limpar-o-teclado-do-notebook

Como limpar o teclado do notebook sem causar danos ao aparelho

0 Flares 0 Flares ×

Com o uso diário dos computadores portáteis, não percebemos o quanto seus teclados podem acumular sujeira. Poeira e outras partículas no teclado é muito mais do que um problema estético – elas podem danificar as teclas e até os componentes internos da máquina. Por esses motivos, é essencial limpar o teclado do notebook com uma certa frequência.

Se o teclado tem apresentado problemas como falhas de teclas, a limpeza pode ser a forma mais simples de corrigir estas situações. Poeira, restos de comida, pelos de animais e outros resquícios podem fazer com que as teclas travem. Entretanto, como estamos falando de notebooks, com peças fixas e compactas, a limpeza precisa ser feita com cuidado e atenção para não causar danos graves ao aparelho.

Continue a leitura e confira como limpar o teclado do notebook sem causar danos!

Quando limpar o teclado do notebook?

Como limpar o teclado do notebook?

Antes de tudo, verifique se há muita sujeira aparente. Nesse caso, obviamente, é recomendado limpá-lo.

Além disso, uma boa parte da sujeira pode não ser tão aparente. Se suas teclas estão falhando, a primeira coisa a se fazer é realizar uma limpeza para verificar se os problemas desaparecem.

O ideal é limpar o teclado superficialmente a cada duas semanas, e realizar uma limpeza mais profunda sempre que necessário. Se preferir, essa higienização pode ser realizada por uma assistência técnica de sua confiança. E, claro, evite limpar o notebook da seguinte forma:

Limpeza de rotina no teclado do notebook

Limpar o notebook de forma rotineira é fácil e rápido. Antes de começar o procedimento, desligue o aparelho e retire-o da tomada.

Para a limpeza, utilize um pano que não seja áspero e que não solte fiapos. Umedeça-o cuidadosamente em água. Agora, passe o pano com delicadeza para retirar toda a sujeira visível. Caso você identifique manchas ou sujeiras que não estão saindo com facilidade, dilua álcool isopropílico em água e repita o procedimento.

Limpar entre as teclas pode ser um pouco mais difícil. Para realizar esse procedimento, podemos utilizar cotonetes, pincéis macios e ar comprimido.

Molhe o cotonete em álcool isopropílico e limpe as cavidades do teclado. Vire delicadamente o notebook para um lado para que a poeira saia debaixo das letras. Sopre ar comprimido no teclado novamente para retirar o restante da sujeira. Caso prefira, utilize um aspirador de pó para notebook. Utilizar um aspirador comum pode funcionar, mas tome cuidado com a sua intensidade e sempre utilize um bico direcionador.

Atenção: nunca utilize álcool etílico e outros produtos abrasivos. Seu uso pode danificar as peças.

Confira o vídeo da TecMundo sobre limpeza do notebook, incluindo o teclado.

Limpeza de teclado profunda

Fazer uma limpeza profunda do teclado do seu notebook requer mais experiência, pois é recomendado retirar as teclas. Caso não se sinta seguro para fazê-lo, leve sua máquina a uma assistência técnica.

Os teclados podem ter ou não uma moldura protetora contra sujeira. Para os casos em que não há a moldura é possível retirar as teclas para efetuar a limpeza. Para tal, utilize uma chave de fenda e, posicionando-a embaixo da tecla do teclado, gentilmente a force para cima e para fora para removê-la. Para lembrar das posições das teclas mais facilmente, é recomendado tirar uma foto do teclado antes de realizar o procedimento.

Remova três teclas de cada vez e limpe com um cotonete embebido em álcool. Substitua as teclas e remova mais três. Faça isso até ter limpado cada tecla.

Em casos extremos em que não é possível remover a sujeira que está travando as teclas, é necessário desmontar o teclado para efetuar a limpeza. Nunca realize este procedimento com o notebook ligado.

Como retirar o teclado do notebook

Para saber como efetuar a retirada do teclado, confira o nosso tutorial de substituição das peças. O vídeo ensina como retirar o componente em diversos tipos de teclados de notebook diferentes:

  • Em notebooks com moldura protetora contra sujeira, não é necessário retirar as teclas.
  • Teclados com travas são os mais fáceis de retirar. Utilize uma chave de fenda a meio centímetro ao lado das travas.
  • Faça um movimento de alavanca para destravar o teclado.
    • Se houver um número alto de travas, utilize uma cunha plástica, como uma tampa de caneta, para manter as travas abertas enquanto abre as outras.
  • Retirar um teclado com parafusos é mais difícil. Em alguns modelos, é necessário retirar a bateria e o HD para acessá-los.
    • Ao invés de procurar os parafusos, procure no site da fabricante sua localização. Se a informação não estiver no manual, com certeza você conseguirá achá-la nos fóruns de ajuda da fabricante.
  • Em todos os casos, desconecte o cabo flat com muito cuidado.

Quer receber mais dicas sobre como realizar serviços direto no seu e-mail? Assine nossa newsletter!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

One thought to “Como limpar o teclado do notebook sem causar danos ao aparelho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *