Notebook não conecta à Internet

Notebook não conecta à Internet: causas e soluções

0 Flares 0 Flares ×

Hoje em dia, é quase impossível ficar um dia sem acessar a Internet. Em muitos computadores, principalmente em empresas, até o acesso a arquivos se dá pela rede. Por isso, uma das maiores dores de cabeça é quando o notebook não conecta à Internet.

Esse problema é recorrente e pode ter como causa diversos motivos. Listamos os causadores mais comuns e dicas de como resolver a questão o mais rápido possível. Confira!

Instabilidade na WiFi

Se você usa conexão sem fio, o problema pode ser causado por interferências ou instabilidades na rede. Para checar se é isso que está ocorrendo, conecte o cabo de rede diretamente ao seu notebook.

Se com o fio a Internet funciona normalmente, há uma gama de soluções para que a conexão wireless volte a pegar.

  • Primeiramente, tente reiniciar o roteador. Pode parecer uma dica óbvia, mas realmente resolve diversos problemas. Com o processo feito, cheque se a conexão se normaliza. Caso contrário, siga adiante.
  • Observe se o notebook está muito longe do roteador. Caso a distância for grande, leve o aparelho para perto do modem e verifique se a conexão é realizada com sucesso. Se o problema for solucionado, vale a pena investir em um repetidor de sinais.
  • Existem muitos obstáculos físicos, como paredes, no local? Esse pode ser o problema. Materiais como madeira, gesso, vidro e outros sintéticos causam pouca interferência. Água, tijolos e mármore causam interferência média, enquanto concreto e metal dão alta interferência. Os espelhos são as barreiras físicas que mais interferem na qualidade. Para resolver esse problema, mude o roteador de lugar ou adicione repetidores de sinal. Às vezes, a mudança de apenas um metro de distância já causa uma grande melhora.

Problemas no notebook

Nem sempre quando um notebook não conecta à Internet isso representa um defeito na rede: o problema pode estar na própria máquina. Para averiguar se é essa a situação, verifique se smartphones e outros computadores conseguem acessar normalmente a rede.

Se foi possível identificar que o problema está no computador, há algumas soluções para as situações mais comuns.

Antes de tudo, confira se a WiFi está ligada. Alguns notebook possuem botão dedicado exclusivamente para ligar ou desligar a conexão sem fio, e em um descuido você pode ter desativado.
Tente utilizar a solução de problemas nativa do Windows. Clique com o botão direito sob o ícone de Internet, na barra de tarefas, e selecione “Solucionar problemas”.
Reinicie o computador. Se usa o Windows 10, o sistema operacional conta com diversos recursos para solucionar uma grande gama de problemas durante a reinicialização.
É possível que seu driver de rede sem fio esteja desatualizado. Confira no site da fabricante se novas versões estão disponíveis ou instale o Drive Booster, software que verifica e atualiza seus drivers automaticamente.

Caso as soluções práticas não resolvam o problema, vale a pena contatar uma assistência técnica de sua confiança.

Leia também:

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *