no seu caso é medido conforme as cargas completas realizadas. A ELGScreen conta com os modelos mais populares do mercado.

notebook só liga na tomada

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *