malware vpnfilter

Malware VPNFilter: proteja-se dessa ameaça

0 Flares 0 Flares ×

O malware VPNFilter, que contamina os roteadores de internet e rouba dados, foi identificado recentemente. Em resposta, o FBI pediu para que todos os donos de casas e proprietários de pequenas empresas reiniciem os roteadores, de modo a impedir temporariamente o malware de funcionar e ajudar na identificação de dispositivos afetados.

Para saber como o vírus age e como se proteger dele, continue a leitura!

O que é o malware VPNFilter e como ele age

Identificado no final de maio de 2018, o vírus não afeta diretamente os dispositivos conectados à Internet, e sim os roteadores de WiFi. Por causa dessa característica, ele passa despercebido pelos antivírus, pois o malware VPNFilter age diretamente no sinal da Internet.

Seu principal objetivo é interferir no tráfego do usuário e manipular as páginas por ele visitadas. Essa característica dá ao vírus o poder de captar diversas informações, incluindo senhas bancárias digitadas.

Para dificultar ainda mais, ele é capaz de criar páginas falsas para diminuir as chances do usuário notar que está caindo em um golpe. Ao fazer isso, o vírus altera a tecnologia https://, seguro e com criptografia, para http://, que não contém o mesmo nível de segurança. Assim, os hackers podem extrair informações importantes.

Malware VPNFilter

Um ponto levantado por diversos internautas é como ele seria capaz de alterar essa tecnologia, visto que sua promessa é, justamente, a segurança. A resposta é simples: muitos sites ainda oferecem a opção HTTP por causa de usuários com computadores antigos. Um malware sofisticado, o VPNFilter utiliza essa brecha e pode manipular dados até de sites extremamente seguros, como o próprio Google.

Para conseguir infectar os roteadores, o vírus utiliza pequenas brechas de segurança dos dispositivos. Muitas dessas brechas já foram solucionadas, mas infelizmente poucas pessoas atualizam o firmware de seus aparelhos. O VPNFilter também conta com a habilidade de se autodestruir, não deixando sequer um rastro.

Tal nível de sofisticação é raro de se encontrar. Por esse motivo, o FBI considera a possibilidade de envolvimento do governo russo em sua criação, o que foi negado pelo presidente Vladimir Putin.

Roteadores afetados pelo malware VPNFilter

Atualmente, a Talos identificou que roteadores das seguintes marcas estão vulneráveis à ameaça:

  • Asus
  • D-Link
  • Huawei
  • Linksys
  • Mikrotik
  • Netgear
  • Qnap
  • TP-Link
  • Ubiquiti
  • Upvel
  • ZTE

Para conferir os modelos específicos, clique aqui e vá até o final da página. Mesmo se seu roteador não estiver na lista, isso não significa que não corre riscos: semanalmente, novos modelos e marcas afetadas estão sendo descobertas.

Proteja-se!

Um malware tão avançado exige cuidados específicos. Para se proteger, cheque sempre a barra de endereço. Verifique se a tecnologia apontada é a https:// e se possui o ícone verde de cadeado, caso use o navegador Google Chrome. Note que nem todos os sites usam a tecnologia, mas portais de vendas, bancos e outros que exijam senha devem contê-la. Confira o exemplo:

Além dessa medida, confira se o site digitado está correto. Por exemplo, se o endereço for “.com.br” e estiver “.com” ou “.net”, há altíssimas chances de ser uma página falsa.

Reiniciar o seu roteador é essencial, tanto por empresas de segurança quanto órgãos públicos como o FBI e o Ministério Público do Governo Federal. Verifique também se há atualização de firmware do roteador, que pode ser encontrada no site de sua fabricante. Desative o gerenciamento remoto e troque dados de login e senha do roteador, para ter maior segurança.

Ameaças como o malware VPNFilter aparecem de tempos em tempos, e é necessário estar sempre em dia com questões de segurança na internet. Afinal, proteger-se nunca é demais!

Leia também:

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *