Notebook fazendo barulho de click: o que pode ser?

0 Flares 0 Flares ×

Se você ouve um barulho distinto de click ou batida leve vindo do seu notebook ou computador portátil, provavelmente vale a pena investigar. Vamos dar uma olhada em alguns problemas que podem deixar seu notebook fazendo barulho e quais as consequências destes problemas.

 

Computadores em geral fazem muitos barulhos. Alguns deles, como aqueles zumbidos dos drives ópticos girando ou o ganido de uma bobina, são bastante normais. Outros, como rachados ou estouros das caixas de som, são frustrantes, mas não necessariamente algo para se preocupar.

 

Mas, se seu notebook está fazendo um barulho de click ou batidinhas leves, você pode estar com um problema que precisa ser encontrado o destino. A maioria das partes móveis do notebook tem alguma coisa a ver com giros – ventiladores, discos, drives, drives de CD, este tipo de coisa. Barulhos de clicks normalmente vêm de algumas destas partes, quando elas estão bloqueadas ou falhando. Então vamos dar uma olhada para alguns dos problemas que podem causar esse som.

 

Um hard drive falhando

 

Um click baixinho é normalmente esperado para a maioria dos hard drives. Dentro do metal da caixa, o hard drive se parece com um toca discos high tech. Isso porque ele tem alguns dos mesmos elementos de design: um prato giratório onde a informação é reservada e um braço atuante que pode ler e escrever informações assim como a agulha toca as músicas de um velho disco.

 

Um hard drive funcionando normalmente fará um som leve do disco girando e um mais audível “tac” do braço se movimentando rapidamente para frente e para trás. O que você não quer escutar é um alto barulho de snap ou click. Isso normalmente indica algum problema técnico ou falha no disco ou no braço e pode significar que seu hard drive está com problemas.

 

Se você puder, entre em seu sistema operacional e salve seus dados imediatamente. Você precisará de um hard drive substituto logo. Alguns drives usam um programa de monitoramento que indica problemas. Veja se seu drive possui este sistema instalado no notebook e cheque se está tudo ok. Se seu computador usa algum tipo de disco de estado sólido, os SSDs, é seguro dizer que os clicks não estão vindo daí.

 

Um drive de CD ou DVD falhando

 

Mecanicamente, o driver óptico de seu computador é similar aos hard drives descritos acima, a única diferença é que você pode removê-los ou substituir o meio de armazenamento. Já que drives ópticos também usam um disco giratório e um braço com lentes a laser, ele irá fazer o mesmo som que o anterior ao ler ou escrever dados.

 

Um alto som de click normalmente significa que o drive está tentando ler algum disco danificado ou que alguma pequena parte elétrica do motor está com defeito. Felizmente, um CD falhando não é um problema tão sério para o seu notebook. A não ser que você tenha algum arquivo muito importante para acessar em CD ou DVD, seu notebook ficará bem. Para consertar este problema, trocar o drive interno é fácil e está disponível em diversas assistências técnicas. Se você prefere não realizar esse processo em seu notebook, existem diversos drives de disco externos disponíveis no mercado.

 

Uma ventoinha bloqueada

 

Acredito que seja interessante adicionar em algum lugar desse texto, que a ventoinha bloqueada pode/deve causar aumento na temperatura do notebook

Todos os notebooks possuem ventoinhas para o resfriamento dos componentes internos. Algumas vezes, os cabos internos do notebook ou alguma pequena peça solta pode ficar preso em uma dessas ventoinhas, criando um som perceptível. Isso normalmente acontece quando o computador foi balançado ou mexido de alguma forma mais brusca.

 

Neste caso, provavelmente o notebook terá que ser aberto para verificar se existe algum problema na ventoinha. A ventoinha bloqueada pode causar aumento na temperatura do notebook e prejudicar seus componentes internos. Antes de abri-lo ou enviar para uma assistência técnica especializada, tente jogar ar comprimido na saída da ventoinha pela lateral com cuidado e em pequenas quantidades. Se o barulho continuar, a partir da abertura da caixa será possível verificar se existe algum problema no local.

 

Som e monitores

 

Um click alto ou dois vindo diretamente da saída de som de seu notebook quando você o desliga não é tão incomum. Pode ser apenas uma descarga elétrica na conexão. Da mesma forma, não é raro para uma tela LCD fazer um click audível quando ele desliga (e isso era praticamente universal nos CRT de tubo dos desktops antigos). Entretanto, se você ouvir um click constante vindo da tela ou do som de seu computador, cheque seu funcionamento.

 

Se os sons não vierem de nenhuma dessas fontes, o problema pode estar na fonte de energia do notebook ao desligar e ligar. Existem diversas razões para isso acontecer, e nesses casos é preciso estar bastante atento para que não se convertam em problemas na placa-mãe. Na maioria destes casos, será necessário a troca da fonte do notebook. Verifique sempre se seu computador possui algum barulho ou comportamento irregular, diagnosticar problemas antes do tempo será a melhor forma de resolvê-los sem grandes danos ao aparelho.

 

Este post é uma tradução livre do artigo do How to Geek que você pode ver aqui.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *