Memória RAM utilizável menor do que a instalada: como resolver?

0 Flares 0 Flares ×

Mesmo com uma generosa quantidade de memória instalada, o notebook ou computador continua com engasgos. Se essa é a sua situação, o problema pode ser o mesmo de diversos usuários: a memória RAM utilizável, ou disponível para o uso, está menor do que a instalada.

Normalmente, é possível resolver o problema facilmente. Continue a leitura para conferir os principais causadores e suas soluções!

1. Windows de 32 bits

Os sistemas Windows vêm, a grosso modo, em dois tipos diferentes: 32 ou 64 bits.

A primeira versão suporta até 4GB de memória RAM, sendo reservada uma pequena parte para funções específicas. Como resultado, é normal que máquinas com sistema 32 bits apresentarem entre 3 e 3,5GB de memória RAM utilizável. Em contrapartida, a alternativa 64 bits suporta muito mais. Nesse caso, o que influencia diretamente na capacidade é a placa-mãe.

Se você possui 4GB de memória instalados, não é necessário fazer nada. Por mais que a memória RAM utilizável seja menor que a instalada, o “resto” funciona como uma reserva que o sistema guarda para algumas tarefas que tornam o uso do PC mais funcional.

Porém, quem possui 6GB, 8GB ou mais sentirá bastante a falta que a memória não utilizada faz. Verificar se esse é o seu problema é fácil.

Na barra de endereço do explorador de arquivos, digite “Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema”. Você será redirecionado à uma página com as informações principais do seu sistema.

Em “tipo de sistema”, verifique qual está instalado em seu computador. Se o seu sistema estiver como 32 bits, mas seu processador ser com base em x64, é necessário reinstalar o Windows. Note que só é possível instalar o Windows 64 bits caso seu processador seja compatível. Baixe clicando aqui a ferramenta necessária para instalação do tipo de sistema correto.

É recomendado fazer uma instalação limpa, ou seja, que apagará todos os seus dados. Por isso, não esqueça de fazer o backup de seu PC.

2. Memória virtual

As configurações de memória virtual podem ser as responsáveis pela memória RAM utilizável não ser igual ou compatível com a instalada. Para resolver essa alternativa, digite “configurações avançadas do sistema” na caixa de pesquisa da barra de ferramentas e clique na opção.

Dentro da seção “Desempenho”, clique em configurações. Depois que a janela de opções de desempenho abrir, clique na aba “”Avançado”. Agora, selecione a opção “Alterar…”.

memória ram utilizável menor que instalada

Na janela “Memória virtual”, desmarque a caixa “gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”. Agora, selecione cada unidade e marque a opção “Sem arquivo de paginação”.

Clique em “OK” e reinicie seu computador. Se o problema não for resolvido, refaça o caminho e selecione a caixa anteriormente desmarcada. Em alguns casos, depois de marcar novamente a opção, o problema vai embora.

3. Pente mal colocado

Se você instalou novos pentes de memória RAM recentemente, pode ser que o encaixe não tenha sido perfeito. Se isso aconteceu, o Windows pode não estar reconhecendo a memória instalada, fazendo com que a memória RAM utilizável apareça reduzida.

Resolver esse problema é simples. Ache o local de instalação e abra-o, retirando e novamente inserindo o pente de memória.

Caso nenhuma das soluções aqui apresentadas resolveram o seu problema, vale a pena procurar por uma assistência técnica de sua confiança.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter para ficar por dentro do mundo da informática, com tutoriais, explicativos e muito mais!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *