tela do notebook sem brilho

Tela notebook sem brilho: o que pode ser? (nível técnico)

0 Flares 0 Flares ×

A tela do seu notebook quebrou ou deu problema. Ao adquirir uma nova, você a instala e, quando liga, percebe que o brilho da tela está muito fraco. O que fazer?

Na grande maioria dos casos o problema está no seu notebook e não na tela.

Em  posts anteriores já demonstramos que na maioria das vezes os problemas de brilho do computador podem ser simples problemas de configuração.

Em outros casos, se faz necessário um pouco de conhecimento técnico e é esse tema que abordaremos aqui.

Muitas vezes quando a substituição da tela não é feita da maneira correta, você instala a tela nova e percebe que a imagem fica bem ao fundo, muitas vezes pouco perceptível, e é necessário a utilização de uma pequena lanterna para identificar que a imagem está sendo exibida só que sem brilho algum.

tela notebook sem brilho

Para proteger a placa-mãe contra variações de tensão, existem alguns componentes na placa mãe que “cortam” seu funcionamento quando essa situação acontece.

A maneira mais simples de identificar se esse é o seu caso é colocar a tela antiga (quebrada) que antes acendia e verificar se está acendendo ou não. Pois em 99% dos casos, mesmo que quebrada, sua tela de notebook de LED antiga, sempre irá mostrar pelo menos brilho.

Uma vez identificado o defeito, nesses casos, você deve procurar por fusíveis ou MOSFETs perto do conector de vídeo na placa-mãe. Basta efetuar o teste de continuidade no seu multímetro para identificar o componente queimado e trocá-lo.

Veja abaixo um exemplo:

dell-inspiron-1545-fusivel-led-placa-mae

Esse fusível localizado próximo a conexão do cabo flat da placa-mãe deve estar queimado, faça os testes e, uma vez confirmado o problema, substitua-o. O vídeo abaixo mostra como é feita essa substituição.

Com o passar do tempo, descobrimos a possível localização desses componentes em diversos modelos de notebooks, veja alguns exemplo abaixo (clique nas imagens para ampliar).

Possível localização dos fusíveis no Sony Vaio VGN-TX5XN. Necessário teste nos dois circulados.
Possível localização dos fusíveis no Sony Vaio VGN-TX5XN. Necessário teste nos dois circulados.

Localização do fusível em um Lenovo TS400 LED

Localização do fusível em um Lenovo TS400 LED

 

Localização no Sony Vaio PCG 6121M e VPCEA1S1E

Localização no Sony Vaio PCG 6121m

 

Localização no Asus K53.

Localização no Asus K53.

 

Localização no DELL XPS1701

Localização no DELL XPS1701

 

Localização em um Samsung RV515

Localização em um Samsung RV515

 

Caso você tenha dúvidas de como testar os componentes, colocamos abaixo alguns exemplos encontrados na internet.

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos e certamente seu conhecimento específico de profissional da área irá lhe ajudar a identificar outras situações.

Esperamos ter ajudado no entendimento e na resolução do seu problema. Use o campo de comentários para compartilhar sua experiência, outras causas de tela escurecida, dúvidas ou sugestão sobre esse assunto.

 

confira-as-opcoes-de-tela-para-notebooks

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

40 thoughts to “Tela notebook sem brilho: o que pode ser? (nível técnico)”

  1. O meu Asus está com esse problema. Aconteceu do nada. Nem estava conectado no carregador.
    A tela simplesmente apagou e quase nao da para visualizar. somente um pouco com ajuda de uma lanterna.
    A tela é de LED Modelo B156xw04 V5. Estou em dúvida no seguinte:
    O problema está na placa mãe (fusível)? / Na tela? / ou no cabo flat?

    O fato de eu conseguir transmitir a tela dele normalmente por cabo hdm para outro monitor elimina alguma dessas 3 possibilidades de problemas?

    1. Tiago bom dia. Obrigado pelo contato. Neste caso a sua tela não usa o Inverter pois é uma tela de led. Somente telas com iluminação por lâmpada utilizam o inverter. Para corrigir o problema será necessário efetuar a substituição da mesma. No momento estamos sem estoque da tela, mas você pode acessar este link e clicar em avise-me quando estiver disponível para receber um e-mail assim que ela retornar ao nosso estoque. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Aproveito pra desejar um ótimo 2019! Att Equipe ELGScreen.

    1. Nilvania, bom dia. Obrigado pelo contato. É possível que a tela tenha rachado internamente, sem que a ultima camada de vidro tenha se partido sim. Para se certificar de que o problema é na tela, tente utilizar o notebook em um monitor externo, ou seja uma TV em um monitor de desktop com entrada HDMI ou VGA (dependendo da saída de vídeo do seu notebook). Caso o problema persista no monitor externo, indica que o problema não esta na tela. Mas acredito que o problema tenha sido como disse no inicio. Precisando de auxilio caso queira trocar sua tela, estamos a disposição através de nosso canais de atendimento, whatsapp, emai8l, telefone ou via chat. Acesse http://www.elgscreen.com e clique no botão CHAT na parte inferior direita do site. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

  2. A tela do meu notebook está sem brilho, não dá pra ver na tela, somente pelo monitor externo. deve ser o inverter ou fusível ou transitor Mosfet?

    1. Thalyson, bom dia. Obrigado pelo contato. A sua tela só terá inverter caso ela seja uma ela com iluminação por Lâmpada (CCFL) e, se for ese o caso, sim o problema pode estar no inverter. No mosfet, não deve ser o problema, pois a imagem não apareceria também em um monitor externo. Acredito que seja um problema na tela mesmo, mas para isso seria necessário testar uma nova tela o notebook pra saber se o problema permanece ou não. Aconselho procurar um técnico para que ele possa avalia a situação. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att, Equipe ELGScreen.

  3. Boa Noite, tenho um notebook Acer e o problema é o seguinte. A tela fica sem brilho (apagada) e as vezes fica piscando. Quando ela fica apagada eu coloco uma lanterna e percebo que a imagem está lá, porém sem brilho. Coloquei num monitor externo pelo cabo VGA e a imagem fica normal no monitor. Testei outra tela no meu notebook e o apresentou o mesmo problema na outra tela. Daí testei a tela do meu notebook em outro note e funcionou normal. (Deixando claro que não é a tela com defeito). Meu notebook não tem inverter. Minha dúvida é: Será que o defeito é na placa mãe ou no cabo flat? Como faço para ter certeza? (Obs: Já fiz uma limpeza com um limpa contatos tanto no encaixe da placa mãe como no da tela)

    1. Olá Berg, boa tarde! Pelo exposto, realmente fica claro que o problema não está em sua tela e também não parece ser um problema ocasionado pelo cabo flat de seu aparelho. Seria necessária uma análise técnica no notebook para constatar o problema exato, porém ao que tudo indica é realmente o chipset da placa-mãe que pode estar com problemas. Alguns locais especializados realizam o reparo deste componente, não sendo preciso realizar a substituição da placa. Espero ter ajudado. Estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen

  4. bom vou contar a história do inicio do problema de tela escurar que veio a ocorrer com meu notebook asus viva book s550ca com touchscreen. Vamos lá, eu estava usando ele e abrindo programas para fazer minhas atividades e o notebook tem uma função dele mesmo que fica oscilando o brilho automaticamente para muito claro ou para pouca claridade, para entender melhor, por exemplo, caso eu abra um programa como photoshop ou seja programas pesados a claridade do brilho aumenta rápido e ao fechar o programa o brilho diminui rápido, e eu desliguei normalmente o notebook, porém no outro dia fui liga-lo e sim o notebook ligou no entanto a tela não deu um sinal.

    vou dizer em poucas palavras a situação do notebook
    1º tela do notebook sem brilho( escura demais )
    2º Eu consigo ver o que passa na tela do notebook utilizando um monitor externo(hdmi, vga, usb)
    3º Eu consigo ver o que passa na tela do próprio notebook utilizando uma luz flash do celular aproximo a tela
    4º o touchscreem da tela funciona normalmente
    5º A tela funciona, porém sem brilho algum comoa citado no 3º
    6º nome asus viva book s550ca com touchscreen

    e gostaria que me ajudassem a mais provável solução para o problema citado, obrigado!

    1. Olá André. Obrigado pelo contato. Aparentemente o problema está na tela mesmo. Como você consegue visualizar em monitor externo normalmente descartamos a possibilidade de configuração. Neste caso , o ideal seria procurar um técnico especializado para que ele possa efetuar alguns testes e descobrir a fonte do problema, que pode variar desde o cabo flat, na tela, ou até no MOSFET da placa mãe. Sendo assim, aconselhamos buscar ajuda profissional para resolver o caso de sua tela. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  5. Boa tarde! Tenho um Asus M580VD-EB54 e a tela dele está sem brilho, problema ocorre de forma intermitente e quando há brilho na tela eu percebo “vazamentos” de luz na parte inferior, como se ali os LEDs acendessem com mais intensidade. Conectado a um monitor externo, o problema não ocorre. Será que o defeito está na tela ou na placa mãe? Fiquei na dúvida se formatar resolveria… até porque na BIOS, as vezes também fico sem brilho na imagem! Obrigado

    1. Olá Alexandre! Obrigado pelo contato. Aparentemente, pela sua descrição, o problema está na tela mesmo. Este vazamento na parte inferior indica que o mais provável é que tenha havido algum impacto ocasionando no problema. Porém,sem o diagnostico devido, fica difícil afirmar se o problema esta na tela ou na placa, que também é possível neste caso por conta do problema se repetir na BIOS. Sugiro buscar um diagnóstico junto a uma assistência técnica, pedindo se possível pra efetuar o teste em outra tela pra ver se o problema se repete. Caso não , a simples reposição da tela resolve. Se ainda após a troca o problema persistir, o mais provável é que defeito esteja na placa-mãe mesmo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou a disposição. Att. Daniel Canto | Equipe ELGScreen

  6. Boa tarde. Recentemente troquei a tela de meu notebook, um MSI Gs63, e me deparei com o mesmo problema relatado no post, sendo que ao abrí-lo para verificar se o problema estava no flat ou na tela em si, vi que se tratava apenas de falta de brilho, pois consigo usar o note conectado a um cabo hdmi, e também é possível ver a imagem com uma lanterna de celular posicionada atrás da tela. Um técnico me disse que há grande chance de ser um fusível, como exposto no post de vocês. Porém, caso eu venha a trocar o fusível, como posso saber qual fusível colocar no lugar? Há alguma tabela de compatibilidade?
    Desde já, obrigado.

    1. Olá Matheus. Obrigado pelo contato. O “fusível” que o técnico mencionou é conhecido como “Inverter”. Porém, estava pesquisando pra ver se encontrava o modelo correto, e acredito que a sua tela seja de LED. O inverter só é utilizado em telas CCFL (com iluminação por lâmpada). Neste caso, o ideal seria testar outra tela no notebook. É mais provável que o problema esteja na tela em si. Principalmente se ela for de LED, porque neste caso ela não usa o inverter. Acredito que o ideal seja testar o notebook com outra tela. Caso funcione, fica comprovado o problema na tela original. Se caso numa nova tela, o problema persistir, ai é necessário verificar os demais componentes, como o cabo flat, por exemplo. Agora, caso a sua tela seja de lâmpada (CCFL) o modo mais fácil é localizar o inverter, e nele, procurar pelo partnumber, que deve estar gravado na peça. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Daniel Canto | Equipe ELGScreen

  7. Boa tarde,
    É o seguinte, … troquei a tela de um notebook e estava funcionando tudo OK. Estava instalando alguns programas quando percebi que a bateria estava baixa e ante de colocar na tomada o notebbok desligou.
    Liguei ele na tomada, .. e agora ele fica só com meio brilho. Uso as teclas de função de brilho, .. mas mesmo assim ele so fica com o brilho baixo. Uma vez tirei o cabo flat e coloquei novamente e funcionou. Depois que desliguei ele voltou o problema. Ele não esta com os Leds apagados, .. só estão com o brilho no minimo,…
    Li em algum lugar que pode estar faltando alimentação em alguns dos pinos… como faço o teste com multimetro.
    Grato pela atenção

    1. Olá Felipe. Obrigado pelo contato. Eu precisaria saber o modelo da bateria e do conector pra poder te informar sobre os pinos. Porém, acreditamos que não seja este efetivamente o problema. Para testar, podemos fazer o seguinte: com o notebook desligado, retire a bateria. Conecte o cabo de força, e tente ligar o notebook. Se o problema persistir, ja identificamos que o problema não é a bateria. Uma vez identificado, acredito que o melhor seria procurar uma assistência especializada, pois o fato de ela funcionar por um tempo e depois parar, aparenta ser defeito físico e não apenas de configuração. O defeito pode se dar em diversos componentes ( tela, placa de víudeo, placa mãe) então é mais didfícil de identificar sem o devido conhecimento necessário. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

    2. Felipe, boa tarde. Fizemos o teste em um notebook Dell aqui na empresa, o qual estava apresentando um problema similar ao seu caso. Para corrigir, re-instalamos o driver de vídeo do notebook, utilizando programas de detecção automática de driver, e o problema foi solucionado. Você pode tentar esta alternativa para solucionar o seu caso. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen.

  8. Olá, o notebook positivo sim+ 700 apresenta o problema semelhante, as leds ficam apagada, só da pra visualizar a imagem com uma lanterna, testei em um monitor externo e funcionou normalmente, porém com um tempo depois o monitor externo, fico do mesmo jeito, apagado, quando reinicio o mesmo, acende normal e depois apaga e fica igual a tela do notebook!

    1. Olá Willi, boa tarde. Obrigado pelo contato. Neste caso, acredito que o problema esteja na placa de vídeo ou na placa mãe do seu notebook. Quando o problema se repete em um monitor externo, é sinal que a placa foi afetada. O ideal é procurar um técnico especializado para verificar qual dos componentes foi afetado e se há possibilidade de corrigir o mesmo substituindo peças. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGSCreen.

  9. Boa noite o meu notebook asus modelo x450al começou a apresentar o problema com a tela sem brilho, o mesmo funciona normalmente, no entanto só dar para ver a imagem se focar uma lanterna na tela. No caso do modelo de meu notebook seria um fusível queimado ou um MOSFET? Lembrando que já fiz o teste em um monitor externo e o mesmo funcionou perfeitamente

    1. Mailson, bom dia. Obrigado pelo contato. Aparentemente o seu notebook utiliza uma tela com iluminação por CCFL (lâmpada). Casos como esse são comuns. O problema normalmente encontra-se no inverter da placa, que é como um “fusível” digamos assim. O inverter é responsável pela iluminação da tela. Quando ele apresenta problema, acontece justamente este cso, em que você consegue ver as imagens bem fracas, e a tela fica sem brilho nenhum. Como você já testou com um monitor externo e esta tudo correto, é muito provável que, substituindo o inverter do seu notebook, a tela volte a funcionar normalmente. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen

  10. Parabéns pelo conteúdo! O meu notebook apresenta um problema semelhante, a tela fica sem nenhum brilho, apenas perceptível com uma lanterna, porém isso não acontece sempre, ele liga normalmente, as vezes fica piscando, apagando e acendendo e as vezes não apresenta erro, inclusive levei em um técnico para fazer um orçamento e não apresentou nenhum erro por 40 minutos que fiquei lá, tenho conhecimento em cpus, notebook meu conhecimento é mínimo, o meu aparelho é um samsung tela simples de 14, tenho usado via hdmi sem problemas, será que é o mesmo problema do fusível ou é a tela mesmo?

    1. Bom dia Erick. Obrigado pelo contato. Com base nas informações que você passou, acredito que o problema esteja no inverter mesmo. Aparentemente ele esta com mal contato apenas. Talvez o encaixe dele não esteja 100%. Você pode tentar corrigir isso você mesmo. Para abrir a tela, veja este vídeo tutorial em que mostramos como fazer a troca. No seu caso, Basta você abrir, e refazer o encaixe do inverter, que é esta peça que aparece neste post em que você comentou. Caso o problema não seja solucionado, você pode tentar adquirir um novo inverter no Mercado Livre. Para tal, verifique o part number do seu inverter original para evitar erros na hora da compra. Com o part number em mãos é sempre mais fácil e seguro. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen

  11. Bom dia!

    Meu laptop estava desligado em cima da mesa, aberto com a tela num ângulo de 90º e sem querer ele caiu no chão e por sorte ele não quebrou por ter caído no tapete . Quando coloquei de volta na mesa e liguei o laptop, a tela se encontrava nessa condição informado no blog, sem brilho. Desmontei a tela do notebook e vi que o conectador do cabo flat – da tela (display) – estava frouxo (com folga – mal contato), não devidamente encaixado no slot, resultado do impacto da queda. Desconectei completamente o cabo flat e encaixei-o novamente. Montei a tela e o notebook e quando liguei ele para minha felicidade o mesmo voltou apresentar o brilho de antes!

    Laptop: Dell Inspirion 14″ Série 5000 Modelo 5457

    Obs: o procedimento de desmontagem e montagem foi feito seguindo a orientação do manual baixado diretamente do site de suporte da Dell.

  12. boa noite tenho um problema peculiar com acer e1-471 os Ledes do lcd sem funcionar as vezes liga outra vezes não, analisei solda rachada e conequitor mal encaixado e estava tudo ok , verifiquei superficialmente os capacitores mas não da pra sabe os valores por conta de não ter o esquema da placa B140XW01 V.8. vcs teriam alguma dica mim darem na relidade UMA LUZ rsrs

    1. Olá Hércules. Obrigado pelo contato. Uma pergunta: você chegou a testar esta tela em outro notebook, ou outra tela neste mesmo notebook? Esses testes nos levariam a uma conclusão mais objetiva do problema. Quando você diz que os leds não acendem você se refere a uma fila inteira, ou somente alguns pontos? Alguns pixels apagarem ou oscilarem é comum com o tempo de uso, já uma fileira inteira indica algo mais sério. Por isso testando a tela em outro notebook, e uma outra tela no mesmo notebook faz com que fique mais fácil identificarmos a origem do problema, que pode estar tanto na tela como na placa do notebook. Uma vez identificado o problema na tela, não sendo um caso de mau encaixe, é possível que seja necessário substituir a mesma. Caso testando a tela em outro notebook o problema não volte a acontecer, o ideal é testar outra tela no notebook que esta apresentando o problema pra ver se na nova tela o problema se repete. Uma vez isso acontecendo, esta constatado o problema no hardware do notebook e não da tela. Espero ter ajudado. Estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  13. Olá,
    Saberia informar quais são os CIs mais comuns utilizados como “led driver for lcd backlight” nas telas de LCD LED ?
    Eu tenho uma tela LP140WH4 (TL) (A1) (LCD iluminada por LED), e o CI ( que alimenta os LEDs de retro-iluminação) queimou , impedindo sua leitura. Ironicamente os fusíves f1 e f2 continuam intactos.
    obrigado.

    1. Bom dia Matheus. Obrigado pelo contato. Infelizmente não tenho esta informação. A informação que temos sobre os CIs é que, quando ocorre deles queimarem, mesmo efetuando a substituição, ele provavelmente voltará a queimar pois alguma coisa deve estar ocasionando este problema com os Cis. Caso opte pela substituição da tela, ela está disponível em nosso site. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  14. Saberia me dizer onde fica o fusivel do itautec infoway L9310? eu acho esses componentes no mercado de eletronicos? grato

    1. Bom dia Fernando. Infelizmente não sabemos informar a localização do fusível neste modelo. Talvez entrando em contato com a fabricante você consiga melhores informações. QUanto a encontrar no mercado, acredito que uma vez identificado a peça, você deve encontrar sim. Att. Equipe ELGScreen.

  15. Boa tarde.
    Possuo um ACER Aspire 5252-V496.
    Ele ascende a tela normalmente, e então as vezes, pisca, ou fica escura um tempo e volta, ou fica piscando vindo do lado esquerdo para o direito e vai piorando com o tempo até que apaga, e as vezes leva tempo para voltar outras vezes depois de horas desligo ele via acesso remoto VNC.

    O intrigante é que fiz um reflow no chip gráfico e durou uma semana bom, em seguida refiz o reflow com mais intensidade e também nos componentes ao redor, então o note ficou bom por 6 meses +/-.
    Agora começou novamente a apresentar este problema.

    Obs. 1: Com acesso via VNC, mesmo a tela apagada, executei vídeos e jogos monitorando no gpu-z, e tudo funciona no chip gráfico sem problemas.

    Obs. 2: O problema ocorre mesmo com um monitor externo conectado, os mesmos sintomas.

    Assim, descartei a ideia de ser chip gráfico e a tela LCD em si do notebook, e acabei aqui.
    O que vocês me sugerem?

    Obrigado.
    Att Mateus Zenato.

    1. Mateus, bom dia. Obrigado pleo seu contato.

      No seu caso, apesar do chip gráfico estar funcionando conforme os testes efetuados, existem outros chips controladores que podem estar danificados. Infelizmente não temos como ajudá-lo nesse caso. Dessa forma acredito que o mais indiciado seja procurar uma assistência especializada para lhe ajudar a identificar a real causa do problema. Estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  16. ola galera,to passando por esse problema com um sony vaio sve 141d11x…
    alguem sabe onde fica o fusivel desse modela?
    agradesço a atenção.

    1. Bom dia Mathias. Obrigado pelo contato. Infelizmente não temos a localização exata do fusível para este modelo. Aconselho a questionar em fóruns de asistencias técnicas, eles provavelmente, mediante uma imagem, poderão lhe informar o fusível correto. Att. Equipe ELGScreen

    1. Olá Augusto. Obrigado pelo contato. Infelizmente não possuímos essa informação. São muitos os modelos de notebooks, e no artigo informamos apenas alguns exemplos, porém não temos como precisar a posição do MOSFET na maioria deles. O ideial seria procurar uma assistência técnica neste caso. Att. Equipe ELGScreen

  17. olá, gostaria de pedir ajuda de vocês para um problema que deu no meu notebook itautec infoway.
    A tela fica sem brilho, acho que é o mesmo problema citado por vcs, mas não sei onde se localiza o mosfet dessa placa, seria muito grato se puderem ajudar.

    obrigado…

    1. Olá Jeferson, bom dia. Obrigado pelo contato.

      A localização exata do mosfet para o modelo de seu notebook, não temos imagens para identificar. Porém, antes desses testes, vc chegou a testar o notebook em um monitor externo? Ou a tela em outro notebook para certificar-se de que o problema esta realmente na placa? É possível que a solução seja mais simples. Efetue, se possível, esses testes antes de chegar a este nível de complexidade. Tela sem brilho pode ter outros motivos ( vja mais neste artigo http://blog.elgscreen.com/tela-de-notebook-sem-brilho/). Por exemplo, se a sua tela utiliza iluminação por lâmpada, pode ser que o inverter tenha queimado.. e não a placa efetivamente. Por isso, o ideal é diagnosticar o problema efetuando testes antes. Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Att.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *