notebook demora para ligar

Seu notebook demora para ligar? Veja as possíveis causas

0 Flares 0 Flares ×

Se o seu notebook demora para ligar, você sabe o quão irritante isso pode ser. Depois de um tempo de uso, é comum que a agilidade e performance do notebook comecem a diminuir, mas isso não quer dizer que não haja solução para o problema.

Separamos para você algumas possíveis causas (e soluções!) para a demora na iniciação da máquina.

Muitos programas com inicialização automática

Diversos softwares colocam como opção padrão sua execução assim que o computador liga. Isso é prático, principalmente ao falarmos de programas que usamos todas as vezes que ligamos o computador.

Porém, a inicialização automática exige mais do computador. Além de causar lentidão, o notebook pode também travar antes mesmo de inicializar completamente.

Para resolver esse problema, abra o Gerenciador de Tarefas e clique na aba “Inicializar”. Verifique quais softwares estão habilitados a ligar automaticamente e também qual seu impacto na inicialização.

notebook demora para ligar

Arquivos corrompidos

Arquivos corrompidos podem exigir mais e atrapalhar a inicialização. Para verificar se esse é o problema, clique tecla do Windows + R para abrir a caixa executar. Digite “cmd.exe” (sem as aspas) e aperte as teclas Ctrl + Shift + Enter para abrir o Prompt de Comando como administrador.

notebook demora para ligar

No Prompt de Comando, digite “sfc /scannow”. O computador buscará por arquivos do sistema que estejam corrompidos e tentará substituí-los por cópias funcionais. A busca pode levar um bom tempo, então é necessário ter paciência.

Disco rígido com problemas

Caso o problema não seja com os programas, pode ser que a demora para ligar do notebook seja por um erro de hardware.

Para testar a saúde do seu disco rígido, você pode usar programas como CrystalDiskInfo ou Hard Disk Sentinel. Os programas checarão todo o disco e farão uma avaliação de seu status.

Por mais que esses sejam os três motivos mais comuns, existem outras tarefas que podem resolver uma gama de problemas.

Desfragmentar o disco

Conforme um computador é usado, você altera, salva e exclui diversos arquivos e programas. Com o passar do tempo, essas alterações que são salvas em lugares diferentes podem deixar seu computador mais lento. É importante notar que isso só ocorre em notebooks que usam discos rígidos, os que usam SSD estão a salvo desse problema.

Para fazer a desfragmentação, abra o “Este Computador”, clique com o botão direito no ícone do disco rígido e selecione “Ferramentas”. Agora, dentro de “Otimizar e desfragmentar unidade”, clique em “Otimizar”.

Notebooks com sistemas operacionais mais modernos contam com a opção de otimização agendada, que é por padrão realizada semanalmente. Mesmo assim, você pode solicitar a análise do disco e desfragmentar, caso necessário.

Restaurar o sistema

Se o problema foi causado por alguma atualização, uma solução rápida é restaurar o sistema a um ponto anterior. Aperte a tecla Windows e a letra I para abrir o menu de configurações. Em seguida, clique em “Atualização e Segurança”. No menu esquerdo, vá na opção “Recuperação”.

notebook demora para ligar

Caso use o Windows 10, você também tem a opção de voltar para uma versão anterior do sistema operacional.

Se mesmo assim o notebook demora para ligar, pode ser algo mais complexo e que exija um alto nível de conhecimento. Nesse caso, vale a pena consultar uma assistência técnica.


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *