Skip to main content
notebook demora para ligar

Seu notebook demora para ligar? Veja as possíveis causas

0 Flares 0 Flares ×

Se o seu notebook demora para ligar, você sabe o quão irritante isso pode ser. Depois de um tempo de uso, é comum que a agilidade e performance do notebook comecem a diminuir, mas isso não quer dizer que não haja solução para o problema.

Conheça as possíveis causas para a demora do notebook para ligar!

Muitos programas com inicialização automática

Diversos softwares colocam como opção padrão sua execução assim que o computador liga. Isso é prático, principalmente ao falarmos de programas que usamos todas as vezes que ligamos o computador.

Porém, a inicialização automática exige mais do computador. Além de causar lentidão, o notebook pode também travar antes mesmo de inicializar completamente.

Para resolver esse problema, abra o Gerenciador de Tarefas e clique na aba “Inicializar”. Verifique quais softwares estão habilitados a ligar automaticamente e também qual seu impacto na inicialização.

notebook demora para ligar

Arquivos corrompidos

Arquivos corrompidos podem exigir mais e atrapalhar a inicialização. Para verificar se esse é o problema, clique tecla do Windows + R para abrir a caixa executar. Digite “cmd.exe” (sem as aspas) e aperte as teclas Ctrl + Shift + Enter para abrir o Prompt de Comando como administrador.

notebook demora para ligar

No Prompt de Comando, digite “sfc /scannow”. O computador buscará por arquivos do sistema que estejam corrompidos e tentará substituí-los por cópias funcionais. A busca pode levar um bom tempo, então é necessário ter paciência.

Disco rígido com problemas

Caso o problema não seja com os programas, pode ser que a demora para ligar do notebook seja por um erro de hardware.

Para testar a saúde do seu disco rígido, você pode usar programas como CrystalDiskInfo ou Hard Disk Sentinel. Os programas checarão todo o disco e farão uma avaliação de seu status.

Por mais que esses sejam os três motivos mais comuns, existem outras tarefas que podem resolver uma gama de problemas.

Disco desfragmentado

Conforme um computador é usado, você altera, salva e exclui diversos arquivos e programas. Com o passar do tempo, essas alterações que são salvas em lugares diferentes podem deixar seu computador mais lento. É importante notar que isso só ocorre em notebooks que usam discos rígidos, os que usam SSD estão a salvo desse problema.

Para fazer a desfragmentação, abra o “Este Computador”, clique com o botão direito no ícone do disco rígido e selecione “Ferramentas”. Agora, dentro de “Otimizar e desfragmentar unidade”, clique em “Otimizar”.

Notebooks com sistemas operacionais mais modernos contam com a opção de otimização agendada, que é por padrão realizada semanalmente. Mesmo assim, você pode solicitar a análise do disco e desfragmentar, caso necessário.

Sistema sem restauração

Se o problema foi causado por alguma atualização, uma solução rápida é restaurar o sistema a um ponto anterior. Aperte a tecla Windows e a letra I para abrir o menu de configurações. Em seguida, clique em “Atualização e Segurança”. No menu esquerdo, vá na opção “Recuperação”.

notebook demora para ligar

Caso use o Windows 10, você também tem a opção de voltar para uma versão anterior do sistema operacional.

Se mesmo assim o notebook demora para ligar, pode ser algo mais complexo e que exija um alto nível de conhecimento. Nesse caso, vale a pena consultar uma assistência técnica.


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *