Skip to main content
Detalhe de um notebook com Windows.

Notebook não reconhece o HD: possíveis causas e soluções

0 Flares 0 Flares ×

Um dos maiores problemas para quem usa o computador é quando o notebook não reconhece o HD. Responsável por guardar todos os arquivos pessoais e profissionais, esse componente é essencial no funcionamento do PC.

Se você está com um problema como esse, não se preocupe. Neste post, vamos apresentar as possíveis causas e métodos para tentar reverter essa situação. Confira!

Como o HD do notebook é reconhecido

Todos os principais componentes de um notebook estão conectados pela placa-mãe, a peça estrutural mais importante de um computador. Nela, existem cabos e conexões para as memórias, placa de vídeo, módulos Wi-Fi, entre outros.

As portas responsáveis pela fixação do HD são, obviamente, mais compactas, quando estamos falando de notebooks, uma vez que eles dispõem de menos espaço para abrigar as peças. E, como qualquer componente físico (hardware), elas estão sujeitas a erros.

O software responsável por identificar o disco rígido de um notebook é a BIOSBasic Input/Output System. O “Sistema Básico de Entrada e Saída” é um programa gravado na placa-mãe, independente do sistema operacional (OS).

É ele quem vai verificar se o HD está conectado corretamente, indicando quando houver alguma falha. Portanto, se o seu notebook mostrar alguma mensagem de erro, antes da tela do Windows carregar, por exemplo, quer dizer que o problema não tem nada a ver com o sistema operacional.

Passado esse primeiro teste, algumas outras situações podem caracterizar um notebook que não reconhece o HD. Chegando à tela do sistema operacional, você pode se deparar com um aviso de erro – a famosa tela azul da morte.

Um outro problema, ainda, pode acontecer com partições de disco que não são as principais (onde o OS está instalado), como o não reconhecimento de HDs externos, por exemplo.

Tela de carregamento do Windows 10.
Erros no Windows podem causar problemas no HD. Felizmente, alguns são simples de resolver.

Por que o notebook não reconhece o HD?

Primeiramente, vamos analisar a possibilidade de problemas na comunicação entre o disco e a placa-mãe. Por exemplo, se o notebook sofreu uma queda, pode ser que a conexão entre o HD e a placa-mãe tenha sido danificada.

Uma outra situação, mais problemática, é quando o próprio disco rígido está com problema. Vale lembrar que os HDs convencionais são peças de ferro, girando em altas velocidades e que, portanto, exigem cuidados, principalmente na hora de transportar o notebook.

Por fim, as falhas podem ser de software. Nestes casos, o problema pode estar localizado no sistema operacional, que não identifica a existência do HD, ou mesmo na própria BIOS.

O bootloader é o procedimento responsável por carregar o OS quando ligamos o PC. Às vezes, problemas na BIOS podem fazer com que ele não seja executado corretamente, fazendo com que o notebook não reconheça o HD.

Falhas no sistema operacional são mais simples de resolver, principalmente quando estamos lidando com HDs externos e outras partições – ou seja, quando é possível utilizar normalmente o PC, pois a parte do disco que carrega o sistema operacional não foi afetada.

Soluções para problemas no HD

Agora, vamos indicar alguns métodos que podem te ajudar a solucionar esses problemas relacionados ao HD do notebook. 

É importante destacar que, diante de quaisquer dúvidas sobre os procedimentos, é altamente recomendado procurar uma assistência técnica de confiança, pois, caso algo dê errado, os danos ao computador podem ser maiores.

Reiniciar o notebook

Por mais simples que possa parecer, às vezes o sistema operacional pode se corromper durante a execução, causando uma falha momentânea. Dessa forma, o teste mais fácil é reiniciar a máquina, que pode resolver um eventual problema no HD desse tipo.

Checar o gerenciador de partições do Windows

Essa solução se encaixa no caso de problemas com outros HDs, que não são aqueles onde está instalado o OS. No Windows 10, é possível criar e formatar partições de disco secundárias de maneira fácil e simples.

O primeiro passo é abrir o Gerenciador de Disco. Nele, aparecem todas as unidades de HD identificadas pelo notebook. Note que, mesmo que uma partição esteja na lista, pode ser que ela esteja inacessível.

Tela do Gerenciador de Disco do Windows 10.
Na tela de gerenciamento de disco, as partições do HD indicadas em azul significam que o sistema está reconhecendo cada uma, sem problemas.

Isso acontece quando aquela unidade não está formatada em um sistema de arquivos reconhecido pelo Windows (NTFS, ou FAT). Elas, então, aparecerão como “espaço não alocado” no disco. 

Para resolver, basta criar novas partições. Porém, tome cuidado: caso haja arquivos gravados, estes serão permanentemente excluídos.

Alterar a ordem dos dispositivos de boot

Se as soluções acima não derem certo, podemos partir para as configurações da BIOS. Às vezes, quando instalamos algum programa e precisamos reiniciar o PC, o fato de haver um pen drive ou CD dentro do notebook pode desconfigurar a ordem dos dispositivos de boot do sistema.

Essa “fila” lista todas as unidades de disco que podem conter um sistema operacional, desde mídias removíveis até o próprio HD. Portanto, você pode verificar se essa ordem não foi alterada.

O acesso à BIOS depende de cada marca de notebook. Portanto, recomendamos conferir no manual ou ainda uma pesquisa breve no Google, com o modelo do seu notebook, seguido por “como acessar a BIOS”. Em geral, é preciso pressionar a tecla Delete, ou F2/F12, assim que o laptop for ligado (antes do Windows ser carregado).

Na tela da BIOS, procure pela opção de ordenamento de boot e faça uma checagem para ver se o HD está no topo da lista. Se ele não estiver, modifique e salve as configurações. Então, reinicie a máquina e veja se o problema se resolveu.

Alterar configuração da BIOS: Secure Boot/Legacy Support

Uma outra situação que pode atrapalhar o reconhecimento do HD do notebook é o tipo de instalação do sistema operacional.

Basicamente, existem dois casos: Legacy Support e Secure Boot (UEFI). Se, por acaso, o seu sistema foi instalado em modo Legacy, mas a sua BIOS, por algum motivo, se desconfigurou, e está tentando inicializar por meio de um Secure Boot, pode ser que isso seja a causa do problema no HD.

Nas opções de boot, dentro da BIOS, é possível desabilitar o Secure Boot e habilitar o Legacy Support, e vice versa. Fazendo esse teste, pode ser que a falha seja resolvida. 

  • Ressaltamos que é preciso muito cuidado ao manipular as configurações da BIOS.
Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Consertar a placa-mãe ou trocar o HD do notebook

Se nenhum dos métodos der certo, é possível tentar outra solução, que vai exigir mais custo do usuário. Mas, antes de tomar qualquer atitude, você pode realizar os seguintes testes para ter certeza:

1. Troque o seu HD por outro, que esteja totalmente funcional, e veja se tudo volta ao normal

2. Em seguida, coloque o seu HD em outro notebook, para ver se o mesmo continua funcionando

Caso o primeiro teste falhe, o problema está, provavelmente, na conexão entre o HD e a sua placa-mãe. Neste caso, pode ser necessário restaurar os contatos do circuito, ou mesmo substituir a motherboard.

No entanto, se o segundo teste falhar, a causa do problema possivelmente é o próprio disco rígido. Dessa forma, será preciso comprar outro e fazer a substituição, pois o HD pode ter queimado ou se corrompido.

Nesses dois casos, recomendamos levar o laptop até uma assistência técnica de sua confiança, para que os reparos sejam feitos por profissionais que ofereçam garantia de serviço.

Na loja virtual da ELGScreen, você encontra diversas opções de HDs para notebook, compatíveis com as principais fabricantes do mercado. Clique aqui para conferir no site!

Banner para a página de HDs no site da ELGScreen.
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *